Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 22º Domingo Comum

Liturgia 22º Domingo Comum

LITURGIA – 22º DOMINGO COMUM – 31.08.2014

“Se alguém quer me seguir, tome a sua cruz e me siga”!
1.Acolhida.
Jesus quer discípulos, seus imitadores, dispostos a carregar a própria cruz, pagar o preço do seguimento! Não serve qualquer discípulo! Tem que ser discípulo missionário e de cruz às costas! O mundo não gosta desta linguagem, mas seguir Jesus Cristo tem um preço e preço inegociável! O “jeitinho” é uma fórmula brasileira, não é cristã!
Na Igreja do Brasil, agosto é um mês vocacional, e vocação nem sempre é uma escolha! É quase sempre resposta a uma convocação. Jeremias não escolheu ser profeta, mas Deus o chamou antes de ser concebido no seio de sua mãe. E a profecia foi uma cruz para ele!

2.Palavra de Deus.
Jr 20,7-9 – O profeta Jeremias foi chamado por Deus para falar a um povo que não quer escutá-lo! Pensa em desistir, mas o fogo do amor divino fez o profeta retomar a sua missão. Permanece fiel até o fim de sua vida, embora, não fosse ouvido. Seduzido por Deus!
Rm 12,1-2 – Deus não quer mais sacrifícios de animais; prefere a oferenda espiritual de um coração fiel ao próprio dever missionário. O sacrifício que agrada a Deus é a conversão pessoal que renova nossa maneira de pensar e de agir, seguindo a Jesus no pensar e no agir!
Mt 16,21-27 – Não basta confessar Jesus de modo correto; precisamos segui-lo rumo a Jerusalém, carregando a própria cruz na esperança da vida eterna. Jesus não promete uma vida bem sucedida, mas “O Filho do homem virá na sua glória e dará a cada um a recompensa por sua conduta!”

3.Reflexão.
“Nós podemos desconfiar de uma Igreja que não conhece o martírio!” O caminho da Igreja assemelha-se ao caminho de Jesus! Dar testemunho da Palavra de Deus, imitando a fidelidade de Jeremias e, especialmente, a fidelidade de Jesus, com certeza, é caminho de sofrimento! “Quem quer ser meu discípulo, toma a sua cruz..”. O discípulo missionário de Jesus anuncia Palavras de salvação e não de louvação!
O Profeta Jeremias passou por uma crise religiosa; pensou abandonar a Deus, retomar o seu mundo pessoal e esquecer a vocação! Mas o amor autêntico assemelha-se a fogo que queima por dentro. O profeta retomou sua caminhada e continuou falando a um povo que não quis ouvi-lo e nem se converteu!
Alguma semelhança ou inspiração para os atuais profetas da Palavra de Deus?
“O Filho do homem vai para Jerusalém, e lá vai sofrer, será morto (…), mas ao terceiro dia ressuscitará” e com Ele ressuscitarão todos aqueles que o seguiram carregando a própria cruz. Não significa ser, de fato, crucificado, mas “crucificar a própria carne, com as paixões e concupiscências” (Gl 5,24) Tenhamos cuidado com os profetas que prometem fartura e sucesso financeiro! Não foi isso que Jesus prometeu para seus discípulos!
“Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço,pois não pensas as coisas de Deus!”
Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …