Página Inicial / Animação Litúrgica / 14º Domingo do Tempo Comum

14º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1461 – 14º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 06/07/2014
VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS
E FATIGADOS E EU VOS ALIVIAREI
01. ACOLHIDA
Durante o mês de julho, preparar o espaço celebrativo valorizando o mês dedicado ao dízimo em nossa Diocese, e um bonito coração com o tema da celebração, que ficará em destaque na porta da Igreja.
 
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar, em comunidade, do mistério pascal, neste dia do Senhor. Nós os acolhemos com carinho, especialmente aqueles que estão nos visitando. O mês de Julho em nossa Diocese é dedicado a uma conscientização maior sobre a importância e necessidade do dízimo para a vida do cristão, para a evangelização, manutenção e as obras de misericórdia da Igreja. A liturgia deste domingo nos alerta para estarmos abertos à ação do Espírito de Deus e para sermos mansos e humildes de coração. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL
No meio da tua casa recebemos, ó Deus, a tua graça!
Sem fim, nossa louvação, pois a justiça está toda em tuas mãos!
1 – Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar. Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar.
2 – Ele cumpre o que promete: podem Nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar. Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar.
3 – Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a Ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que Ele diz, não nos causa desenganos.
Presidente – Irmãos e irmãs, na alegria deste encontro fraterno, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. ATO PENITENCIAL
Presidente – Muitas vezes nos fechamos à ação de Deus em nossa vida e nos afastamos do seu imenso amor por nós. (pausa) Imploremos o perdão do Senhor, cantando.
1 – Senhor, tende piedade dos corações arrependidos.
Tende piedade de nós, tende piedade de nós! (bis)
2 – Jesus, tende piedade dos pecadores, tão humilhados!
3 – Senhor, tende piedade intercedendo, por nós ao Pai!
Presidente – Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e ajudai-nos a alcançar a vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, revelais o vosso Reino e o dais em herança aos simples e puros de coração. Fazei-nos humildes, livres e felizes, para que nossa vida seja semelhante à de vosso Filho Jesus Cristo. Que Ele nos ajude a enfrentar os desafios de todos os dias e a anunciar a alegria que brota da fé e da vossa bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DA PROFECIA DE ZACARIAS (9, 9-10)
06. SALMO RESPONSORIAL 144 (145)
Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor! (bis)
– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 9.11-13)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (11, 25-30)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Ao Pai, que nos ensina a ser mansos e humildes de coração, professemos nossa fé: Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Confiando na bondade de Deus, façamos a Ele nossas preces. Após cada pedido, rezemos: Atendei-nos Deus de amor.
– Senhor, iluminai vossa Igreja para que, a exemplo de Jesus e dos ensinamentos do Papa Francisco, seja uma igreja de portas abertas e acolhedora a todas as pessoas que dela se aproximarem. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei a nós, cristãos, para que possamos reconhecer em Cristo vosso verdadeiro Filho, vindo ao mundo com a missão de revelar vossa face amorosa a todos. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai o nosso trabalho para que possamos oferecer o fruto das nossas mãos com carinho e generosidade, contribuindo com o dízimo e as ofertas em nossas comunidades. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração para o Jubileu de Prata da nossa Diocese.
Estamos diante de Ti, Senhor, cheios de júbilo, para contemplar, agradecidos, as admiráveis manifestações de Tua presença salvadora e transformadora ao longo desses 25 anos de ação evangelizadora de nossa Igreja Particular de Colatina. Celebrar a vida de nossas comunidades eclesiais manifestada na dedicação de leigos (as), seminaristas, diáconos, religiosos (as), presbíteros e bispos. Reencantar nosso coração no fogo do Teu Espírito a fim de que nossa Igreja Particular reassuma, com ainda mais ardor, sua missão de ser Samaritana a serviço da Vida. Que Tua e nossa Mãe, que invocamos como Nossa Senhora da Saúde, continue nos amparando e guiando para que nunca percamos a alegria de anunciar o Teu Reino a caminho do Pai. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Durante o comentário, o coordenador do conselho comunitário apresenta diante do Altar o coração que foi preparado com o tema da celebração, enquanto se canta.
Animador(a) – Jesus, “manso e humilde de coração”, quer acolher a todos, em primeiro lugar os que estão “cansados e carregados de pesados fardos”. Apresentemos ao Altar do Senhor nosso desejo de transformar nosso cansaço, medo, desânimo… em atitudes de coragem, ânimo e esperança na alegria de servir nos diferentes serviços, associações, pastorais, ministérios, grupos e movimentos de nossa Igreja, nas comunidades e na sociedade.
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Lá, laiá, lá, laiá, lará, laiá.
1 – Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela vida, derramada neste chão, pois és tu o Deus da vida, quem dá vida à criação. (bis)
2 – Os presentes da natureza, o amor do coração, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procissão. Abençoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas para celebrar o amor. (bis)
(Onde houver Celebração Eucarística)
Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão. (bis)
1 – Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.
2 – Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.

PAI NOSSO
Presidente – Inspirados na Palavra de Jesus ousamos proclamar. (cantar ou rezar)
Todos: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu! O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!

CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Eis Jesus, o pão da vida, imolado neste altar, nosso pão de cada dia, para o nosso caminhar!
Tomai, comei, meu Corpo e Sangue que vos dou: eu sou o pão da vida, Deus fiel, Deus amor! (bis)
2 – Nesta Santa Eucaristia, Deus nos mostra o seu caminho; quer a nossa comunhão neste pão e neste vinho.
3 – Vem, Jesus, ser alimento, pra vivermos teu amor! Nossa força e sustento,és somente tu, Senhor!
4 – Precisamos de tua força, vem, Jesus, nos redimir. Vem, inspira os que têm tanto: que eles saibam repartir!
5 – Obrigado, meu Senhor, pela santa comunhão! Nesta mesa da partilha quero amar o meu irmão!

19. ORAÇÃO
Presidente – Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecido por essa tão grande dádiva, podemos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS

21. BÊNÇÃO
– O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
– A bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Sede manso e humilde de coração. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É o dizimo Senhor que nos mostra com certeza gratidão ao Criador, compromisso na Igreja. (bis)
1 – Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar.
2 – Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Deus não age como a maioria dos homens, que tratam bem apenas os amigos. Ao contrário, Ele é humilde e pacífico, como diz a 1ª leitura do profeta Zacarias. Se Deus agisse como os reis poderosos ou se revelasse somente a “sábios e entendidos”, então, sim, excluiria muitos da sua revelação e da sua amizade. Mas esta não é a vontade de Deus! Na experiência do salmista, o Senhor que vem é misericórdia, amor, paciência e compaixão. Muito bom para com todos; sua ternura abraça toda criatura. Paulo apóstolo adverte que o homem fechado para Deus é carne. Sua existência é limitada e sem perspectivas. Mas para quem se abre ao Espírito que ressuscitou a Cristo dos mortos, até o corpo mortal torna-se espiritual, destinado à vida verdadeira. Na opinião de Paulo, só se constitui porta-voz do Reino anunciado por Cristo quem vive segundo o Espírito e se deixa mover por ele. Jesus, manso e simples, Messias e Salvador, não afasta ninguém de sua presença. Pelo contrário, atrai e aproxima. As pessoas achegam-se confiantes e ele constata que há gente aflita, sobrecarregada e lhe faz um convite: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso”. Podemos nos perguntar: quem são, hoje, os cansados e aflitos que Jesus chama para junto de si? Cansados e aflitos podem ser todos aqueles que sofrem na vida por falta de saúde, carentes de dignas condições de vida, preocupados com o futuro de seus filhos, angustiados diante dos mecanismos opressores e geradores da violência. Carregar a carga (o jugo) de Jesus não significa alienar-se ou descomprometer-se, mas empenhar-se nas causas da justiça e da paz, a exemplo do profeta Zacarias: “Quebrará o arco de guerra e anunciará a paz”. “A opção preferencial pelos pobres nos impulsiona, como discípulos missionários de Jesus, a procurar caminhos novos e criativos a fim de responder a outros efeitos da pobreza” (Documento de Aparecida, 409). Compete também à Igreja, que exulta de alegria pela atuação do Senhor, percebida pelos pequenos, oferecer à humanidade, em particular aos sofredores, a Boa-Nova, a suavidade do Reino revelada por Jesus. Contudo, só seremos discípulos missionários, portadores dessa Boa-Nova, se vivermos segundo o Espírito e se nos deixarmos mover pelo mesmo Espírito de Deus.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Os 2,16.17b-18.21-22; Sl 144; Mt 9,18-26
3ª feira: Os 8,4-7.11-13; Sl 113; Mt 9,32-38
4ª feira: Os 10,1-3.7-8.12; Sl 104; Mt 10,1-7
5ª feira: Os 11,1b.3-4.8c-9; Sl 79; Mt 10,7-15
6ª feira: Os 14,2-10; Sl 50; Mt 10,16-23
Sábado: Is 6,1-8; Sl 92; Mt 10,24-33
Domingo: Is 55,10-11; Sl 64; Rm 8,18-23; Mt 13,1-23

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …