Página Inicial / Animação Litúrgica / Exaltação a Santa Cruz

Exaltação a Santa Cruz

 cor vermelha – 14/09/2014
FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
NÓS VOS ADORAMOS, Ó CRISTO, E VOS BENDIZEMOS!
PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
1. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo dando destaque à Mesa da Palavra e o lugar onde será colocada a Cruz.
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que nos reunimos neste dia da festa da Exaltação da Santa Cruz para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado. A Cruz é o símbolo que manifesta para sempre e para todos o amor de Deus por nós. Esta Celebração é memorial desse grande mistério, que nos faz voltar para os verdadeiros crucificados de hoje: os excluídos, os explorados, os traficados, os violentados, os doentes… e tantos que, carregando em sua vida as chagas da dor, aguardam esperançosos serem descidos da cruz como ressuscitados. Na certeza que na Cruz de Cristo está nossa vida e ressurreição, entoemos o canto.
2. CANTO INICIAL
Nossa glória é a cruz onde nos salvou Jesus.
1 – Nós devemos gloriar-nos nesta cruz de salvação: traz-nos vida e liberdade e nos dá ressurreição.
2 – Foi preciso ao Senhor, para entrar na sua glória, ser na cruz crucificado: é o caminho da vitória.
3 – E quem quer viver unida sua vida à de Jesus, não terá outro caminho: “pela cruz se chega à luz!”
Presidente – Como família de Deus reunida, façamos o sinal de nossa fé, cantando (à escolha).
Presidente – Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito, bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! (bis)
3. ENTRADA DA CRUZ
Animador(a) – A cruz é um símbolo a ser contemplado com os olhos da fé. Venerá-la não é inclinar-se ou beijar o objeto material nem pôr em destaque o sofrimento e a dor da Paixão de Jesus. Contemplá-la quer dizer, tomá-la como ponto de referência da própria vida. Acolhamos com respeito a cruz, sinal de nossa salvação. Um(a) jovem conduz a Cruz enfeitada com flores e um pano vermelho, acompanhado por crianças trazendo flores vermelhas. Enquanto se canta permanecer em frente ao altar voltado(a) para a assembleia até a conclusão do Ato Penitencial. Em seguida colocá-la em lugar previamente preparado.
1 – Bendita e louvada seja no céu a divina luz, e nós, também, cá na terra, louvemos a santa cruz.
2 – Os céus cantam a vitória de nosso Senhor Jesus; cantemos, nós, igualmente, louvores à santa cruz.
3 – Humildes e confiantes, levemos a nossa cruz; seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus.
4 – Ao povo aqui reunido dai graça, perdão e luz; salvai-nos, ó Deus clemente, em nome da santa cruz.
4. ATO PENITENCIAL
Presidente – Diante da cruz, sinal de vida e ressurreição, reconheçamos nossas faltas e omissões. (pausa) Confiantes na misericórdia do Pai, cantemos.
1 – Eis-me outra vez aqui, olhando a tua cruz, pedindo a tua graça, pedindo a tua luz.
2 – Mais uma vez aqui, sabendo que eu errei. Errei mais uma vez, mais uma vez não te escutei.
Mais uma vez eu admito que eu pequei, mais uma vez eu admito que o pecado me venceu.
3 – Por isso eu venho aqui pra confessar o meu pecado, pedindo pra ser perdoado, porque tu sabes restaurar.
4 – Porque és um Deus misericórdia, porque tu sabes relevar. E nos devolves à concórdia e sabes perdoar. (bis)
Presidente – Deus, Pai de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e, pela Cruz redentora do vosso Filho, nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO  – OREMOS
Presidente – Pai de misericórdia, que exaltastes o vosso Filho na sua ressurreição, derramai sobre nós a força do Espírito Santo para que possamos suportar o peso da cruz e chegar também nós à plenitude da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
6. LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS (21, 4b-9)
7. SALMO RESPONSORIAL (77)
Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças! (bis)
– Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo; abrirei a minha boca em parábolas, os mistérios do passado lembrarei.
– Quando os feria, eles então o procuravam, convertiam-se correndo para ele; recordavam que o Senhor é sua rocha e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo.
– Mas apenas o honravam com seus lábios e mentiam ao Senhor com suas línguas; seus corações enganadores eram falsos e, infiéis, eles rompiam a Aliança.
– Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo, não os matava e perdoava seu pecado; quantas vezes dominou a sua ira e não deu largas à vazão de seu furor.
8. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (2, 6-11)
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
1 – Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (3, 13-17)
11. PARTILHA DA PALAVRA
Para concluir a reflexão da Palavra, sugerimos o canto
1 – Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem esses dois riscos não se tem Jesus. Um é vertical, o outro horizontal. O vertical eleva, o horizontal abraça. Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem esses dois riscos não se tem Jesus.
2 – Feita de dois riscos é a minha fé. Sem esses dois riscos religião não é. Um é vertical, o outro horizontal. Um vai buscar na fonte, o outro é o aqueduto. Feita de dois riscos é a minha fé. Sem esses dois riscos religião não é.
3 – Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem esses dois riscos posso não chegar. Um é vertical, o outro horizontal. O vertical medita, o horizontal agita. Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem esses dois riscos posso não chegar.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados pela Palavra de Deus, professemos a nossa fé, cantando:
Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus verdadeiro que revelou o seu rosto em Jesus, rezemos confiantes após cada prece. Pela vossa Santa Cruz, salvai-nos, Senhor!
– Olhai, Senhor, por vossa Igreja e dai ao Papa Francisco, aos bispos, aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, sabedoria e discernimento para que anunciando a Boa-Nova do vosso Reino a todos, o mundo creia. Nós vos pedimos.
– Iluminai, Senhor, os governantes e ajudai-nos a escolher candidatos honestos, comprometidos com a vida, com o bem comum e engajados no combate à corrupção. Nós vos pedimos.
– Fortalecei, Senhor, as pessoas que são perseguidas por causa da fé e da justiça, para que na Cruz do Cristo encontrem a certeza da vitória do amor e do perdão. Nós vos pedimos.
– Encorajai, Senhor, os grupos de Círculos Bíblicos no estudo e aprofundamento da Vossa Palavra, para que a anunciem com mais firmeza na fé e no compromisso pela transformação da sociedade. Nós vos pedimos
Presidente – Senhor, acolhei com bondade as nossas súplicas, que humildemente vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O símbolo da Cruz – braços abertos, unindo céu e terra – sacralizou todos os cantos da Terra e todas as experiências sociais e pessoais. Quantos cristãos carregam em seu peito um pequeno crucifixo! E a cada dia nos marcamos com o sinal da cruz. A imagem perfeita de Deus nos é dada por Jesus na cruz: não reteve nada para si, doou tudo para a humanidade. Na cruz temos a medida do seu imenso amor e nos é proposta também a medida do amor que somos chamados a oferecer aos irmãos. Apresentemos ao altar do Senhor o que somos e que temos colocando nossos dons a serviço da comunidade assim como fez Jesus, doando-se até o fim.
O(a) jovem que entrou com a Cruz, ergue-a diante do altar, novamente, enquanto se canta.
Humildes e confiantes, levemos a nossa cruz; seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Neste gesto de oferenda, trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.
Pai Santo, recebei a nossa gratidão! Fazei-nos a imagem, do vosso coração.
2 – As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 – Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
PAI NOSSO
Presidente – Com amor e confiança, rezemos a oração que Cristo nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Em Jesus que nos tornou irmãos por sua Cruz, saudemo-nos com um sinal de comunhão fraterna. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Ninguém pode se orgulhar a não ser nisto, nos orgulhamos na Cruz de Jesus Cristo, nele está a vida e a ressurreição, nele, a esperança de libertação. (bis)
1 – Deus se compadece e de nós se compraz, em nós resplandece seu rosto de paz.
2 – Pra que o povo encontre, Senhor, teu caminho e os povos descubram teu terno carinho.
3 – Que todos os povos te louvem, Senhor, que todos os povos te cantem!
4 – Por tua justiça se alegram as nações, com ela governas da praia aos sertões.
5 – Que todos os povos te louvem, Senhor, que todos os povos te cantem louvor.
20. ORAÇÃO
Presidente – Senhor nosso Deus, fazei que alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão) possamos assumir com coragem o caminho da Cruz colocando nossos dons a serviço e assim possamos ser gratificados pelo vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Senhor vos abençoe e vos dê forças para carregar a vossa cruz. Amém.
– Que o Espírito Santo vos ilumine nesta caminhada de libertação. Amém.
– Abençoe-vos Deus da vida: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Eu vou pra casa eu vou, eu vou. Levo comigo a Palavra do Senhor, Palavra viva que nos libertou, mensagem viva que é encarnação do amor.
1 – Na minha casa lá tem um lugar pra repousar a Palavra do Senhor, e cada dia abri-la e meditar e aprender como se vive o amor.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
No dia 14 de setembro a Igreja celebra o triunfo da cruz de Cristo, instrumento e sinal da nossa salvação. Dentro do plano de Deus, a cruz tornou-se sinal e símbolo do Mistério Pascal. “É necessário que o Filho do Homem seja levantado” para que se mostre o amor de Deus, que quer a salvação da humanidade, ouvimos no Evangelho. Jesus aniquilou-se, entregou-se como verdadeiro Servo-Sofredor, e Deus premiou sua fidelidade, exaltou-o e o fez Senhor. Hoje, a Palavra nos ensina a compreender quem é Jesus, aprender a segui-Lo em seu caminho e ter coragem para tanto, assumir a atitude de total despojamento e aniquilamento até chegar à total solidariedade com a pessoa desfigurada. Estamos exaltando a santa Cruz nas pessoas crucificadas de hoje pelo compromisso da solidariedade? Ou preferimos poder, status, sucesso, glória? A cruz foi instrumentalizada no mundo capitalista e virou um material de consumo pra muitos que se dizem cristãos. É estranho exaltar um instrumento de tortura, a cruz, ou o “pau-de-arara” da paixão e morte de muitos perseguidos de nossos dias. A cruz que salva nos convida a sermos, com Jesus, agentes de salvação. O que se exalta na cruz é a salvação, a entrega total de Jesus, e não a tortura e a morte. Quando competimos para manter nossos cargos e nossas posições, às vezes passando por cima de outras pessoas, estamos usando a cruz como um amuleto. Ela não estará ligada à ação salvadora de Jesus, mesmo que esteja em nossos templos, nos terços, em nosso pescoço ou em nossas paredes: “A cruz de Jesus Cristo deve ser a glória: n’Ele está nossa vida e ressurreição; foi Ele que nos salvou e libertou.” É preciso que tenhamos os mesmos sentimentos de Cristo Jesus. “O símbolo da cruz deverá nos levar aos crucificados de hoje, servos sofredores: pobres, doentes, idosos, explorados, violentados, traficados, crianças…. São eles os mais dignos de serem colocados ao vivo perto dos altares. A salvação só virá através deles, para os quais é sempre válida a Palavra do Evangelho:”Tive fome…. Tive sede….”Nenhum sofrimento deve nos aniquilar. A cruz já é vitoriosa em Jesus Ressuscitado. Levemos aos crucificados de hoje essa palavra de esperança, de confiança inabalável: a vida vence a dor, a cruz e a morte! Essa é a nossa fé! A fé que professamos.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Hb 5,7-9; Sl 30; Lc 2,33-35
3ª feira: 1Cor 12,12-14.27-31a; Sl 99; Lc 7,11-17
4ª feira: 1Cor 12,31-13,13; Sl 32; Lc 7,31-35
5ª feira: 1Cor 15,1-11; Sl 117; Lc 7,36-50
6ª feira: 1Cor 15,12-20; Sl 16; Lc 8, 1-3
Sábado: 1Cor 15,35-37.42-49; Sl 55; Lc 8,4-15
Domingo: Is 55,6-9; Sl 144; Fl 1,20c-24.27a; Mt 20,1-16a

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …