Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Ano A – XXIV – Nº 1458 – cor branca ou dourada – 19/06/2014
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU: QUEM COMER
DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. (Jo 6,51)
01. ACOLHIDA
Preparar o ambiente celebrativo dando enfoque à Campanha da Fraternidade 2014 e a equipe de acolhida recebe as pessoas que vão chegando com muito carinho; o grupo de canto entoa hinos de louvor. Iniciando a celebração, crianças e adolescentes que estão se preparando para a Iniciação Eucarística, incensam o espaço celebrativo, enquanto se canta de forma orante, convidando a assembleia à interiorização e adoração.
O pão de Deus é o pão da vida que do céu veio até nós. Ó Senhor, nós vos pedimos: dai-nos sempre deste pão. (bis)
1 – O pão que eu vos dou é a minha própria carne para a vida do mundo. Eu sou o pão da vida. Quem come deste pão viverá eternamente.
2 – Se comerdes minha carne e beberdes o meu sangue, tereis a vida em vós. No deserto, vossos pais comeram o maná, mas morreram todos eles.
3 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele. Meu corpo é a comida e meu sangue é a bebida que alimenta a vida eterna.
Animador(a) – Irmãos e irmãs, bem-vindos a esta ceia do Senhor! Acolhemos todos que se reúnem para louvar e bendizer a Deus e participar do Banquete Pascal, no qual o próprio Cristo, por meio do seu Corpo e Sangue, se entrega por inteiro e quer continuar vivo, presente e real em nós. É Ele o alimento que sacia a nossa fome de Deus, de justiça, de paz e de amor. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada neste dia, ressoa como eco da celebração da Quinta-feira Santa – do Tríduo Pascal. A Eucaristia é, por excelência, “mistério da fé”. A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Todos convidados, cheguem ao banquete do Senhor. Festa preparada, bem participada, venham partilhar do pão do amor.
Cristo pão dos pobres, juntos nesta mesa, pois a Eucaristia faz a Igreja. (bis)
2 – Vamos gente unida, resgatar a paz nesta cidade. Ser o sal da terra, ser a luz do mundo, espalhar justiça e caridade.
3 – Jovens e famílias, vida nova venham assumir. Evangelizando, Cristo anunciando, para o mundo novo construir.
Presidente – Reunidos em torno do altar da Eucaristia para participarmos do banquete pascal de Cristo, façamos o sinal da nossa fé, cantando.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui!
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui, Senhor, ao teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer, adorar, te aclamar, Deus Trino de amor.
Presidente – O amor do Pai, a graça de Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Nesta celebração peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (pausa) Cantemos.
1 – Quando peço em oração, nunca posso me esquecer, se recebo Teu perdão, se recebo Teu perdão, também devo conceder. Entender dizer que sim, sem ferir quem me afrontar, se o mal doeu em mim, se o mal doeu em mim, porque então vou machucar?
Que meu Deus eterno e bom, com a luz do Seu olhar, faça vivo em mim o dom, faça vivo em mim o dom, de aprender a perdoar.
2 – Todo o peso do rancor, alojado no meu peito vai embora, leva a dor, vai embora, leva a dor na desculpa que eu aceito. Se suplico por piedade, pela paz no coração e me dás Tua bondade, e me dás Tua bondade, posso dá-la ao meu irmão.
Presidente – Deus rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DO GLÓRIA
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que constituístes o Cristo sumo e eterno sacerdote para vossa glória e salvação da humanidade, concedei-nos a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício torna-se presente a nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO (8, 2-3.14b-16a)
06. SALMO RESPONSORIAL (147)
Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião! (bis)
– Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em
teu seio abençoou.
– A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que Ele diz corre veloz.
– Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (10, 16-17)
08. SEQUÊNCIA DE CORPUS CHRISTI
Da mesa da Palavra, duas pessoas entoam a sequência abaixo, preferencialmente do Lecionário.
– Terra, exulta de alegria, louva teu pastor e guia com teus hinos, tua voz!
– Hoje a Igreja te convida: ao pão vivo que dá vida vem com ela celebrar!
– Este pão, que o mundo o creia! Por Jesus, na santa ceia, foi entregue aos que escolheu.
– Quão solene a festa, o dia, que da santa Eucaristia nos recorda a instituição!
– O que o Cristo fez na ceia, manda à Igreja que o rodeia repeti-lo até voltar.
– Seu preceito conhecemos: Pão e Vinho consagremos para nossa salvação.
– Faz-se carne o pão de trigo, faz-se sangue o vinho amigo: deve-o crer todo cristão.
– Alimento verdadeiro, permanece o Cristo inteiro quer no vinho, quer no pão.
– Eis a hóstia dividida… Quem hesita, quem duvida? Como é toda o autor da vida, a partícula também.
– Bom pastor, pão de verdade, piedade, ó Jesus, piedade, conservai-nos na unidade, extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (6, 51-58)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Alimentados pelo Pão da Palavra, professemos nossa fé.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos nossas preces ao Deus que nos dá o Cristo, pão vivo que desceu do céu. A cada prece cantemos: Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai!
– Senhor, abençoai o Papa Francisco, nosso bispo Dom Décio e todos os padres da nossa Diocese, que presidindo a celebração da Eucaristia, renovam a presença sacramental de Jesus em nosso meio. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todas as crianças e adultos que se preparam para a Iniciação Eucarística, a fim de que tenham um grande amor a Jesus e aos irmãos, e a força necessária para vencer as dificuldades dessa vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei que a nossa participação no
Corpo e Sangue do vosso Filho nos ajude a viver sempre em comunhão em nossas comunidades, libertando-nos das divisões. Nós vos pedimos.
– Senhor, impulsionai-nos, a fim de que lutemos juntos para que seja eliminado da face da terra o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, de trabalho escravo, de venda de órgãos, de adoção ilegal e outros. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei as Paróquias: Coração Eucarístico de Jesus de Guaraná e São João Batista de Aracruz e todas as comunidades que celebram a festa de seus padroeiros, para que este momento festivo suscite a alegria de vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai as pessoas e casais que estão trabalhando na preparação do Congresso de Casais com Cristo do Regional Leste II que acontecerá em nossa Diocese no mês de julho, para que a família seja o berço da vida e protagonista da fé. Nós vos pedimos.
Presidente – Deus, nosso Pai, acolhei os pedidos de nossa comunidade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Durante o comentário entra: um adulto, uma mulher, um adolescente e uma criança com o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014. Ergue-o para a assembleia depois para o altar, enquanto se canta.
Animador(a) – A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo de Jesus Cristo. Com este sacramento, Jesus nos atrai para si e nos faz abraçar a sua missão, em relação a Deus e ao próximo. Apresentemos ao altar do Senhor, nossa fidelidade em viver a fé, tendo como centro de nossas vidas o Mistério Pascal de Cristo, no compromisso com a defesa da vida, promovendo a liberdade das pessoas atingidas pelo tráfico humano.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas! Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!
Senhor da vida, tu és a nossa salvação! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte!
3 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelas bênçãos qual chuva torrente! Tu fecundas o chão desta vida que abriga uma nova semente!
(Onde houver Celebração Eucarística)
Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão. (bis)
1 – Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.
2 – Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.
PAI NOSSO
Presidente – A participação na ceia do Senhor nos faz irmãos e irmãs em Cristo. Rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Comam do pão, bebam do cálice, quem a mim vem não terá fome.
2 – Comam do pão, bebam do cálice, quem em mim crê não terá sede.
1 – Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.
Comigo irá cear, o pão da vida ter quem até o fim fiel permanecer!
2 – Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha com um mundo de paz.
3 – Na mesa da Eucaristia, a festa fazemos por crer que o povo alegre anuncia que a vida vai a morte vencer.
4 – Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que abandona outro irmão.
5 – Na mesa da Eucaristia, miséria não pode existir, pois povo que aqui se alimenta, quer pão e amor dividir.
1 – Põe-se o sol e chega a noite sobre o olhar da lua cheia e convosco Eu celebro minha vida nesta ceia.
Tomai, comei meu Corpo e Sangue em aliança: eis minha Páscoa: portal da vida e esperança.
2 – Universo recomposto é o sinal da Aliança que confirmo com meu Sangue: meu amor jamais se cansa.
3 – Permaneçam na Unidade, junto a mim e ao Pai Celeste, para que o mundo sempre creia no meu Reino que acontece.
4 – Sem medida perseverem no Amor, meu mandamento: e vereis, já neste mundo, o raiar de um novo tempo.
5 – Em meu corpo congregados, façam sempre memória desta Ceia, minha Páscoa: sobre a morte a vitória.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fiel às vossas promessas, hoje nos renovastes pela vossa Palavra (e pelo Corpo e Sangue do vosso Filho Jesus). Concedei que a força deste alimento nos acompanhe em toda a nossa vida e dai-nos a graça de um dia participarmos da ceia no Vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Onde não há Santíssimo, encerra-se a celebração com a bênção, conforme o costume. Onde houver, organiza-se a procissão com o Santíssimo.
PROCISSÃO COM O SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Preparar o local para realizar as paradas bem visíveis aos olhos de todos. Lugar para o Santíssimo e as pessoas que irão participar desses momentos. Procissão: à frente o incenso, crucifixo, velas e o Santíssimo conduzido pelos ministros. A âmbula segue fechada durante a procissão. Toca-se sino ou campainha enquanto caminha.
Presidente – Em silêncio, adoremos o Senhor da vida e da história. (pausa)
Animador(a) – Nesta festa do Corpo de Cristo, a comunidade cristã recorda o Deus que se fez companheiro de caminhada, armando sua tenda no meio do povo e estabelecendo com ele a aliança; acolhe a Palavra libertadora de Jesus e proclama o triunfo sobre as forças da morte. Assim, a cada geração é dada a possibilidade de participar do mesmo sacramento do Senhor até que Ele venha! Iniciemos nossa procissão louvando e adorando a Jesus no Santíssimo Sacramento.
1 – Glória a Jesus na Hóstia Santa que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.
Que o Santo Sacramento que é o próprio Cristo Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz. (bis)
2 – Glória a Jesus prisioneiro do nosso amor, a esperar. Lá no Sacrário, o dia inteiro, que o vamos todos procurar.
3 – Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão. Purificado, enriquecido, deixa-nos sempre o coração.
– 1ª PARADA –
EUCARISTIA: ALEGRIA DO EVANGELHO
Leitor – A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele e são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria. O Papa Francisco convida todos os cristãos em qualquer lugar e situação que se encontre a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele e O procurar dia a dia sem cessar.
Para este momento preparar um banner ou bonito cartaz bem legível com a capa da Exortação Apostólica do Papa Francisco – O Evangelho da Alegria. Dois ministros ergue-o durante o comentário e o canto.
Fonte de alegria, Santa Eucaristia, vida para a Igreja: sê em nossa história o pão da vitória que o Brasil deseja!
1 – Pão do pobre que em Deus só confia, alimento da comunidade vem! Ensina-nos, Eucaristia, os caminhos da fraternidade.
Leitora – O Evangelho em que resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, convida insistentemente a alegria. Proclamemos alguns exemplos:
Mulheres – “Alegra-te” é a saudação do anjo a Maria (Lc 1,28).
Homens – A visita de Maria a Isabel faz com que João salte de alegria no ventre de sua mãe (Lc 1,41).
Mulheres – No seu cântico Maria proclama: “Meu Espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).
Homens – E quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: “Esta é minha alegria, e ela ficou completa” (Lc 10,21).
Mulheres – O próprio Jesus “exultou no Espírito Santo” a sua mensagem é fonte de alegria: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria esteja completa”.
Todos – A nossa alegria cristã brota da fonte do coração transbordante de Jesus. Ele promete aos seus discípulos: “Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16,22). E insiste: “Mas Eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará” (Jo 16,22). Depois ao verem-no ressuscitado “se alegraram”. Por que não havemos de entrar também nós nesta torrente de alegria?
Fonte de alegria, Santa Eucaristia, vida para a Igreja: sê em nossa história o pão da vitória que o Brasil deseja!
1 – Pão do pobre que em Deus só confia, alimento da comunidade vem! Ensina- nos, Eucaristia, os caminhos da fraternidade.
O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se o Pai Nosso e em seguida a procissão segue com os símbolos desta parada, cantando.
1 – Jesus Cristo está realmente, de dia e de noite presente no altar, esperando que cheguem as almas ferventes, ansiosas, para o visitar.
Jesus, nosso Deus, Jesus Redentor, nós te adoramos na Eucaristia. Jesus de Maria, Jesus Rei de amor. (bis)
2 – O Brasil, esta terra adorada, por Ti abençoada foi logo ao nascer; sem Jesus, o Brasil, pátria amada, não pode ser grande, não pode viver.
3 – Jesus morre misticamente na Missa Sagrada, é dogma de fé. Cada dia, milhares de vezes, Jesus se oferece pela sua grei.
– 2ª PARADA –
EUCARISTIA: FRATERNIDADE E O TRÁFICO HUMANO
“É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,4)
Durante o comentário pessoas representando as diferentes modalidades do tráfico, erguem o cartaz da Campanha da Fraternidade e o banner com as diferentes modalidades de Tráfico: de pessoas; de órgãos; de adoção; de exploração sexual; de trabalho escravo. Permanecer erguido até terminar o canto.
Leitor – A Campanha da Fraternidade deste ano, ao trazer à luz este verdadeiro drama humano, deseja despertar a sensibilidade de todas as pessoas de boa vontade.
Leitora – O tráfico humano viola a grandeza de filhos, destrói a imagem de Deus, cerceia a liberdade daqueles que foram resgatados por Cristo.
Leitor – Jesus Eucarístico não aceita nenhuma forma de exclusão. Ele defende os direitos dos fracos e a vida digna para todo ser humano.
Leitora – Os discípulos aprendem de Jesus a rejeitar todo tipo de desprezo à vida, de exploração e de escravidão da pessoa humana pois “é para liberdade que Cristo nos libertou”. Cantemos.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se a Pai Nosso, em seguida a procissão segue com os símbolos desta parada, cantando.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, sai pela estrada a procurar libertação; mas como é triste ver, ao fim da caminhada, que foi levada a trabalhar na escravidão!
2 – Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança, nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança de liberdade e vida plena para o irmão.
– 3ª PARADA –
EUCARISTIA: IGREJA SAMARITANA A SERVIÇO DA VIDA E DA MISSÃO
Durante o comentário membros do Conselho Pastoral Comunitário, Paroquial ou de Área, erguem o banner e o cartaz bem legível do Projeto Diocesano de Evangelização, permanecendo erguido até terminar o canto.
Leitor – Com o Projeto Diocesano de Evangelização nossa Igreja quer reavivar nossa fé e nosso compromisso alicerçado em Jesus Cristo, razão do nosso ser, origem do nosso agir, motivo do nosso pensar e sentir.
Leitora – Os quatro eixos do Projeto Diocesano de Evangelização são: a mística, a missão, a formação do laicato adulto na fé e a opção preferencial pelos pobres e vida.
Leitor – A mística quer favorecer uma experiência de encontro com Jesus Cristo que nos leve a um seguimento apaixonado pela sua pessoa através de uma Igreja Samaritana.
Leitora – Com o eixo da missão, quer formar discípulos missionários comprometidos com a causa do Reino, fortalecendo em nossa Igreja Diocesana uma cultura missionária.
Leitor – Para o laicato adulto na fé quer promover uma formação integral, qualificada e sistematizada para as pessoas e comunidades, que favoreça um encontro pessoal com Jesus Cristo e um devido amadurecimento na fé.
Leitora – Com o 4° eixo quer revitalizar a evangélica opção pelos pobres e pela vida na Igreja, para que possamos participar plenamente da vida em Cristo.
Leitor – Graças ao esforço de dedicação do nosso Bispo Dom Décio, os padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas e lideranças de nossas comunidades, muitas atividades estão sendo realizadas em prol do povo de Deus colocando em prática o Projeto Diocesano de Evangelização em busca de uma Igreja Samaritana a serviço da vida e missão.
1 – Conhecer Jesus, Verbo da vida, amando-o em cada irmão, seguir os seus passos e exemplos. Anunciá-lo é nossa missão. Mar bravio e ventos contrários não fizeram calar sua voz. É o Caminho, a Verdade e a Vida que encanta a todos nós. (bis)
Igreja Samaritana a serviço da vida.
O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se o Pai Nosso e em seguida a procissão segue com os símbolos desta parada.
1 – Me chamaste para caminhar a vida contigo. Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás! Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma… É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti!
Te amarei, Senhor! (bis) Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti! (bis)
2 – Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti. Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido: é difícil agora viver sem saudade de Ti!
3 – Ó Jesus não me deixes jamais caminhar solitário, pois conheces a minha fraqueza e o meu coração… Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união!
NA IGREJA
21. ORAÇÃO E BÊNÇÃO PELA IGREJA, PELO POVO E PELA NAÇÃO
Graças e louvores nós vos damos a cada momento, ó Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
1 – No Sacramento misterioso do teu altar, o que era pão, agora é a carne de Jesus. Quero comungar o Corpo de Deus, quero o teu corpo comungar.
Presidente – Graças e louvores se deem a todo momento.
Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)
Presidente – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
22. CANTO ANTES DA BÊNÇÃO
1 – Tão Sublime Sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar.
2 – Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade, eterno amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amém. Amém!
Solo: Do Céu nos destes o pão.
Ass.: Que contém todo sabor!
OREMOS
Presidente – Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixaste o memorial da vossa Paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, para que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, e o Espírito Santo. Amém.
Onde há sacerdote, neste momento faz-se a bênção com o Santíssimo, onde não houver, faz-se o que segue. O presidente faz as invocações e a assembleia as repete.
Bendito seja Deus.
Bendito seja seu Santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus Santos.
Todos – Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros, derramai vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, sobre o nosso Bispo, Dom Décio, sobre o nosso pároco, sobre todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este Bispado, a Paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem rezamos, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis falecidos. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
23. NOTÍCIAS E AVISOS
– De 19 a 20 de julho acontecerá o Congresso de Casais com Cristo, em Colatina.
24. CANTO FINAL
Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar! (bis)
1 – Somos povo escolhido e na fronte assinalado com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.
2 – Somos povo em missão, já é tempo de partir, é o Senhor quem nos envia, em seu nome a servir.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As três leituras de hoje nos conduzem a refletir sobre o significado da Eucaristia e nos ensinam que ela é um alimento. Não é um remédio que produz resultados automaticamente, é preciso tomá-la com fé, isto é, assumindo o compromisso que o gesto de comer o Corpo e beber o Sangue de Cristo envolve. As três leituras insistem na estreita ligação que existe entre a Eucaristia e a vida, entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo. Não é possível entrar em comunhão com o Corpo do Senhor sem partilhar com os irmãos o pão material. Este aspecto é apresentado com evidência na primeira leitura e no evangelho. A segunda leitura destaca sobretudo a incompatibilidade entre o “partir o pão” e as discórdias na comunidade. A Eucaristia é Ação de Graças e o maior louvor ao Pai, porque nela todos nós nos comprometemos com a solidariedade, a partilha, a comunhão, fazendo a memória do que fez Jesus em toda a sua vida: entregou-se como servo, sobretudo na Páscoa, em que o Pai o exaltou, ressuscitando-o. Somos convidados a ser pessoas e comunidades pascais e eucarísticas, capazes de dar a vida, de partilhar, de criar comunhão, de ser agradecidas, de ser presença e testemunhas do Ressuscitado no dia a dia. A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. Um dos sinais concretos desta abertura é ter, por todo o lado, igrejas com as portas abertas. Assim, se alguém quiser seguir uma moção do Espírito e se aproximar à procura de Deus, não esbarrará com a frieza duma porta fechada. Mas há outras portas que também não se devem fechar: todos podem participar de alguma forma na vida eclesial, todos podem fazer parte da comunidade, e nem sequer as portas dos sacramentos se deveriam fechar por uma razão qualquer. Isto vale, sobretudo, quando se trata daquele sacramento que é a “porta”: o Batismo. A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um premio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos. Estas convicções têm também consequências pastorais, que somos chamados a considerar com prudência e audácia. Muitas vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa. Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção. Mas a quem deveria privilegiar? Quando se lê o Evangelho, encontramos uma orientação muito clara: não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas sobretudo aos pobres e aos doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, “àqueles que não têm com que te retribuir” (Lc 14, 14). Não devem subsistir dúvidas
nem explicações que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, “os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho”, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos! Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normas que nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6, 37).

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …