Página Inicial / Notícias / Memorial Papa João Paulo II

Memorial Papa João Paulo II

Missa celebrada em Cuiabá é dedicada a canonização do papa João Paulo II.

Foto: NOVOS SANTOS DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II - ROGAI POR NÓS!!

Em 1991 o Papa João II rezava, aos pés de uma imensa cruz de metal, a Santa Missa na capital Mato-grossense. Cerca de 23 anos depois, fiéis se reuniram no mesmo lugar para assistir uma celebração dedicada ao agora São João Paulo II, proclamado como novo santo da igreja, durante cerimônia realizada no domingo (27), pelo papa Francisco, em Roma.

A Santa missa dedicada ao Santo Padre reuniu dezenas de pessoas e foi presidida pelo padre Mauro Sérgio, no pátio do Memorial Papa João Paulo II, na morada do Ouro. Durante a homilia, o sacerdote lembrou momentos da visita do sumo pontífice, em Cuiabá. “Um santo pisou nesse lugar que agora estamos. Ele passou por essa terra. Temos agora um intercessor poderoso para levar nossas orações direto ao coração de Deus”, destacou.

O Memorial, construído em homenagem ao papa é um local repleto de significados. Um longo tapete vermelho, o mesmo usado na celebração com o Santo Padre, foi novamente utilizado para recepcionar a procissão de entrada da Missa. A relíquia do santo, um pedaço da batina, embebida de sangue, utilizada no dia do atentado na Praça São Pedro, em 1981, estava exposta ao lado do altar.

O ministro Extraordinário da Comunhão e fundador da comunidade católica Cristo Servo, José Rosa, estava com a familia quando o papa visitou Cuiabá. Para ele, participar da celebração dedicada ao santo é um momento especial. “Este lugar é abençoado. Nossa comunidade definiu, recentemente, João Paulo II como um dos nossos patronos. A canonização dele é um grande presente de Deus,” afirmou.

O seminarista Lucivan Andrade acredita que sua vocação para o sacerdócio é fruto da intercessão de São João Paulo II. Quando o papa esteve em Mato Grosso ele ainda estava na barriga da mãe, e por conta do avançado estado da gestação, ela não pode participar da missa. “Nasci logo depois que ele esteve neste lugar. Em 2007, quando o papa nem havia sido beatificado, eu já rezava para ele ajudar a discernir minha vocação. Hoje já estou próximo da ordenação sacerdotal”, comemorou o seminarista.

Já o empresário Eric Martini teve a oportunidade de participar da missa com o Santo Padre, porém desperdiçou. “Não sei por que deixei de vir. Hoje me arrependo de não ter tido esse momento próximo dele”. Martini e sua esposa, Caroline Guimarães, são músicos. Dessa vez, ele tocou teclado e ele cantou durante a Santa Missa dedicada ao novo santo católico. “É muito bom poder servir à igreja neste momento importante. Nosso primeiro filho se chama João Paulo, em homenagem ao papa que não consegui conhecer, em Cuiabá. Sou devoto deste santo homem, inclusive estou construindo uma capela, em minha casa, dedicada a ele”, finalizou.

Vaticano – Padres e fiéis da Arquidiocese de Cuiabá participaram na Praça São Pedro, da cerimônia que canonizou dois Papas: o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII.

Em latim, o Papa Francisco pronunciou a seguinte fórmula: "Declaramos e definimos como santos os beatos João XXIII e João Paulo II e os inscrevemos no Catálogo dos Santos, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os Santos".

Artigo: Eduardo Cardoso
Jornalista
Ministério de Comunicação Social/RCC-MT

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres