Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

XIV  Congresso  Nacional da Pastoral Familiar.
Aconteceu, em S. Luís do maranhão, de 26 a 28 de Setembro, o XIV congresso Nacional da Pastoral Familiar. Tema do congresso: “Família, transmissora da fé”. Lema: “Anunciar a fé, com ousadia e coragem”.  Foi um grande e extraordinário evento eclesial que congregou todos os 18 regionais da CNBB, representantes das arquidioceses e Dioceses do Brasil. Todos os movimentos, associações e serviços eclesiais que trabalham em prol da família,  também, estiveram presentes e apresentaram a riqueza de seus trabalhos pela família brasileira. O objetivo maior do congresso foi  a promoção e o anúncio do evangelho da família. A Igreja, através destes congressos, reapresenta a família como Deus quer, ou seja, apresenta os desígnios de Deus sobre a família, denunciando as ameaças devastadoras  que vem sufocando e machucando o núcleo familiar, hoje. Porquanto, a família é o bem mais importante da pessoa humana, o grande capital social para a saúde e equilíbrio da sociedade, e maior tesouro para a humanidade. Temas relevantes foram refletidos e abordados por especialistas, tais como: Família recurso para a sociedade, família e políticas familiares, desafios que fragilizam e passos que consolidam a relação familiar, diálogo com os filhos na cultura atual, paternidade e maternidade: direitos e deveres e a importância da organicidade da pastoral familiar.

O regional Oeste 2 de MT, com sede em Cuiabá, foi representado no congresso por 10 casais: 3 da arquidiocese de Cuiabá, 3 da Diocese de Diamantino, 2 da Diocese de Sinop, 1 da Diocese de Juína, 1 da Diocese de Cáceres  e 2 sacerdotes de Cuiabá (Pe. Deusdédit, da P. coração Imaculado de Maria e Pe. Alex, de Santo Antônio),  que acompanharam o grupo.
Foi excelente e contagiante o clima de alegria, harmonia, congraçamento e comunhão fraterna durante o congresso. Além, disso fomos enriquecidos pela partilha de experiência no campo da pastoral familiar, bem como, o convívio com as famílias hospedeiras de S. Luis. Realmente é um povo alegre, maravilhoso e extremamente acolhedor.
No final do congresso, foi anunciado a sede do próximo congresso, que acontece a cada 3 anos. Será no Regional oeste 2, precisamente em Cuiabá,   sede do nosso regional. O congresso será em Setembro de 2017. Data e tema Ainda serão definidos. Mas provavelmente será o mesmo tema do encontro Mundial das famílias, em Filadélfia (USA), em 2015, com a presença do Papa Francisco.
Que Deus abençoe nossas famílias!

Pe. Deusdédit – Assessor eclesiástico e espiritual da P. familiar do regional Oeste 2.

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …