Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Ano A – XXIV – Nº 1457 – cor branca – 15/06/2014
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO: COMUNIDADE DE AMOR
01. ACOLHIDA
Preparar um candelabro ou um recipiente com 3 velas grandes. Quatro jovens acendem: o Círio Pascal e as 3 velas, enquanto se canta o refrão orante.
Deus eterno, a Vós louvor! Glória a vossa Majestade! Anjos e homens com fervor, Vos adoram, Deus Trindade. Cante a terra com amor: Santo, Santo é o Senhor.
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, sejam todos bem vindos! Nesta solenidade da Santíssima Trindade reverenciamos, honramos e adoramos a revelação da unidade e trindade de Deus. Um único Deus em três pessoas: o Pai que nos criou, o Filho que nos salvou e o Espírito Santo que nos santifica.
A equipe de celebração prepara com antecedência fatos que aconteceram recentemente, estão acontecendo e irão acontecer nas famílias, na comunidade, na sociedade, na paróquia, na diocese e motiva a assembleia a lembrar outros.
Coloquemos nas mãos do Pai nossas alegrias, tristezas, lutas e vitórias, na esperança de que a Trindade Santa nos conceda as graças necessárias para continuarmos nossa caminhada de fé. Cantemos.
Procissão como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Bendito sejas Tu, Senhor de nossos pais. És pródigo de graças, ó Senhor.
Glória ao Senhor, Criador para sempre! (bis)
2 – Bendito sejas Tu, ó Verbo de Deus Pai; a morte que sofreste nos deu vida.
3 – Bendito sejas Tu, Espírito de Deus, operas na Igreja a salvação.
Presidente – Envolvidos pelo amor de Deus Uno e Trino, façamos o sinal que nos identifica como cristãos, cantando.
T.: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Presidente: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!
T.: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Para bem celebrarmos o mistério da comunhão da Santíssima Trindade, imploremos a misericórdia do Pai pelas nossas faltas contra a unidade. (pausa) Confiantes no perdão de Deus, confessemos nossos pecados, cantando.
1 – Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa.
Piedade, Senhor, piedade, Senhor, piedade de nós!
2 – E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para perdoar a minha culpa, tão grande culpa.
Presidente – Deus de amor e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, nosso Pai, enviastes o vosso Filho ao mundo e infundistes em nós o Espírito Santo, revelando-nos o vosso mistério de amor. Ajudai-nos que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
As leituras sejam proclamadas sem comentários, com um breve momento de silêncio, após cada uma delas. Em seguida, o leitor ergue o Lecionário (ou a Bíblia) enquanto se canta.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Equipe de Canto – Esta é a Palavra de Deus
Todos – Vamos ouvir a Palavra (bis)
06. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (34, 4b-6.8-9)
07. SALMO RESPONSORIAL (Dn 3, 52-56)
A vós louvor, honra e glória eternamente! (bis)
– Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
– Sede bendito, nome santo e glorioso.
– No templo santo onde refulge a vossa glória.
– E em vosso trono de poder vitorioso.
– Sede bendito, que sondais as profundezas.
– E superior aos querubins vos assentais.
– Sede bendito no celeste firmamento.
08. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (13, 11-13)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (3, 16-18)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos criou, nos salvou e nos santifica, professemos a nossa fé.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Fortalecidos pelo Espírito Santo de Deus, elevemos nossas preces ao Pai, cantando: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, iluminai vossa Igreja para que ela seja sinal de comunhão, caminhe na unidade buscando realizar vosso projeto de amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os conselheiros das nossas comunidades para que possam ser sinal de união entre si, entre as equipes de serviço, pastorais e movimentos. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia Santíssima Trindade de Linhares, e suas comunidades que celebram seu padroeiro, para que sejam, cada vez mais, fortalecidas na fé e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos falecidos, pelos dizimistas e por todos os motivos que queremos rezar neste dia, os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
Presidente – Ó Deus, fonte de amor e bondade, acolhei nossas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A Trindade Santa é a perfeita comunidade de amor. O conselho da comunidade é chamado a seguir seu exemplo fazendo o elo de ligação fraterna entre as diversas equipes de serviços, pastorais, grupos e movimentos. Sua missão é cuidar da evangelização dos fiéis, zelar pelas pessoas e bens da comunidade, coordenar e animar todo o trabalho comunitário, juntamente com os irmãos e irmãs que dela participam. Apresentemos ao altar do Senhor a luta do dia-a-dia dos nossos conselheiros e de todos nós, batizados, para que, com sabedoria e humildade, possamos manter viva, entre nós, a chama da fé e da unidade, guiados pelo amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Durante o comentário os membros do conselho comunitário aproximam-se do altar e voltados para o mesmo, dão-se as mãos enquanto se canta.
Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação!
15. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Quando esse tudo era nada, só três pessoas havia, numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na Criação, a outra doou-se na Encarnação e a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens apresentemos pra que as consagrem Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
2 – Temos que ser solidários. Saber nossos bens partilhar, tal qual o amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho, o Filho se deu a nós por amor. E ao Espírito Santo no Pai e no Filho prestemos o nosso louvor.
PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo seu divino ensinamento, rezemos confiantes a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação!
1 – Contra toda tentação da ganância e do poder, nossas bocas gritem juntas a palavra do viver! (bis)
2 – Na montanha, com Jesus, no encontro com o Pai, recebemos a mensagem: “Ide ao mundo e o transformai!” (bis)
3 – Deus nos fala na história e nos chama à conversão: vamos ser palavras vivas proclamando a salvação! (bis)
4 – Vamos juntos festejar cada volta de um irmão e o amor que nos acolhe, restaurando a comunhão! (bis)
5 – Comunica quem transmite a verdade e a paz, quem semeia a esperança e o perdão que nos refaz. (bis)
20. ORAÇÃO Presidente – Ó Deus, alimentados e fortalecidos em nossa fé, nós vos agradecemos pela vossa presença em nossa vida e na caminhada de vossa Igreja. Dai a todos nós, batizados, força e coragem para continuarmos a missão que Jesus nos confiou. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Pai, fonte de toda vocação à vida e ao amor, vos dê a paz e vos abençoe. Amém.
– Que o Filho vos liberte de todos os perigos e torne vossos corações compassivos e puros. Amém.
– Que o Espírito Santo vos enriqueça com esperança, fé e caridade para que possais chegar felizes à vida eterna. Amém!
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Como comunidade de amor, ide em paz e o Ressuscitado vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – A Trindade redime a história com Maria, mulher companheira. Toda a Igreja renova o vigor, anunciando a mensagem primeira. Com Jesus encarnado redime, e o Batismo concede a fé. Salve Cristo que chama e envia a vivermos o Reino de Deus.
Aquele que era Jesus Cristo ontem! Aquele que é Jesus Cristo hoje! Aquele que vem: Jesus Cristo sempre! A Ele glória e louvor eternamente!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. A primeira leitura sugere-nos a contemplação do Deus criador. A sua bondade e o seu amor estão inscritos e manifestam-se aos homens na beleza e na harmonia das obras criadas. A segunda leitura convida-nos a contemplar o Deus que nos ama de forma gratuita e incondicional. É por intermédio do Filho que os dons de Deus/Pai se derramam sobre nós e nos oferecem a vida em plenitude. O Evangelho convoca-nos, outra vez, para contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doação e na entrega do Filho e que continua a acompanhar a nossa caminhada histórica por meio do Espírito. A meta final desta “história de amor” é a nossa inserção plena na comunhão com o Deus/amor, com o Deus/família, com o Deus/comunidade. A celebração da Solenidade da Trindade não pode ser a tentativa de compreender e decifrar esse mistério de “um em três”. Mas deve ser, sobretudo, a contemplação de um Deus que é amor e que é, portanto, comunidade. Dizer que há três pessoas em Deus, como há três pessoas numa família – pai, mãe e filho – é afirmar três deuses e é negar a fé; inversamente, dizer que o Pai, o Filho e o Espírito são três formas de apresentar o mesmo Deus, como três fotografias do mesmo rosto, é negar a distinção das três pessoas e é, também, negar a fé. A natureza divina de um Deus amor, de um Deus família, de um Deus comunidade, se expressa na nossa linguagem imperfeita das três pessoas. O Deus família torna-se trindade de pessoas distintas, porém unidas. As nossas comunidades cristãs são, realmente, a expressão desse Deus que é amor e que é comunidade – onde a unidade significa amor verdadeiro, que respeita a identidade e a especificidade do outro, numa experiência verdadeira de amor, de partilha, de família, de comunidade?
ENTENDENDO O DOGMA DA TRINDADE
A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina. As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação, ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação. Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Pela graça do Batismo “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda parte.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Rs 21,1-6; Sl 5; Mt 5,38-42
3ª feira: 1Rs 21,17-29; Sl 50; Mt 5,43-48
4ª feira: 2Rs 2,1.6-14; Sl 30; Mt 6,1-6.16-18
5ª feira: Dt 8,2-3.14b-16a; Sl 147; 1Cor 10,16-17; Jo 6,51-59
6ª feira: 2Rs 11,1-4.9-18.20; Sl 131; Mt 6,19-23
Sábado: 2Cr 24,17-25; Sl 88; Mt 6,24-34
Domingo: Jr 20,10-13; Sl 68; Rm 5,12-15; Mt 10,26-33

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …