Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Festa de São Pedro e São Paulo

Festa de São Pedro e São Paulo

LITURGIA – FESTA DE PEDRO E PAULO
29.06.2014

“Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo!”

1.Acolhida.
A Igreja, instituída por Jesus, tem como fundamento visível a rocha de Pedro! Jesus é a pedra fundamental, mas Pedro foi colocado por Jesus como fundamento e rocha visível. “Onde estiver Pedro, lá está a Igreja de Jesus!”, disse o grande Santo Ambrósio de Milão. Portanto, longe de Pedro, as igrejas não passam de fantasmas! Estão enganadas e são enganadoras!
Celebremos com alegria a festa dos Apóstolos, Pedro e Paulo, e rezemos pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro no governo da Igreja. Ele precisa ser libertado, do mesmo modo como Pedro foi arrancado da prisão de Herodes.

2.Palavra de Deus.
At 12,1-11 – O rei Herodes perseguiu a Igreja, matou o Apóstolo Tiago e prendeu Pedro para degolá-lo após a Festa da Páscoa, mas o anjo do Senhor o arrancou do poder de Herodes e ele foi anunciar Jesus em Roma.
2Tm 4,6-8.17-18 – Paulo, acorrentado na prisão e já próximo da morte, faz, serenamente, seu exame de consciência e sente-se pronto para a partida. Compara-se a uma vítima já colocada sobre o altar ou como um barco soltando as velas para iniciar a viagem rumo à recompensa junto a Cristo.
Mt 16,13-19 – Jesus procura purificar a fé de seus discípulos; pois, Ele é o verdadeiro Messias e Filho de Deus vivo! Não é um messias general e nem um profeta milagreiro! “Ele é o Cristo, Filho de Deus vivo!”.

3. Reflexão.
Circulavam entre o povo as mais diversas idéias a respeito do messias esperado, e Jesus não quer deixar seus discípulos perdidos no meio da confusão popular. Por isso, ele os provoca para definirem sua fé. Pedro, em nome dos colegas, confessa, dizendo: “Tu és o Cristo (Ungido), Filho de Deus vivo!” A fé verdadeira somente é possível quando iluminada e revelada pelo próprio Deus: “Foi meu Pai, que está nos céus, que te revelou isso”. A fé é um dom precioso que precisamos pedir a Deus todos os dias!
Qual é a idéia que nós, vivendo na confusão do mundo atual, fazemos de Jesus Cristo? Podemos imaginar um Jesus Cristo milagreiro que nos dá um carro de presente, que nos reserva um emprego privilegiado, que consola nosso coração angustiado e cura as nossas enfermidades!  Será este o Filho de Deus Vivo que morreu na cruz por mim e que o Pai ressuscitou e constituiu Senhor e Juiz do universo? Quem é mesmo Jesus?
A fé em Jesus Cristo, quando verdadeira, coloca-nos sempre em clima de conflito com o mundo do pecado, e de luta para implantar o Reino de Deus sobre a terra. Jesus veio trazer fogo sobre a terra e deseja que este queime as injustiças todas e nos impulsione como missionários seus que lutam para conquistar o mundo para Ele.
A Igreja – a Comunidade dos discípulos de Jesus – rezou e jejuou pedindo a libertação de Pedro e Jesus o libertou das mãos de Herodes e de seus capangas. A nossa Igreja, a nossa Comunidade não é suficientemente santa, mas nós rezamos para que ela seja santa como Jesus quer ou simplesmente a criticamos?  Rezemos pela Igreja Católica!
Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …