Dia de Finados

Ano A – XXIV – Nº 1479 – cor roxa – 02/11/2014
COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS FALECIDOS
“QUEM CRÊ EM JESUS TERÁ A VIDA ETERNA,
E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA”
1. ACOLHIDA
A celebração de hoje pode ser feita tanto na Igreja como no Cemitério. Preparar um bonito cesto, tirinhas de papel e canetas. Acolher as pessoas e orientá-las a escrever o nome dos fiéis falecidos e/ou suas intenções. Durante o refrão uma pessoa com veste roxa entra com as intenções e coloca-as próximo ao altar.
Eu o ressuscitarei (3x) no dia final. (bis)
Animador(a) – Irmãos e irmãs é Deus quem nos reúne para celebrarmos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. É com carinho que os acolhemos, especialmente, aqueles que nos visitam. A fé em Cristo nos permite celebrar com serenidade, paz e esperança a memória de todos os fiéis falecidos. Na certeza de que nos tornamos, pelo Batismo, membros do Cristo crucificado-ressuscitado e passamos por meio da morte, à vida eterna, confiantes, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
2. CANTO INICIAL
A morte já não mata mais, perdeu seu aguilhão fatal na luta que com a vida travou. Venceu o príncipe da paz, que em seu combate triunfal, a morte derrotou!
1 – Ao nosso Pai glória e louvor, pois, deu vitória a todos nós. Ó Cristo Jesus, nosso Deus e Senhor, mortos ressurgem ouvindo tua voz.
2 – Um dia, a hora vai chegar e, desde já, se pode ouvir a voz deste Filho de Deus a chamar; todos os mortos irão ressurgir.
Presidente – Reunidos no amor do Pai, na certeza da vida plena que Ele nos reserva, façamos o sinal da nossa fé, cantando: Em nome do Pai… (à escolha)
Presidente – A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo. Bendito seja Deus…
3. DEUS NOS PERDOA
Presidente – No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Imploremos o perdão do Senhor, cantando.
1 – Senhor, tende piedade dos corações arrependidos.
Tende piedade de nós, tende piedade de nós! (bis)
2 – Jesus, tende piedade dos pecadores, tão humilhados!
3 – Senhor, tende piedade intercedendo, por nós, ao Pai!
Presidente – Deus da vida, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
O Presidente convida a assembleia a rezar, em silêncio, por todos os falecidos, enquanto a pessoa que no início da celebração entrou com o cesto das intenções, ergue-o em frente ao altar.
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos ao Pai que, pela ressurreição de Jesus Cristo, nos concedeu a vida eterna, cantando o Hino do Glória.
Glória a Deus! (4x)
1 – Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados! A vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.
2 – Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos.
3 – Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai.
4 – Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor.
5 – Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor. Amém.
4. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, escutai as preces que hoje vossa Igreja em todo o mundo faz em favor daqueles que partiram desta vida. Vós que ressuscitastes Jesus, que está a vossa direita, fortalecei nossa esperança e dai-nos crer firmemente na ressurreição dos mortos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
5. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
O leitor (a) apresenta o Lecionário (ou Bíblia) enquanto se canta.
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!
As leituras não estão na sequência. Procure no Lecionário em: Comemoração dos fiéis falecidos.
6. LEITURA DO LIVRO DE JÓ (19, 1.23-27a)
7. SALMO RESPONSORIAL (26)
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes. (bis)
– O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
– Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
– Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! É vossa face que eu procuro. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio!
– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
8. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5, 5-11)
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (6, 37-40)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Confiantes na ressurreição e na vida eterna, professemos a nossa fé, cantando.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos ao Pai os nossos pedidos. Após cada prece, cantemos: “Ó Senhor, Senhor neste dia escutai nossa prece.”
– Senhor, iluminai a Vossa Igreja e seus pastores, para que testemunhem sempre a sua fé no Cristo ressuscitado e leve a todos a vossa promessa de ressurreição. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos a viver conforme os ensinamentos do Vosso Filho Jesus, para que possamos um dia participar da assembleia celeste com nossos irmãos e irmãs que se encontram no Vosso Reino Glorioso. Nós vos pedimos.
– Senhor, consolai todos os que choram a morte de seus entes queridos, para que a esperança na vida eterna seja conforto nesta hora de dor e de saudade. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a oração pelos fiéis falecidos.
Ó Deus, que pela morte e ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o mistério da morte, acalmastes nossa angústia e fizestes florescer a semente da eternidade que Vós mesmo plantastes em nós. Concedei aos vossos filhos já falecidos, a paz definitiva da Vossa presença. Enxugai as lágrimas de nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na ressurreição prometida. Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da ressurreição descansem em paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Durante o comentário, pessoas da Pastoral da Saúde, da Esperança e Ministros da distribuição da Sagrada Comunhão (onde houver) apresentam-se diante do altar com camisas e símbolos que expressem o seu trabalho, enquanto se canta.
Animador(a) – A vida eterna é uma promessa de Deus. Confiante, o ser humano procura a face de Deus, quer habitar no santuário do Senhor, ver sua bondade. É convidado a esperar no Senhor até que Ele venha. Nesta celebração da saudade e da vida, apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso de rezar sempre pelos vivos e pelos mortos na esperança da feliz ressurreição.
Toma Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver celebração da Palavra)
A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá. aos olhos dos insensatos pareceram morrer; mas eles estão em paz! Aleluia, aleluia!
1 – “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente.
2 – “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” Que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
(onde houver celebração Eucarística)
1 – Quem vai com lágrimas lançando a semente, e, só, cansado, após o trabalho o corpo deita, prepare cantos para a festa da colheita: Deus lhe dará com abundância os seus bens!
Senhor Deus Pai sejas bendito por este vinho e este pão. Por toda dor e cada grito que se faz vida em comunhão!
2 – Quem come o pão do seu suor e sofrimento, e, solidário, une a sua à dor alheia, prepare o dia para a grande, farta ceia: o próprio Deus lhe servirá a refeição!
3 – Quem se faz trigo e como dom a vida entrega, na luta por um mundo justo e fraterno, prepare a vida para a luz do sol eterno: Deus será nele a total ressurreição!
 PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Eu sou o Pão da Vida: o que vem a mim não terá fome, o que crê em mim não terá sede. Ninguém vem a mim se meu Pai não o atrair.
Eu o ressuscitarei (3x) no dia final. (bis)
2 – O pão que Eu darei é meu Corpo, vida para o mundo. O que sempre comer da minha carne viverá em mim como Eu vivo no Pai.
3 – Eu sou o Pão da Vida, que se prova, e não se sente fome. O que sempre beber do meu sangue viverá em mim e terá a vida eterna.
4 – Sim, meu Senhor, eu creio que vieste ao mundo a remi-lo, que Tu és o Filho de Deus e que estás aqui alimentando nossas vidas.
Todo aquele que crê em mim um dia ressurgirá e comigo então se assentará à mesa do banquete do meu Pai.
1 – Aos justos reunidos neste dia, o Cristo então dirá: “Oh! Venham gozar as alegrias que meu Pai lhes preparou”.
2 – A fome muitas vezes me abateu, fraqueza eu senti. Vocês, dando o pão que era seu, mais ganharam para si.
3 – E quando eu pedi um copo d’água, me deram com amor. E mais, consolaram minha mágoa, ao me verem sofredor.
4 – Eu lembro que também estive preso: terrível solidão!… Vocês aliviaram este peso com a sua compreensão.
20. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e todo-poderoso, que nos criastes para a felicidade eterna, dai a luz e a paz da vossa presença àqueles que já partiram deste mundo e concedei-lhes a glória a que nos chamais e a esperança de encontrá-los no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Presidente – Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno (3 vezes).
Todos – E a luz perpétua os ilumine.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. GESTO CONCRETO
Criar a Pastoral da Esperança e resgatar os valores cristãos do acolhimento e visitação às famílias enlutadas.
23. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, Ele que, na sua bondade, criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição. Amém.
– Deus vos conceda o perdão dos pecados e, a todos os que morreram, a paz e a luz eterna. Amém.
– E todos vós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivais eternamente com Ele. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
1 – Ó Deus fiel ouvi a prece, este lamento do coração. Mesmo que as dores nos oprimam, temos em vós consolação.
Vossa presença nos faz viver. Faz-nos sentir a eternidade. Ó Deus da vida, Deus de amor. Amém!
2 – Mesmo que as trevas nos envolvam, sempre mais forte é vossa luz. Mesmo que a morte nos visite, ressuscitado está Jesus.
PARTILHA DA PALAVRA
No dia em que fazemos memória de todos os fiéis falecidos, tudo fala de vida, por isso podemos afirmar que morrer é viver. A ressurreição de Cristo é a confirmação da fidelidade de Deus à Sua promessa. O Apóstolo Paulo apresenta a vida eterna não como uma possibilidade, mas como uma certeza, como algo que já possuímos. Ressurreição não significa a volta para nova vida aqui na terra. Nossa vida, aqui, é vivida apenas uma vez. Ressurreição é a transformação plena e total da maneira de ser de uma pessoa e o autor dela é Deus. A morte questiona o sentido de nossa vida. Cada um de nós, diante do Pai, percebe-se como realmente é e como viveu sua existência terrena, julga-se ou é julgado com os critérios de Deus: o amor e a justiça. Pela morte, nossa entrada no Reino se dá de maneira plena e definitiva, por graça Divina. Assim é preciso que vivamos como filhos de Deus, para sermos dignos da salvação que Ele nos oferece. No mundo da fé, os limites ou fronteiras entre a morte e a vida são caminhos transitáveis em um eterno dar e receber que abarca o céu e a terra. Esta comunhão ou ligação se dá em Cristo. A fé é um caminho que já iniciamos e está concluído para os falecidos, pois eles já passaram por intermédio da morte para a vida eterna. Cremos em um encontro que está carinhosamente preparado pelo Pai. Mais ainda: cremos no Deus de amor, o único que pode purificar nossas vidas e levar-nos à assembleia dos Santos. Colocamos nossa confiança no Senhor para que Ele dê aos falecidos o que lhes falta para alcançar a feliz ressurreição. Que Ele nos dê também um coração sensível e generoso com os irmãos e irmãs que partem desta vida e a solidariedade com as famílias enlutadas.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Fl 2,1-4; Sl 130; Lc 14,12-14
3ª feira: Fl 2,5-11; Sl 21; Lc 14,15-24
4ª feira: Fl 2,12-18; Sl 26; Lc 14,25-33
5ª feira: Fl 3,3-8a; Sl 104; Lc 15,1-10
6ª feira: Fl 3,17-4,1; Sl 121; Lc 16,1-8
Sábado: Fl 4,10-19; Sl 111; Lc 16,9-15
Domingo: Ez 47,1-2.8-9.12; Sl 45; 1Cor 3,9-11.16-17; Jo 2,13-22

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …