Domingo da Ressurreição

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – 20.04.2014

“Este é o dia que o Senhor fez para nós!”
1. Introdução.
Irmãos e Irmãs – Boas Festas de Páscoa para todos!
Para quem acompanhou a Quaresma e a celebração do “Tríduo Pascal”, com certeza, hoje, experimenta uma alegria muito grande: a certeza do amor de Deus que nos deu seu próprio Filho como garantia de salvação. Agora, a vida tem sentido, pois, somos amados por Deus e a vida paga a pena de ser vivida!
A morte de Jesus tem sentido, pois, foi ressuscitado pelo poder do Pai! Se Ele não tivesse ressuscitado, nós seríamos as criaturas mais infelizes, pois, teríamos acreditado em quem não tem poder para salvar! A ressurreição é o aval do Pai em favor de seu Filho Jesus e de todos nós que somos seus filhos adotivos. Aleluia! Ele está vivo!

At 10,34-43 – Pedro faz para Cornélio um relatório da vida, milagres, morte e ressurreição de Jesus, pois, quem crê em Jesus recebe o perdão dos pecados mediante o seu sangue derramado na cruz.
Cl 3,1-4 – Sem Cristo somos trevas; mas, com Cristo, somos luz, e trazemos em nosso íntimo a vida divina de filhos de Deus. Nossas trevas (pecados) devem desaparecer para que brilhe a vida divina, por enquanto, oculta em nosso íntimo.
Jo 20,1-9 – Madalena vai, cedo, ao túmulo, mas se dá conta que Jesus não está mais no túmulo: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram!” Para crer em Jesus é preciso ser envolvido pela luz de sua ressurreição; do contrário, nós o procuramos entre os mortos! Jesus não está mais no túmulo!  Ele está vivo entre nós!

3. Reflexão.
A alegria da Páscoa nasce da certeza que Jesus está vivo e que nós estamos salvos! Não existe alegria pascal fora desse esquema! E ressuscitar com Jesus significa mudar de vida e afastar-se de tudo o que nos causa tristeza e morte. Ser cristão significa revestir-se dos sentimentos de Jesus. Ser um Jesus vivo no meio do mundo em que vivemos. Aspirar as coisas celestes e não as terrestres. Estamos mortos para o pecado! Estamos vivos e revestidos de glória que será revelada em nossa morte!
O Evangelho deixa claro que o túmulo de Jesus não foi violado por ladrões ou mal intencionados: nele há sinais de vida! A morte não venceu a vida! Jesus venceu a morte! Aqui, o túmulo vazio não é sinal de tristeza, mas de esperança e de vitória. O cristão sabe que a última palavra não é mais da morte, mas de Jesus, que está vivo!
O cristão, desde o batismo, traz dentro de si a luz de Cristo ressuscitado; no devido tempo, ela será revelada e brilhará como a luz de Cristo ressuscitado: “Então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória!” Esta é nossa esperança (certeza)!
E Jesus ressuscitado mandou seus discípulos pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos”. Jesus não está preso, está vivo e é nosso Senhor!”
“Jesus, morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, deu-nos a vida!”

Reflexão : Frei Carlos Zagonel ( Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

http://www.paroquiansacoxipo.com.br

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …