Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma

Ano A – XXIV – N° 1442 – 3º Domingo da Quaresma – cor roxa – 23/03/2014
JESUS, ÁGUA VIVA QUE SACIA A SEDE DA
HUMANIDADE POR VIDA E LIBERDADE
Durante o Tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados: uma cruz e o cartaz da CF/2014, que deverão permanecer durante a Quaresma. Neste domingo, acrescentar os símbolos conforme o Evangelho (Ex.: com criatividade fazer um poço e junto ao mesmo colocar um recipiente transparente com água). Para iniciar a celebração cantar o refrão.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para este encontro fraterno. Nesta celebração do memorial da morte e ressurreição de Cristo, o Pai nos oferece o dom da água viva e nos convida a aderir pessoal e comunitariamente a Jesus, o enviado de Deus. Neste domingo, somos convidados a dar um passo novo na fé que recebemos no Batismo. Na alegria de estarmos reunidos como irmãos, cantemos.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo… Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – Reunidos ao redor da Palavra de Deus, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da vida e da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O tráfico humano, fruto da cultura em que vivemos, viola a grandeza de filhos e filhas, imagem de Deus. Peçamos perdão ao Pai pela nossa indiferença e pelo nosso comodismo. (pausa) Arrependidos, cantemos.
Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor
As.: Porque somos pecadores!
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia
As.: E dai-nos a vossa salvação!
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
Pres.: Cristo, tende piedade de nós!
As.: Cristo, tende piedade de nós!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, nosso Deus e nosso Pai, ajudai-nos a encontrar em Jesus Cristo a fonte da água viva, onde a nossa sede de justiça e de santidade pode ser saciada em plenitude. Ele que é Deus conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (17, 3-7)
06. SALMO RESPONSORIAL (94)
Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor! (bis)
– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
– Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque Ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5, 1-2.5-8)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Glória e louvor a Vós, ó Cristo. (bis)
1 – Na verdade, sois Senhor, o Salvador do mundo. Senhor, dai-me água viva a fim de eu não ter sede!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (4, 5-42) 10. PARTILHA DA PALAVRA
O presidente deve refletir a Liturgia da Palavra fazendo a ligação com a CF 2014.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos oferece uma vida nova em Cristo Jesus, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai misericordioso que sacia a sede da humanidade, elevemos nossos pedidos e orações. Após cada prece rezemos. Senhor, atendei nosso clamor.
– Senhor, iluminai a Vossa Santa Igreja, para que possa testemunhar Jesus, fonte de água viva com palavras e ações em favor dos nossos irmãos, principalmente dos mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai coragem e sabedoria a todos nós, batizados, para que saibamos defender nossos (as) irmãos (ãs) que se encontram em diversas situações de escravidão, ajudando-os (as) a buscarem a liberdade e a dignidade de filhos (as). Nós vos pedimos.
(A equipe prepara outras preces conforme a realidade da comunidade).
Presidente – Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O Evangelho retrata que Jesus, em suas obras e palavras, é contra tudo quanto ofende a dignidade da mulher, e exprime sempre o respeito e a honra devida a mesma. Em nossa sociedade de consumo e espetáculo, as mulheres são submetidas a novas formas de exploração e até de escravidão (nº 144 texto base CF/2014). Apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso como discípulos missionários de denunciar e defender a dignidade da mulher, e combater tudo quanto a ofende.
Durante o comentário uma mulher entra pela nave da Igreja com as mãos presas a uma corrente. Em seguida o coordenador(a) da comunidade retira as correntes deixando-as cair ao chão. A mulher ergue as mãos enquanto se canta.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
14. CANTO DAS OFERENDAS
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Presidente – Paz é tornar-nos próximos de quem sofre ou está em risco de ter sua dignidade humana violada. Rezemos em silêncio pela paz.
Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria e entusiasmo na Páscoa.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Se o cansaço da vida te invade, quando a sede de amor te atingir, Eu serei aconchego e amizade, junto à fonte, esperando por ti.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2 – “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3 – “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
4 – “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido”. Busca, salva e reconduze a quem perdeu a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
5 – “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”. É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, celebrando este encontro fraterno, recebemos já na terra a palavra da alegria, a Água Viva que é Vosso Filho Jesus. Ajudai-nos para que possamos, como a samaritana, anunciar e vivenciar a Boa-Nova em nosso meio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança, nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança de liberdade e vida plena para o irmão.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A 1ª leitura e o Evangelho deste domingo falam da sede da humanidade por vida e liberdade, e mostram que Deus não permite que essa sede continue sufocando a vida das pessoas. Na 1ª leitura percebemos que, no seu êxodo em direção à terra prometida, o povo eleito, repetidamente, sofre tanto a fome quanto a sede. O episódio de Massa (tentação, prova) e Meriba (murmuração, protesto) é simbólico: Moisés, como intercessor, invoca a ajuda do Senhor, que responde prontamente ao seu apelo, ordenando-lhe que bata no rochedo com a mesma vara com a qual tinha tocado as águas do rio Nilo. A água que brota do rochedo é, portanto, símbolo daquela que brotou do lado aberto de Cristo transpassado pela lança. O Salmo pede que ouçamos a voz do Senhor, porque Ele nos criou e nos tornou seu povo, nos tornou ovelhas do seu rebanho, por isso Nele exultamos de alegria. São Paulo descreve a condição do cristão no tempo presente: ele se torna conforme o projeto de Deus, por meio da confiança que coloca no conteúdo do anúncio da salvação. Essa situação doa ao homem a capacidade de experimentar a paz com Deus, porque tem a certeza do amor de Cristo, que por ele deu sua vida. As tribulações não farão mais do que aprofundar em nós a esperança, porque o Espírito Santo foi derramado em nossos corações como força divina para uma vida nova. O Evangelho contém um diálogo pedagógico inicial que conduz a uma proposta misteriosa de Jesus, que suscita o vivo interesse da mulher, a qual passa da incompreensão ao acolhimento da autorrevelação de Jesus e a se tornar, por fim, uma apóstola de Jesus. A sede de Cristo é uma porta de acesso ao mistério de Deus, que nos faz sedento para nos aplacar a sede, assim como se fez pobre para nos enriquecer. Como um Pai, bom e misericordioso, Ele deseja para nós todo o bem possível que é Ele mesmo. Jesus, fatigado da caminhada, sentou-se junto ao poço e pede de beber a uma mulher samaritana: “Dá-me de beber”. E estabelece o diálogo. Jesus apresenta-se como água viva. Quem beber dessa água nunca mais terá sede. É água que jorra para a vida eterna. A samaritana representa a insatisfação existencial de quem não encontrou o que procurava. O seu ir e voltar ao poço para buscar água exprime uma vivência repetitiva resignada. No entanto, tudo mudou para ela naquele dia, graças ao encontro com o Senhor Jesus, que a deixou tão abalada a ponto de abandonar a bilha de água e correr para contar, na cidade, sobre aquele que encontrara e o que ele tinha doado. Quando a mulher lhe pede dessa água, para que não mais precise buscá-la no poço, Jesus penetra mais fundo na alma dessa mulher: “Vai, chama o teu marido e volta aqui”. Ela, por sua vez, reconhece que não tem marido. Jesus a valoriza, louvando sua sinceridade, e a mulher o reconhece como um profeta. Jesus, a partir dessa sua fé, revela-lhe que é o Messias. “O Evangelho retrata que Jesus, em suas obras e palavras, é contra tudo quanto ofende a dignidade da mulher, e exprime sempre o respeito e a honra devida à mesma, porém, em nossa sociedade de consumo e espetáculo, as mulheres são submetidas a novas formas de exploração e de escravidão.” (texto base CF/2014)
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Rs 5,1-15 a; Sl 41; Lc 4,24-30
3ª feira: Is 7,10-14;8,10; Sl 39; Hb 10,4-10; Lc 1,26-38
4ª feira: Dt 4,1.5-9; Sl 147; Mt 5,17-19
5ª feira: Jr 7,23-28; Sl 94; Lc 11,14-23
6ª feira: Os 14,2-10; Sl 80; Mc 12,28b-34
Sábado: Os 6,1b-6; Sl 50; Lc 18,9-14
Domingo: 1Sm 16,1b.6-7.10-13 a; Sl 22; Ef 5,8-14; Jo 9,1-41

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …