Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 18º Domingo Comum

Liturgia 18º Domingo Comum

LITURGIA – 18º DOMINGO COMUM – 03.08.2014

“Povo faminto, Pão repartido, vida para todos!”

1.Acolhida.
O mundo de nosso tempo tem fome de pão e de paz! Mas, no seu dia a dia, ele encontra fome e violência, aflição e morte. Será que faz sentido falar da Palavra de Deus num mundo que precisa, urgentemente, de pão e de paz?
Jesus se encontrou com uma multidão faminta e desamparada e, no entanto, falou para ela a respeito do Reino de Deus. Que seria mesmo o Reino de Deus? Como é que Jesus se comportou diante da multidão faminta? Vamos refletir suas Palavras e seu comportamento, pois, Ele é Mestre, Caminho e vida para nós.

2.Palavra de Deus.
Is 55,1-3 – O profeta Isaías profetiza para um povo exilado, faminto e vivendo como escravo dos poderosos da Babilônia. Fala de comer de graça. Se o Povo de Israel voltar para Javé, encontrará paz e a certeza de uma vida livre e abençoada. Somente Deus é garantia de paz!
Rm 8,35.37-39 – Paulo recorda todos os seus sofrimentos, mas garante que nada e ninguém nos separarão de Deus em Cristo Jesus, nosso Salvador! O sofrimento do pobre, longe de Deus, é causa de desespero e de abandono da fé!
Mt  14,13-21 – O rei Herodes celebra festa de aniversário e manda matar João Batista, a pedido da filha da mulher, roubada de seu irmão. Jesus vai para uma região de deserto e lá encontra uma multidão faminta de pão e de paz. Ele alimenta a multidão com sua Palavra e com o pão partilhado, indicando o caminho para resolver o problema da angústia e da fome.

3.Reflexão.
Jesus manda dar de comer aos famintos, mas, antes, recorda-lhes a importância do Reino de Deus. Saciar a fome de pão sem alimentar o espírito com a Palavra que nos recorda a promessa superior de Deus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!” O pão que sustenta o corpo é necessário, é um direito do homem, mas este não vive para comer!
Herodes e seus ministros comem e se divertem, enquanto o povo, que perdeu suas terras, não pode plantar e passa fome. O pão para os poderosos é para poucos; mas, para a grande maioria sobra a fome e a morte! Este é o mundo do pecado, não é o mundo querido e planejado por Deus!
A prática de Jesus mostra-nos o caminho a seguir para reverter a situação de pecado, de fome e de morte! Anunciar a Palavra de Deus e repartir o pão para que todos possam comer saciar sua fome e viver.
Cinco pães e dois peixinhos eram pouca coisa! Mas a partilha fez o milagre do pão para todos e, ainda, sobraram pedaços para outros famintos. Qual seria o ensinamento da Palavra de Deus para nossa vida prática de cristãos e seguidores de Jesus? Certamente, precisamos dar-nos conta da multidão de famintos, que nos cerca, recolher os “cinco pães e os dois peixinhos”. Precisamos entender a Palavra e praticar a partilha – “e os discípulos os distribuíram às multidões”!
“Vós nos destes o pão do céu, que contém todo sabor e satisfaz todo paladar!”

Frei Carlos Zagonel.

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …