Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Semana Nacional da Família

Semana Nacional da Família

Semana Nacional  da Família

A semana nacional da família de 2014, de 10 a 16 de Agosto, tem como tema: a espiritualidade da família cristã: um casamento que dá certo. Este tema pretende exaltar e incentivar os matrimônios e famílias felizes, que edificaram suas casas sobre a rocha (Cfr. Mt 7,24..). Famílias que construíram a solidez cristã através da proximidade com Deus, cultivando uma vida espiritual intensa e perseverante pela: oração, eucaristia, lectio divina, obras de misericórdia, reza do terço e muitas outras práticas de piedade cristã recomendadas pela Igreja. Precisamos anunciar a Boa Nova da família diante das ameaças devastadoras contra a sua identidade e unidade. Precisamos envidar todos os esforços na proclamação da grandeza e  beleza da família, o grande santuário da vida e do amor. Em fim, precisamos fixar nosso olhar na família que deu certo!

Quantos casais cultivam gestos de bondade e ternura que encantam e tornam adoráveis os relacionamentos! Quantos casais celebram com júbilo: bodas de prata, ouro e diamante! Entretanto, enquanto fazemos tudo que é possível para exaltar e encorajar os matrimônios sólidos e estáveis, a Igreja deve estar consciente de milhares de famílias incompletas, irregulares, machucadas e traumatizadas pelo divórcio, que não se enquadram em nosso balizamento ético ou parâmetro da moral cristã. Estas famílias, também, precisam ser amadas, acolhidas e acompanhadas pastoralmente (cfr. FC, no. 84). Com certeza, este assunto, muito delicado e sensível, será objeto de aprofundamento pelo Sínodo da família neste ano.

Entretanto, Lar feliz não se identifica com ausência de problemas, de crises e de sofrimentos. Mas sim pelo amor, pela luta, pela dedicação, pela doação, e pela superação dos problemas, através do diálogo e do perdão. Conforme o evangelho, o perdão é o único remédio capaz de curar as feridas causadas pelas brigas, pelas traições conjugais, pelas intrigas e encrencas familiares. Porquanto, as dificuldades, os fracassos e os sacrifícios, generosamente partilhados, unem profundamente  à família  e a amadurece e a santifica! O espirito de sacrifício é dimensão permanente da vida familiar.

A semana da família ajudará preparar espiritualmente a celebração do sínodo sobre a família, convocado pelo Papa Francisco. O sínodo,“syn”(comum)“odos”(caminho), significa busca de uma caminhada comum para a Igreja inteira. O Sínodo desejado pelo Papa Francisco se realizará em duas etapas, em 2014 e 2015.  Das 267 Dioceses do Brasil, 120  responderam o questionário de preparação, o que representa uma boa participação. Em relação às Dioceses do mundo, voltaram 80% do questionário respondido. São sinais que refletem a grande preocupação nacional e mundial com a problemática familiar. Na semana da família precisamos rezar o Sínodo e o texto “hora da família” está em sintonia com a linha de reflexão do sínodo. O instrumento de trabalho do Sínodo já foi disponibilizado pela santa Sé, através dos sites da santa sé e da CNBB nacional.

Entre as principais preocupações da Igreja hoje, estão: 1- A preparação para o matrimônio. Chamamos de setor pré-matrimonial. Pois, uma boa, séria e remota preparação, geram famílias com bases sólidas, duradouras e felizes. 2- Os divorciados recasados. É cada vez maior o número de casais em 2ª ou 3ª união, os quais precisam de um olhar de misericórdia e acolhimento da Igreja. Vale lembrar que a causa do divórcio está, sobretudo, no “improvisamento” dos casamentos, os quais tiveram pouca ou nenhuma preparação para o matrimônio. Além disso, tem o incentivo e facilitação do Estado (da lei), com a promulgação do “divórcio à jato” pela Internet.
Participe da semana da família, adquirindo o livrinho “Hora da família” na sua Paróquia!
E que Deus abençoe nossas famílias!

Pe. Deusdédit – Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …