Página Inicial / Animação Litúrgica / QUARTA-FEIRA DE CINZAS

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Ano A – XXIV – Nº 1439 – cor roxa – 05/03/2014
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
“RECONCILIAI-VOS COM DEUS. É AGORA O MOMENTO FAVORÁVEL.”
01. ACOLHIDA
Durante o Tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados uma grande cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014 que deverão permanecer durante a Quaresma. Para dar início à Celebração, o animador convida a assembleia a se colocar de joelhos e cinco pessoas com vestes e ou roupas pretas e correntes nas mãos (uma criança; um adolescente; um jovem; um adulto e uma mulher) entram trazendo o cartaz e a grande Cruz no sentido horizontal (deitada) (cf. a JMJ), depositar as correntes aos pés da Cruz, enquanto se canta.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal de nossa fé. Nesta Quarta-feira de Cinzas damos início ao tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2014, com o tema: “Fraternidade e tráfico humano”, e o lema: “É para a Liberdade que Cristo nos libertou”. (Gl 5,1) Com um dia de penitência, iniciamos o tempo da Quaresma e a preparação para a Santa Páscoa. Intensificamos a oração, o jejum e a solidariedade, com sinais concretos de conversão e de uma busca mais profunda de coerência com o projeto de Deus. Na esperança de vivermos esse tempo de graça e salvação rumo à Páscoa de Jesus e a nossa, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, Lecionário (ou Bíblia), leitores, ministros levando as cinzas e o presidente.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo, cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas são dispersas; nosso Deus as juntará! E seremos novo povo, Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, Ele a ti se voltará, pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – Reunidos como irmãos e irmãs na busca da conversão nesta caminhada quaresmal, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus, nosso Salvador, e a força santificadora do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
03. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, neste dia, humildemente começamos a Quaresma com o jejum e as penitências de quem quer se converter. Com Vossa ajuda queremos combater nossos vícios e nossa maldade para termos Vossa força e vontade, para seguirmos praticando todo o bem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
04. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JOEL (2, 12-18)
05. SALMO RESPONSORIAL (50)
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. (bis)
– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
– Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
06. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (5, 20-6,2)
07. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
1 – Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!
08. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (6, 1-6.16-18)
09. PARTILHA DA PALAVRA
10. BÊNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS
Presidente – Com este rito penitencial da imposição das cinzas, reconhecemos nossa condição de pecadores. Manifestemos também nosso desejo de conversão, na esperança de que o Senhor seja misericordioso para conosco. Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus, nosso Pai, que abençoe com a riqueza de Sua graça estas cinzas. (pausa)
Em frente ao altar os ministros apresentam as cinzas.
Presidente – Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência. E assim, reconhecendo que somos pó e ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo Ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Em silêncio, o Presidente asperge as cinzas com água benta e juntamente com os ministros impõem-nas aos fiéis, dizendo: “Convertei-vos e crede no Evangelho” e orienta os fiéis a responder “Apagai, Senhor, o meu pecado”.
1 – Converter ao Evangelho, na Palavra acreditar. Caridade e penitência, quem as cinzas abraçar. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
2 – Não as vestes, mas o peito o Senhor manda rasgar. “Jejuai, mudai de vida… Em sua face a chorar.”. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
3 – Quão bondoso é nosso Deus, inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, compaixão vai encontrar. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
4 – Chora e diz o sacerdote entre a porta e o altar: “Pela vida do meu povo vão meus lábios suplicar.” Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
5 – Convertei-vos, povo meu, do Senhor vamos lembrar. Eis o tempo prometido, as ovelhas vem salvar. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
11. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus que nos liberta concedendo-nos participar da plenitude de sua vida, supliquemos confiantes: Ouvi-nos, Senhor, e convertei-nos!
– Senhor, fortalecei a vossa Santa Igreja presente no mundo inteiro, para que anuncie a todos o caminho da conversão, revelando para a humanidade o Vosso amor misericordioso. Rezemos.
– Senhor, ajudai-nos a viver este tempo da Quaresma como oportunidade de conversão, deixando para trás tudo o que nos impede de viver como irmãos. Rezemos.
– Senhor, abençoai todas as mulheres que nessa semana comemoram o Dia Internacional da Mulher, em especial, àquelas que se encontram prostituídas, dependentes químicas, presidiárias, doentes, traficadas e violentadas. Rezemos.
Presidente – Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
12. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Celebrar a Quaresma implica, também, assumir juntos, como povo de Deus, o que a Igreja nos propõe nesta Campanha da Fraternidade. Por meio da oração, do jejum, da caridade e da escuta da Palavra, nos preparamos para o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação. Apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso de refletir o que a Campanha nos propõe nos encontros, círculos bíblicos, celebrações… denunciando tudo aquilo que fere e mata a dignidade da pessoa.
Enquanto uma pessoa ergue o cartaz da CF 2014, os animadores de círculos bíblicos e outras pessoas entram trazendo os subsídios oferecidos para esta CF/14 e os depositam aos pés da Cruz, numa cesta. Ex.: Via-Sacra, Círculos bíblicos, Texto Base…, enquanto se canta.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade, que Cristo nos libertou!
1 – Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança, nessa marcha em comunhão, pra novo céu e nova terra da aliança, de liberdade e vida plena para o irmão.
13. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas! Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!
Senhor da vida, tu és a nossa salvação! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte!
3 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelas bênçãos qual chuva torrente! Tu fecundas o chão desta vida que abriga uma nova semente!
PAI NOSSO
Presidente – Rezemos com amor e confiança a oração que Cristo nos ensinou. Pai Nosso…
16. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Paz é fruto da justiça que se revela em nossas atitudes com Deus e com o próximo. Rezemos em silêncio pela paz das famílias, que tem seus filhos sequestrados, escravizados, desaparecidos, prostituídos e tiveram suas vidas ceifadas.
Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz, para realizá-lo com mais alegria na Páscoa.
17. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Vem, meu povo, ao banquete da vida; nesta mesa eu irei te ensinar: o jejum que me agrada é a partilha, a oração que prefiro é amar.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão.
Agora, o tempo se cumpriu, o Reino já chegou, irmãos, convertam-se e creiam firmes no Evangelho!
1 – Feliz aquele homem que não anda conforme os conselhos dos perversos.
2 – Que não entra no caminho dos malvados nem junto aos zombadores vai sentar-se.
3 – Mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
4 – Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada.
5 – Ela sempre dá seus frutos a seu tempo e jamais as suas folhas vão murchar.
6 – Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
18. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, renovados pela força da Vossa Palavra (e da Comunhão), dai-nos a graça de perseverar em Vossos ensinamentos, de praticar o verdadeiro jejum que Vos agrada e a solidariedade com nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
19. NOTÍCIAS E AVISOS
– Motivar a comunidade a participação nos Círculos Bíblicos, Vias-sacras, Ofício Divino das Comunidades e outros momentos celebrativos durante a Quaresma.
20. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, Pai de misericórdia,
conceda a todos vós, como concedeu ao Filho Pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– E a bênção de Deus misericordioso: Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Praticai o jejum, a oração e a caridade. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL
Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação: ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão.
1 – A Palavra do Senhor é a luz do meu caminho; ela é vida, é alegria, vou guardá-la com carinho. Sua Lei, seu mandamento, é viver a caridade: caminhemos, todos juntos, construindo a unidade.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura de hoje é sequência da descrição da praga dos gafanhotos que assola a terra de Judá e devasta toda a plantação. A praga é considerada como sinal de Deus, para dizer que está próximo o dia de Javé. O profeta Joel aproveita a ocasião para refletir com o povo sobre o acontecido. Incentiva-o a cuidar da terra devastada e convoca todos à conversão, à penitência, à mudança de vida. Como entender tudo o que aconteceu e retomar o caminho que leva ao Senhor? O profeta pede uma renovação interior que nasça das profundezas do nosso ser. Não pode ser algo exterior, aparente e sem consequências práticas. Importa que o homem todo se volte para Deus. Confiando na misericórdia de Deus, o pecador pode estar certo do perdão. O Salmo 50 é uma oração confiante do pecador arrependido e disposto a retomar o bom caminho. Paulo nos coloca frente a Jesus Cristo, aquele que nos reconcilia com Deus. A pregação, no contexto dos conflitos existentes na comunidade e das dificuldades de aceitar o apóstolo em Corinto, é um convite, uma exortação e uma oração para acolher, na vida, o dom da reconciliação. Recorda que essa é a hora oportuna e o momento favorável da salvação. Não somos nós que nos reconciliamos com Deus, mas temos que nos deixar reconciliar. Somos livres para aceitar a reconciliação, mas não para criá-la ou iniciá-la. A nós, cristãos, quem nos reconcilia com Deus é Cristo, por meio de sua cruz e de sua gloriosa ressurreição. No Evangelho, Jesus nos fala ao coração, lembrando a transparência e a veracidade de nossos atos, a sinceridade do coração e a honestidade de nossas práticas. Jesus dá um conselho de ouro: na medida do possível, só o Pai veja e saiba o bem que fazemos. Aí está o segredo do homem justo e santo. A esmola, o jejum e a oração são conselhos muito antigos e considerados um caminho de ascese espiritual. Eles sempre foram propostos pelos mestres nos ensinamentos aos seus discípulos e seguidores. Jesus não faz diferente, porém tem consciência muito clara de que eles não são suficientes e, em muitos casos, podem nos desviar do que é essencial. Por isso, ele os coloca na relação profunda e de intimidade na comunhão com o Pai e com seus desígnios. Jesus deixa muito claro que é preciso liberta-se de vaidades e aparências, como “praticar justiça só para ser visto pelos outros”. E insiste: “tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita; entra no teu quarto e fecha a porta; perfuma a cabeça e lava o rosto…”. O que cada um de nós e nossa comunidade precisa melhorar para celebrar dignamente a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa?
REFLETINDO A CF 2014
Explicação do Cartaz – Texto Base
O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente. Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade. As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior. A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …