Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Quaresma

5º Domingo da Quaresma

Ano A – XXIV – N° 1444 – 5º Domingo da Quaresma – cor roxa – 06/04/2014
“EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRÊ EM MIM,
AINDA QUE MORRA, VIVERÁ.” (Jo 11,25)
Durante o tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados uma grande Cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014. Preparar a recordação da vida. Neste domingo deve-se acrescentar os símbolos conforme o Evangelho (flores, vela, faixa branca, pedra…) Para iniciar a celebração, cantar de forma orante.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis 01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos que vieram participar deste encontro fraterno para celebrar a nossa fé no Cristo ressuscitado. Neste 5º Domingo da Quaresma, é o próprio Cristo que anuncia: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá.” Libertar alguém de um grande mal, como o tráfico humano é devolver a alegria de viver e a esperança de que é possível libertar o mundo do domínio de poderes que atentam contra a vida.
O animador faz a recordação da vida, lembrando os acontecimentos marcantes da semana.
Animador (a) – Em comunhão com tantas pessoas que ungidas no Batismo pelo Espírito do Senhor para ser um libertador como Jesus, alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo… Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – Reunidos pelo Deus da vida, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda a alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Deus é um Pai misericordioso que se comove com nosso sofrimento e nos liberta de todo o pecado que conduz à morte. (pausa) Confiantes na misericórdia do Pai, peçamos perdão.
Durante o comentário, entram três pessoas usando roupas pretas, ajoelham-se próximo a cruz e cada um proclama em alta voz.
– Senhor, pelas vezes que somos indiferentes com tantos irmãos e irmãs que sofrem, vítimas de estruturas injustas que ferem a dignidade humana. Nós vos pedimos perdão.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.
– Cristo, pelas vezes que nos fechamos em nosso próprio bem-estar e não transformamos situações de sofrimento em ações que permitam a liberdade e a vida plena aos nossos irmãos. Nós vos pedimos perdão.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.
– Senhor, pelas vezes que nos acomodamos, e não denunciamos a exploração do trabalho que visa o lucro desmedido e ameaça a integridade física e moral da pessoa humana. Nós vos pedimos perdão.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, por quem tudo existe, não deixeis morrer em nós a vida que nos ofereceis. Dai-nos por Vossa graça caminhar na mesma caridade que levou Vosso Filho a entregar-se à morte por amor a nós, e assim, na alegria, chegarmos até a celebração da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (37, 12-14)
06. SALMO RESPONSORIAL (129)
No Senhor, toda graça e redenção! (bis)
– Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
– Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de substituir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
– No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.
– Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar Israel de toda a sua culpa.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 8-11)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Glória a Vós, ó Cristo Verbo de Deus. (bis)
1 – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim não morrerá eternamente.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (11, 1-45)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – A exemplo de Marta, que professou sua fé autêntica e verdadeira; professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que nos criou para a liberdade, elevemos as nossas preces: Atendei-nos Senhor, por vossa misericórdia.
– Senhor, iluminai a Vossa Igreja e seus Pastores para que continue a anunciar a Boa-Nova da Libertação e estar atenta ao clamor do povo em especial os que sofrem algum tipo de escravidão. Nós vos pedimos.
– Senhor, orientai os nossos governantes para que tenham decisões firmes e se empenhem contra a prática de atividades, como o tráfico humano, que fere a dignidade humana. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai os que estão se preparando para receber o Batismo, na Vigília Pascal, para que sejam conduzidos pelo vosso Espírito e testemunhem Jesus Cristo na família, na comunidade e na sociedade. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da CF 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O verdadeiro amor purifica toda forma de indiferença e falsas justificativas diante do sofrimento do outro. Todos são responsáveis pelo bem de todos, pois a liberdade oferecida em Cristo diz respeito à pessoa humana em todas as suas dimensões: pessoal e social, espiritual e corpórea. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disposição em estarmos próximos, apoiar e socorrer as pessoas que sofrem ou estão em risco de ter sua dignidade violada.
Enquanto se canta, alguns membros das equipes erguem os símbolos, conforme o Evangelho (vela, flor roxa, faixa branca, pedra) que estão junto à cruz.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
14. CANTO DAS OFERENDAS
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
PAI NOSSO
Presidente – Com a confiança e liberdade de filhos de Deus, rezemos juntos. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Todo cristão é chamado a ser instrumento da paz desejada por Deus, que se manifesta na libertação das amarras do egoísmo e da exclusão. Rezemos em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Toda morte eu transformo em semente, das amarras eu vim libertar. Junto a mim viverás plenamente e feliz poderás caminhar.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão.
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2 – “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3 – “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”. É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
4 – “Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa”. “Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus.” Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
5 – “Da ovelha desgarrada eu me fiz o Bom Pastor”. Reconduze, acolhe e guia a quem de mim se extraviou: onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também nele.
19. ORAÇÃO
Presidente – Senhor Deus, que nesta celebração nos arrancastes das forças da morte e nos colocastes no caminho da vida, dai-nos a graça de prosseguirmos com firmeza nossa caminhada pascal para que sejamos contados entre os membros de Cristo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
Dia 13 de abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Motivar a comunidade para trazer ramos e plantas medicinais para serem benzidas. Esse também é o dia da Coleta da Campanha da Fraternidade, gesto concreto da Quaresma. Distribuir os envelopes.
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável. Amém.
– O Senhor dirija para vós o seu rosto e vos dê a paz. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Jesus é a ressurreição e a vida. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que
Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Nesta caminhada quaresmal, contemplamos e celebramos Jesus que vence o tentador, que se transfigura no alto da montanha, que dialoga com a samaritana e cura o cego de nascença. Hoje Jesus se apresenta como a “Ressurreição e Vida”. Em sinal disso, faz voltar Lázaro a vida. O Evangelho deixa-nos ver, com evidência, a figura de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem. O apóstolo Paulo nos diz que vivemos uma vida nova, pelo Espírito de Cristo que habita em nós, quem vive segundo o Espírito de Deus terá vida. Jesus nos convida a olhar tanto para a morte física de Lázaro, quanto para a morte espiritual da qual todos podemos ser vítimas. Muitas vezes amarrados, presos por mil coisas perdemos o sentido da vida e nos isolamos em nosso egoísmo, deixando de participar do convívio comunitário. Diante de tantas ameaças: (doenças, divisões, desespero, marginalização, violência, tráfico humano…) Jesus vem ao encontro de todos na situação concreta da vida de cada um. Ele pode tirar a pedra do túmulo que nos sufoca e fecha numa espiral de pecado. Jesus hoje nos convida a crescer na fé, passando da presença física à adesão à sua pessoa. Uma comunidade de fé, transforma-se em testemunha viva da ressurreição de Cristo. “Sim, cremos que és a Ressurreição e a Vida”. É a partir da fé que poderemos ser solidários com os sofredores. E enquanto cristãos somos desafiados a desatar as amarras do nosso coração que nos impede de identificar o rosto de Jesus sofredor em cada pessoa oprimida, explorada, escravizada e humilhada. Qual é a nossa atitude em relação às pessoas que são vítimas de exploração em nossas comunidades? O que nos amarra e nos impede de caminhar ao encontro do irmão ajudando-o a fazer a vida e a liberdade brotar em tantas situações de exploração, escravidão e sofrimento?
O TRÁFICO HUMANO É UMA OFENSA À IGREJA POVO DE DEUS
A Igreja é provocada a dar uma reposta de amor por meio dos discípulos missionários, às situações que atentam contra a dignidade dos pequeninos e injustiçados, a exemplo das vítimas do tráfico humano. O tráfico humano não é somente uma questão social, mas, também, eclesial e desafio pastoral. A Igreja está comprometida no combate a esta atividade porque nas pessoas está em jogo a causa de Deus revelado em Jesus. Todos são filhos e filhas do mesmo Pai, irmãos em Jesus Cristo. E o que se faz a um destes pequeninos, se faz a Jesus.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 13,41c-62; Sl 22; Jo 8,1-11
3ª feira: Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30
4ª feira: Dn 3,14-20.91-92.95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42
5ª feira: Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59
6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42
Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56
Domingo: Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mt 26,14-27,66

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …