Página Inicial / Animação Litúrgica / 29º Domingo do Tempo Comum

29º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1476 – 29º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 19/10/2014
DOMINGO “EU SOU O SENHOR, NÃO EXISTE OUTRO” (Is 46,6)
Dia Mundial das Missões
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do mês de outubro, podendo acrescentar alguns símbolos que nos lembre missão. Para iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
Enviai, Senhor, muitos operários para a vossa messe, pois a messe é grande Senhor, e os operários são poucos! (bis)
1. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que nos reunimos em comunidade para fazer memória da Páscoa do Senhor. Ele renova em nós a disposição de segui-Lo e construir seu Reino. Com o nosso coração cheio de esperança vamos recordar os fatos que marcaram a nossa vida nesta semana, lembrando especialmente de todos os homens e mulheres que deixam suas famílias, seu país para se doarem no anúncio da Boa-Nova do Evangelho. (o animador motiva a assembleia a fazer a recordação da vida). Em comunhão com todos os que hoje celebram o Dia do Senhor, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
2. CANTO INICIAL
Canta, meu povo! Canta o louvor de teu Deus! Que se fez homem e por nós morreu, que ressuscitou pelo amor dos seus!
1 – Somos a nação santa e o povo eleito, um sacerdócio real. Deus nos chamou das trevas à sua luz, Sua luz imortal.
2 – Nós somos transportados da morte à vida, pelo amor dos irmãos. Vamos amar até nossos inimigos, é a lei do cristão!
3 – Senhor Jesus, já não sou mais eu que vivo, Tu vives em mim. O meu desejo é um dia ver tua face, na glória sem fim.
Presidente – Como filhos amados do Deus da vida, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – A paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
3. ATO PENITENCIAL
Presidente – De coração arrependido e humilde, aproximemo-nos do Deus Justo e Santo, para que tenha piedade de nós, pecadores (pausa). Confiantes na sua infinita misericórdia, peçamos perdão, cantando.
1 – Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei, pelo mal que lhe causei, piedade! (bis)
2 – Ó Cristo, tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis, piedade! (bis)
3 – Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei, piedade! (bis)
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
4. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, única fonte de autoridade, ajudai-nos para que ninguém abuse do poder que nos confiastes, a fim de que toda autoridade sirva para o bem de todos e assim o mundo vos reconheça como único e verdadeiro Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sentados, cantemos, preparando nosso coração para ouvir o que o Senhor vai nos falar por meio de sua Palavra.
Shemá Israel, Adonai elohenu. Adonai ehad! (bis)
Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, um é o Senhor! (bis)
5. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (45, 1.4-6)
6. SALMO RESPONSORIAL (95)
Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória! (bis)
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
– Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
– Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
– Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” pois os povos ele julga com justiça.
7. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES (1, 1-5b)
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Como astros no mundo vós resplandeçais, mensagem de vida ao mundo anunciando, da vida a Palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (22, 15-21)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados e comprometidos com a Palavra de Deus, professemos nossa fé, cantando.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus bondoso e misericordioso, supliquemos confiantes por nossas necessidades.
– Senhor, abençoai a vossa Igreja e dai ao Papa Francisco, aos bispos, aos padres, diáconos, religiosos(as), leigos(as) sabedoria e discernimento para anunciar com alegria o Evangelho. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os que assumiram cargos públicos e as lideranças de nossas comunidades, para que façam do poder um serviço a favor da vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II, de Linhares, para que seguindo o exemplo de seu padroeiro seja cada vez mais fervorosa em sua ação missionária. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai as nossas comunidades para que apoiem os jovens, adolescentes e crianças que fazem parte do trabalho missionário dentro e fora de nossas paróquias e incentivem outros a participarem desses grupos de evangelizadores. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração Missionária.
Pai de bondade, nós te agradecemos pelo teu Filho Jesus enviado para dar vida plena a toda criatura. Dá-nos teu Espírito para que, libertos do egoísmo e do medo, lutemos com coragem contra toda forma de escravidão. Como Igreja missionária, renovamos nosso compromisso de anunciar o Evangelho em toda parte. E, com intercessão de Maria, alcançar a libertação prometida. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – “Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como os desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho.” (Alegria do Evangelho 127) Junto com a nossa oferta generosa que neste dia é destinada às Obras Missionárias, apresentemos ao altar do Senhor as ações missionárias de nossa comunidade.
Preparar esse momento com antecedência e apresentá-lo de forma criativa e bonita.
Evangelizar, proclamando a Boa-Nova. Quero servir, dialogar, anunciar. Somos teu povo, Senhor, testemunhar teu amor é missão de cada um de nós. (Bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Ficamos sabendo, Senhor, das mesas vazias sem pão, sabemos que a fome e a dor, prejudicam os nossos irmãos.
E por isso trouxemos aqui, o que Deus nos mandou partilhar: os frutos da gratuidade, vêm nas mãos de quem sabe amar, vêm nas mãos de quem sabe amar.
2 – De novo a colheita sobrou, aqui o que se planta dá, mas o pobre que trabalhou, ficou vendo o país exportar. (… vem nas mãos de quem sabe doar.)
3 – Fazer a vontade de Deus, é abrir o coração e doar, nós somos irmãos, filhos seus, ser família é saber partilhar. (… vem nas mãos de quem sabe ofertar.)
(Onde houver Celebração Eucarística)
Que vos seja agradável, vos pedimos Senhor o nosso sacrifício que ofertamos no amor.
1 – Bendito sejais Deus nosso Pai e Salvador, pelo que recebemos por vossa bondade, pelo fruto da terra, trabalho e suor aqui apresentados para a santidade, e nossa salvação como dádiva de amor que será pão da vida e de eternidade.
2 – Senhor Deus do universo, bendito sejais pelo fruto da vinha que vos ofertamos no cálice com vinho que agora nos dais que por divina bondade o recebemos, na aliança que não nos deixará jamais e que será o sangue bendito em que cremos.
PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Senhor e formados por seu divino ensinamento ousamos dizer. Pai Nosso…
CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
A César darão o que é dele, se a ele é que estão a servir! A Deus o que é dele ofereçam, se querem justiça cumprir!
1 – Eu me sinto feliz, perto de Deus, em achar um abrigo no Senhor.
2 – Eu, agora, estarei, sempre, com ele, pois, me veio trazendo pela mão.
3 – Vosso plano de amor me vai guiando, para chegar, finalmente, em vossa glória.
4 – Quem se afasta de vós, nada consegue, quem se alegra sem vós, não é feliz.
5 – Vou cantar a bondade do Senhor pelas ruas e praças da cidade.
19. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e todo-poderoso, saciados pelo pão da vossa Palavra (e pela Comunhão), acompanhai-nos todos os dias de nossas vidas, fortalecei-nos em nossa missão e dai-nos colher os frutos da participação na ceia do vosso eterno amor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo. Amém.
– O Senhor Jesus que prometeu à sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras. Amém.
– O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, dar vista aos cegos e curar os corações humilhados e contritos. Amém.
– Abençoe-vos o Deus da vida, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe na missão de evangelizar. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
Feliz de quem caminha, tendo Deus no coração, quem faz da sua vida, uma eterna procissão. (bis)
1 – Quero ver o mundo, com o teu olhar, e a dor da vida, com teu coração. Vou levar ajuda a quem precisar, vou cantar a vida como uma canção.
PARTILHA DA PALAVRA
O Profeta Isaías conta que Ciro, rei pagão, vencendo a Babilônia e dando liberdade ao povo exilado, está sendo escolhido por Deus para estabelecer a justiça na história. Ao dar uma espécie de anistia pelo decreto, conhecido como edito de Ciro, ele é saudado como o enviado e ungido do Senhor para libertar seu povo. Está devolvendo a Deus o que lhe pertence – o povo sofrido –, centro das atenções de Deus. A Carta aos Tessalonicenses é o primeiro escrito do Novo Testamento, Paulo ali chega 20 anos depois da morte de Jesus e anuncia o Evangelho e organiza um pequeno grupo. Ele ficou aí poucas semanas, pois teve que fugir, perseguido que estava. Mais tarde, Timóteo traz notícias da comunidade para Paulo que se encontra em Corinto, dizendo que todos se lembravam dele. Com essa notícia ele se alegra e retoma o entusiasmo pelo anúncio do Evangelho. E tomado de emoção escreve imediatamente uma carta aos cristãos daquela comunidade que torna-se exemplo de caminho a ser seguido pela “atuação de fé, esforço da caridade e firmeza na esperança”. No Evangelho aparece o conflito entre o mestre da justiça e as lideranças injustas, que chega ao ponto máximo. Fariseus e herodianos se dirigem a Jesus. Após palavras de elogio, chamam-no de mestre verdadeiro, dizem que ele ensinava o caminho de Deus. Depois interrogam-no se é lícito pagar o imposto a César. Jesus é muito hábil em sua resposta. Denuncia a hipocrisia. Desfaz a armadilha que lhe prepararam. Oferece um ensinamento acima do nível proposto pelos inimigos. Jesus afirma que acima de qualquer poder humano está Deus e seu povo, criado à sua imagem e semelhança. Não se trata de devolver uma vil moeda, mas sim de devolver a Deus seu povo, o qual não deve se submeter a nenhum poder humano que se faça passar por divino. A Deus não temos como pagar, pois tudo a ele pertence. O tributo que podemos pagar a Deus é a entrega de nossa vida, compromisso com o projeto que Jesus nos ensinou, no amor fraterno e na justiça. A palavra de Jesus nos possibilita maior discernimento o nos fortalece para que nossas opções não sejam determinadas pelo projeto “de César”, mas pelo projeto de Deus, único e absoluto a ser buscado no cotidiano de nossa caminhada de discípulos missionários.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Ef 2,1-10; Sl 99; Lc 12,13-21
3ª feira: Ef 2,12-22; Sl 84; Lc 12,35-38
4ª feira: Ef 3,2-12; Is 12,2-6; Lc 12,39-48
5ª feira: Ef 3,14-21; Sl 32; Lc 12,49-53
6ª feira: Ef 4,1-6; Sl 23; Lc 12,54-59
Sábado: Ef 4,7-16; Sl 121; Lc 13,1-9
Domingo: Ex 22,20-26; Sl 17; 1Ts 1,5c-10; Mt 22,34-40

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …