Página Inicial / Animação Litúrgica / 6º Domingo da Páscoa

6º Domingo da Páscoa

Ano A – XXIV – Nº 1454 – 6º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 25/05/2014
O ESPÍRITO DE JESUS ANIMA E SUSTENTA A VIDA DA COMUNIDADE
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do Tempo Pascal. Antes de iniciar a celebração cantar de forma orante.
Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor, aleluia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno, em que nos reunimos para celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor, na vida de fé de nossa comunidade. A liturgia de hoje revela-nos a promessa do envio do Espírito da Verdade com uma condição: que vivamos no amor e na harmonia em família, em comunidade e onde estivermos. Animados pelo Espírito de Jesus que sustenta nossa vida na caminhada que nos conduz ao Pai, cantemos.
02. CANTO INICIAL
O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia!
1 – O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou: vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!
2 – O Cristo reuniu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão; no Espírito Santo unida esteja, a família de Deus que é a Igreja!
3 – O Cristo, nossa Páscoa se imolou, seu sangue da morte nos livrou. Incólumes o mar atravessamos, e à Terra Prometida caminhamos!
Presidente – Reunidos como membros da família de Deus pela Trindade Santa, façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
ATO PENITENCIAL
Presidente – De coração arrependido e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e Santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. (pausa) Supliquemos a misericórdia do Pai, cantando.
1 – Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
2 – Ó Cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza, Tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós!
3 – Senhor, filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO
Presidente – Deus, Pai de amor e ternura, que destes a estes vossos filhos a graça de reconhecerem que os amais, enviai-nos do céu o vosso Espírito para ser o nosso guia e defensor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (8, 5-8.14-17)
06. SALMO RESPONSORIAL (65)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso! (bis)
– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!
– Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!
– O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
– Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (3, 15-18)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Quem me ama realmente guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a Ele nós viremos.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (14, 15-21)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados pela Palavra de Deus, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao nosso Deus, que é amor e misericórdia, peçamos confiantes: Ó Senhor, Senhor neste dia escutai nossa prece.
– Senhor, acompanhai o Papa Francisco e toda Igreja por ele orientada, para que consiga infundir o amor e o respeito mútuo entre os povos e nações. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai nossas autoridades governamentais para que sensibilizados pela Campanha da Fraternidade deste ano apoiem as entidades que defendem a vida humana nas diferentes modalidades do tráfico. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai todos os batizados e as nossas comunidades para que sejamos fortes diante das dificuldades, e fiéis ao mandamento do amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, derramai vossas bênçãos sobre a Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças de Itaguaçu, e todas as comunidades que celebram sua padroeira, para que sigam o exemplo de justiça, fidelidade, humildade e fé de Maria. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todas as pessoas, grupos e organizações que lutam para defender a vida daqueles que são discriminados e marginalizados nesta sociedade de consumo. Nós vos pedimos.
Presidente – Pai santo, acolhei com bondade os pedidos que vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O apóstolo Pedro anima as comunidades para que vivam o amor e a justiça a partir do Espírito do Senhor Jesus e de seu santo modo de agir. Iluminados por esse mesmo Espírito, apresentemos ao altar do Senhor nossa disponibilidade em observar e servir, profeticamente, à luz dos mandamentos do Pai, o que a Igreja de Cristo nos orienta.
Durante o comentário um(a) jovem entra com um coração, nele o tema da celebração bem legível. Ergue-o em frente do altar enquanto se canta.
Lutar e crer vencer a dor louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar e viva o amor!
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.
Vê com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, ó Senhor!
2 – Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!
3 – Irmãos da terra, irmãos do céu, juntos cantemos glória ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas.
(Onde houver Celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 – O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 – O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.
3 – Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
PAI NOSSO 
Presidente – Inspirados na Palavra de Jesus ousamos proclamar.
Todos: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu! O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!
2 – Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3 – Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.
19. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e bondoso, que, pela ressurreição de Cristo nos renovais para a vida eterna, dai a graça de frutificar em nós o sacramento pascal e infundi em nossos corações a força do alimento da Palavra (e do Pão da vida). Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
BÊNÇÃO
Presidente – O Deus que é vosso Pai e vos reuniu hoje para celebrar a Páscoa de seu Filho, vos abençoe, vos proteja de todo o mal e vos confirme na sua paz. Amém.
– O Cristo Senhor, que manifestou a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho. Amém.
– O Espírito Santo, que conduz ao caminho da fidelidade, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e amor. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso. Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– O Espírito da Verdade nos fortaleça no caminho do amor. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Eis que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas. (bis)
1 – É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor. É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor. (bis)
PARTILHA DA PALAVRA
Depois da morte e ressurreição, a comunidade encontra-se diante da hostilidade do império romano, que perseguia e matava quem acreditava em Jesus. É o mundo da injustiça, da opressão contra os pobres, da idolatria do dinheiro e do poder, das vaidades que costumam encher de orgulho as pessoas. O Ressuscitado permanece de uma forma nova na comunidade e, ainda mais, envia o defensor que lhe revela todo o plano de Deus. Com o Espírito, os discípulos são capazes de penetrar no coração de Deus e descobrir seu amor e seu projeto para toda humanidade. O Espírito vive e permanece sempre em nós, dando-nos consciência e compreensão da verdade que Jesus nos revelou com sua vida, paixão, morte e ressurreição. A condição para ter esse Espírito é a vivência dos mandamentos que se resumem em um só: o amor. Jesus nos chama a viver no amor como ele viveu. A presença do Senhor ressuscitado na comunidade deve se manifestar através de um compromisso efetivo, de uma aliança firme, do cumprimento de seus ensinamentos por parte dos discípulos. Esta é a única forma de tornarmos real e concreto o amor que dizemos ter pelo Senhor. O Evangelho declarou o amor como a lei máxima: amor a Deus e amor entre os irmãos, amor que deve ser criativo, manifestado por obras concretas e comprometido com a vida, motivo principal do projeto de Jesus. A ação evangelizadora, narrada na primeira leitura, é trabalho do Espírito Santo. Ele rompe fronteiras, supera ódios e rivalidades ancestrais, provocando, pelo contrário, a unidade e a concórdia dos que creem, como bem comprovam os apóstolos Pedro e João, que com sua presença na Samaria confirmam o trabalho de Filipe. Trata-se de uma espécie de Pentecostes a vinda do Espírito Santo sobre esses novos cristãos procedentes de um grupo de samaritanos, tão desprezados pelos judeus. Para o Espírito Divino, não há barreiras nem fronteiras. Ele é Espírito de unidade e paz. E, hoje, o Espírito da Verdade nos é prometido! Ele permanece em nós! Somos habitação d’Ele! Como mãe, ele nos guia, anima-nos e santifica-nos. Não estamos órfãos. Na carta de Pedro, escutamos uma exortação que se repete com frequência e nos serve de recordação: nós, cristãos, devemos estar dispostos a dar a razão de nossa esperança a quem nos pedir. Por que cremos? Por que esperamos? Por que empenhamos em confiar na bondade de Deus, apesar dos tantos sofrimentos da vida, das injustiças e opressões da história? E em tudo conservar a mansidão e o respeito. Mesmo sendo difamados, reconhecer que é melhor sofrer fazendo o bem do que o mal. A breve leitura termina com a menção do Espírito Santo, por cujo poder Jesus, que sofreu e morreu, foi ressuscitado.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 16,11-15; Sl 149; Jo 15,26-16,4a
3ª feira: At 16,22-34; Sl 137; Jo 16,5b-11
4ª feira: At 17,15.22-18,1; Sl 148; Jo 16,12-15
5ª feira: At 18,1-8; Sl 97; Jo 16,16-20
6ª feira: At 18,9-18; Sl 46; Jo 16,20-23a
Sábado: Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16b; Medit.: Is 12,2-6; Lc 1,39-56
Domingo: At 1,1-11; Sl 46; Ef 1,17-23; Mt 28,16-20

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …