Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Exaltação da Santa Cruz

Liturgia – Exaltação da Santa Cruz

LITURGIA – EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – 14.09.2014

A Cruz de Jesus Cristo é nossa glória:
Nela está nossa salvação!

1.Acolhida.
A “Cruz de Jesus Cristo, hoje, continua”! Ela tem muitos nomes! Ela está presente no sofrimento humano do pobre do faminto, do enfermo, do estuprado, do drogado, do excluído social. Jesus continua pregado na cruz em todo tipo de sofrimento injusto causado no ser humano!
A Igreja celebra a “Festa da Exaltação da Santa Cruz”, mas que sentido tem esta festa? Ela já foi símbolo de guerras religiosas e de extermínios raciais! Seria a exaltação do sofrimento humano como estilo de vida? Quem gosta de sofrer é doente mental e Deus não fez o ser humano para o sofrimento ou pra a morte!

2.Palavra de Deus.
Nm 21,4-9 – O Povo de Israel murmurava contra Deus por causa do sofrimento no caminho do deserto. Blasfemava e, por isso, foi picado por serpentes venenosas. Castigado e arrependido, pediu socorro e Deus o libertou com a contemplação da serpente de bronze, erguida sobre um poste, símbolo profético de Cristo erguido na Cruz do Calvário!
Fl 2,6-11 – Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, desceu do céu, humilhou-se até a morte de cruz, mas o Pai o elevou à glória de ressuscitado e foi constituindo Senhor e Juiz do universo!
Jo 3,13-17 – Jesus fala de sua morte na Cruz, enquanto símbolo e expressão de seu infinito amor pela criatura humana: “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho para que todos os que nele crerem tenha a vida eterna”.

3.Reflexão.
É bom fixar nossa mente e coração no sofrimento de Jesus, morto na cruz! Mas este momento já passou! Hoje, Ele está vivo, ressuscitado e assentado à direita de Deus na glória! A “Exaltação da Cruz de Cristo” recorda o amor infinito de Deus por sua criatura humana. Ele desceu até a humilhação da cruz, mas Deus o elevou até a glória celestial. É o caminho para os discípulos do crucificado: “carregar a própria cruz cotidiana para ser elevado até a glória celeste com Jesus Cristo”.
Não pensemos, porém, que Jesus deixou de padecer o martírio da cruz! Ele continua sofrendo no corpo dos pequenos, dos humilhados, dos abandonados, dos “meninos de rua”, dos drogados, dos famintos. Diz um autor: “Nós devemos vigiar, irmãos, porque ele está numa prisão também neste momento; está no túmulo, nos cepos, nas prisões ofendido e sob processo; enfim, está em todos nós – fala-se de mártires – porque com aqueles que sofrem, ele sofre também!” É a Igreja – corpo de Cristo – que completa em si o que falta à paixão de Cristo (Cl 1,24). “Tudo o que tiverdes feito a estes meus irmãos, a mim o fizestes” (   ). Não só o bem em favor dos que sofrem, mas também o mal que faz o pobre chorar…. é feito para Jesus! Ele continua sendo crucificado no corpo de todos os que padecem por causa da injustiça e da maldade dos poderosos, leigos ou religiosos!
Jesus Cristo pode estar crucificado ao lado de nossa casa ou no interior da nossa família, na pessoa de um doente, de um deprimido, de um injustiçado, de uma vítima da droga ou do vício! Onde estão, hoje, os crucificados, lá está Jesus Cristo!
“Podemos beijar, piedosamente, a imagem do crucificado e
ofendê-lo no pobre a quem desprezamos”!

Frei Carlos Zagonel

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …