Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo do Tempo Comum

5º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1435 – 5º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 09/02/2014
A VOCAÇÃO CRISTÃ: SER SAL E LUZ PELO TESTEMUNHO DE NOSSAS OBRAS
01. ACOLHIDA
Preparar próximo à vela do altar um recipiente transparente com saquinhos de sal, para serem abençoados e distribuídos ao final da Celebração. À frente da Mesa da Palavra um candelabro com três velas brancas, para acendê-las no momento apropriado. Iniciar a celebração, cantando o refrão.
“Vós sois o sal da terra! Vós sois a luz do mundo! Sal que dá sabor, luz que dá calor! Sal e luz, sal e luz!”- diz o Senhor! (bis)
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! Convidados a ser sal da terra e luz do mundo, estamos reunidos para fazer memória da ressurreição de Cristo, luz verdadeira que ilumina toda pessoa humana. Celebremos, também, com todos os grupos, comunidades e pessoas a Sua Páscoa solidária e libertadora, que se manifesta e acontece em todo o bem realizado a favor dos irmãos e irmãs. Alegres por este encontro fraterno, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Vão entrando e de joelhos ao Senhor nós adoremos. Pois Ele é o nosso Criador, nosso Deus, e somos dele.
1 – Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis e dos deuses o maior.
2 – Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos, tal e qual nossos avós. Mereçamos o que ele tem guardado para nós.
3 – Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente demos glória ao Espírito de amor. Hoje e sempre eternamente, cantaremos seu louvor.
Presidente – Reunidos como filhos do Deus da luz, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A vós irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Irmãos e irmãs, Jesus afirma que somos o sal e a luz do mundo e nos convida a impregnar a sociedade com os valores que Ele ensinou e que promovem a verdadeira vida: paz, amor e justiça. Será que estamos cumprindo o que Jesus nos pede? (pausa) Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, supliquemos o perdão de nossas faltas e omissões, confessando os nossos pecados. Confesso a Deus todo-poderoso…
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, amigo da humanidade, que entrais em nossa história para dar luz e sabor ao mundo, derramai sobre nós o Vosso Espírito e conduzi nossas ações para que, em tudo, Vosso nome seja glorificado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se e canta o refrão, um (a) jovem acende as velas do candelabro que estão à frente da Mesa da Palavra.
A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão: é semente de paz, de justiça e perdão! (bis)
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (58, 7-10)
06. SALMO RESPONSORIAL (111)
Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez. (bis)
– Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.
– Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente! Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro.
– Seu coração está tranquilo e nada teme. Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez e crescerão a sua glória e seu poder.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (2, 1-5)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Pois eu sou a Luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a Luz da Vida, quem se faz meu seguidor.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (5, 13-16)
10. PARTILHA DA PALAVRA 
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos a nossa fé no Deus Uno e Trino, luz que ilumina nossa vida. Creio em Deus…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Confiantes na bondade do Pai, peçamos por nossas necessidades.
– Senhor da luz, abençoai a Vossa Santa Igreja, para que continue sendo luz do mundo e sal da terra, sinal do vosso amor e da vossa misericórdia. Rezemos.
-Senhor da luz, iluminai-nos para que possamos, com a força da vossa Palavra, assumir a transformação do mundo, comprometendo-nos com as pastorais sociais e dando apoio aos movimentos e lutas do povo em favor da vida. Rezemos.
– Senhor da luz, fortalecei-nos, para que em Cristo, sejamos a força e o sustento de nossa caminhada comunitária e inspiração para sermos sal e luz do mundo. Rezemos.
– Senhor da luz, ajudai-nos a praticar o jejum que agrada a Deus: repartir a comida, acolher os pobres, vestir o nu e ser solidário, para que possamos construir um mundo mais luminoso, justo e fraterno. Rezemos.
Presidente – Pai de bondade, escutai as preces da vossa Igreja em oração e concedei-nos o que vos pedimos confiantes em vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Os cristãos recebem no batismo a missão de ser sal e luz. Essa missão deve ser exercida na família, na comunidade e no mundo. Apresentemos ao altar do Senhor a vida, a doação e o testemunho de todos os que acreditam no bem e colocam seus dons a serviço do Reino de Deus.
Duas pessoas apresentam o recipiente com sal e a vela do altar, enquanto se canta.
1 – Pelo Batismo recebi uma missão: vou trabalhar pelo Reino do Senhor. Vou anunciar o Evangelho para os povos, vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor. Vou anunciar a Boa Nova de Jesus: como profeta recebi uma missão. Onde eu for serei fermento, sal e luz, levando a todos a mensagem do cristão.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Bendito és Tu, ó Deus Criador, revestes o mundo da mais fina flor; restauras o fraco que a Ti se confia e junto aos irmãos, em paz, o envias.
Ó Deus do universo, és Pai e Senhor, por tua bondade recebe o louvor!
2 – Bendito és Tu, ó Deus Criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa!
3 – Bendito és Tu, ó Deus Criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa, a mesa promete eterna seresta!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
Senhor, Eterno Pai, os dons de vinho e pão agora transformai em vida e salvação. (bis)
2 – Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.
3 – Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho que a bênção do trabalho transformou em pão.
PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Santo Evangelho, ousamos dizer: Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas da luz que devem iluminar os caminhos deste mundo, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – O pão sofrido da terra na mesa da refeição, o pão partido na mesa se torna certeza e se faz comunhão. O corpo do meu Senhor é força viva de paz. (bis)
2 – Vinho de festa e alegria é vida no coração. Vinho bebido na luta se torna conduta de libertação. O sangue do meu Senhor é força viva de paz. (bis)
3 – Palavra vinda do Reino na boca de cada irmão. Palavra que fortalece anima e esclarece a nossa união. Palavra do meu Senhor é força viva de paz. (bis)
4 – Flores dos jardins, dos campos sorriso exposto no altar. Flores molhadas no pranto de quem deu a vida pra vida mudar. A vida de quem tombou é força viva de paz. (bis)
5 – Água trazida da fonte matando a sede que mata. Água da chuva no chão traz vida e traz pão pra gente e pra mata. Água da vida, Jesus é força viva de paz. (bis)
6 – Ceia Sagrada Aliança, Ato supremo do Amor. Ceia encontro e esperança de Jesus com a gente transformando a dor. A ceia do meu Senhor é força viva de paz. (bis)
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus da vida, vós que nos reunistes nesta celebração fortalecendo-nos com Vossa Palavra (e a Sagrada Comunhão) ajudai-nos a ser fiéis ao compromisso recebido no batismo, para que sejamos como o sal que dá sabor, luz que ilumina a todos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. BÊNÇÃO DO SAL E DAS VELAS
Neste momento distribui-se os saquinhos de sal que serão abençoados.
Presidente: Bendito sejas, Deus da vida, pelo sal que dá sabor e conserva os alimentos. Derrama o teu Espírito sobre ele e realiza em nossa vida a Palavra do Senhor de sermos, também nós, sal da terra. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Neste momento algumas pessoas acendem suas velas na vela do altar, com as quais acenderão as da assembleia.
Presidente: Bendito sejas, Deus da vida, por teu Filho Jesus Cristo, luz de nossas vidas, energia de nossas comunidades.
O Presidente orienta para cada pessoa trocar a vela e o sal com quem está ao seu lado, dizendo: “Você é o sal e a luz do mundo.” Em seguida todos cantam.
1 – Vós sois o sal da terra vós sois a luz do mundo. Ninguém mais quer o sal quando ele perde o seu sabor. Ninguém acende a luz para escondê-la logo após.
O sal e a luz sou eu: sou o povo do Senhor. (bis)
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus vos abençoe e vos guarde. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Sejais luz e sal da terra, sendo aliados de Deus na construção do Reino de justiça. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Eu quero que esta vida tenha muito mais sabor Eu quero que meu povo tenha muito mais amor.
O sal e a luz sou eu: sou o povo do Senhor. (bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Hoje, a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o compromisso cristão. Na primeira leitura, o autor nos mostra a reação de um profeta contra uma prática religiosa que pretende ficar só no ritualismo, deixando de lado o serviço aos pobres. Na mesma linha, o Salmo proclama bem-aventurados aqueles que vivem a solidariedade, o amor, a justiça, e chama isso de temor a Deus. A segunda leitura enfoca o esforço de Paulo, em anunciar Cristo Crucificado, com fortes apelos a prática da justiça social. De nada adianta jejuar quando o jejum acoberta injustiças. Ele não pede que as pessoas se aflijam, mas que sintam a aflição dos que passam fome, dos que não têm onde morar e não têm o que vestir. No Evangelho, Jesus convida os seus discípulos a não ficarem no comodismo, mas pede-lhes que sejam o sal que dá sabor ao mundo; e luz que aponta um “Reino” de liberdade e de esperança. É preciso retomar a vivência comunitária, característica fundamental da primeira Igreja. É lá que brilha a nossa luz e que nosso sal dá gosto e sabor, conservando o valor da vida. Para sermos sal e luz, Cristo não pede esforços extraordinários. Basta nossa adesão sincera e íntima a Ele e a sua comunidade. “Sois o sal… sois a luz…” Quem adere de verdade à comunidade do Reino que ele convoca, será sal e luz. Se somos seus verdadeiros discípulos, comunicamos gosto e sabor ao mundo. Por nossa bondade, simplicidade, justiça, autenticidade e também por nossos sacrifícios, se for preciso, tornamos o mundo luminoso e prazeroso, de modo que os nossos irmãos possam dar graças a Deus. A comunidade celebra a ação eucarística não para sua autossatisfação, mas em vista de buscar o alimento e a força para ser presença no mundo. Na comunhão com Cristo, morto e ressuscitado, que optou pelos pobres como “os felizes do Reino”, fortalecemos nossa fé para os compromissos do Reino. Não existe culto agradável a Deus sem justiça social, garante-nos Isaías. Nossa força está na força da graça de Deus, na força dos fracos, avisa-nos São Paulo. É preciso assumir a transformação do mundo, comprometendo-nos com as pastorais sociais e dando apoio firme aos movimentos populares e às lutas do povo em favor de mais vida. Essa é a maneira correta de mostrarmos que outro mundo é possível. Se, como comunidade cristã, não mantivermos acesa essa chama do Projeto de Deus, escondida ficará nossa luz e será jogado fora nosso sal, para ser pisado pelos homens.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Rs 8,1-7.9-13; Sl 131; Mc 6,53-56
3ª feira: 1Rs 8,22-23.27-30; Sl 83; Mc 7,1-13
4ª feira: 1Rs 10,1-10; Sl 36; Mc 7,14-23
5ª feira: 1Rs 11,4-13; Sl 105; Mc 7,24-30
6ª feira: 1Rs 11,29-32; Sl 80; Mc 7,31-37
Sábado: 1Rs 12,26-32; 13,33-34; Sl 105; Mc 8,1-10
Domingo: Eclo 15,15-20; Sl 118; 1Cor 2,6-10; Mt 5,17-37

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …