Página Inicial / Animação Litúrgica / 34º Domingo do Tempo Comum

34º Domingo do Tempo Comum

 Ano A – XXIV – Nº 1482 – 34º Domingo do Tempo Comum – cor branca ou dourada – 23/11/2014
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO
Dia Nacional dos Leigos(as)
Preparar o espaço celebrativo com uma cruz e uma coroa de espinho, na mesma. Preparar recordação da vida. Entoar suavemente o refrão antes de qualquer motivação.
Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. (3x)
1. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, é muito bom estarmos reunidos para celebrar nossa fé em Jesus Cristo e nossa vida na comunidade e na sociedade. Bem-vindos a este encontro fraterno neste último domingo do ano litúrgico em que fazemos memória a Cristo Rei do Universo e Senhor da nossa existência. Pelo mistério de sua encarnação, morte e ressurreição, Jesus nos mostrou que seu reinado difere de todos os reinados deste mundo. Fez do amor e do serviço sua missão. Nesta celebração, trazemos presente a vida e o empenho de todos os leigos e leigas que estão servindo ao Reino de Deus em nossas comunidades, nas pastorais, serviços e movimentos. (Acrescentar a recordação da vida preparada antecipadamente).
Procissão de entrada como de costume, incluindo a imagem ou quadro de Cristo Rei do Universo, que deve ser colocado em lugar previamente preparado.
2. CANTO INICIAL
1 – Com a presença de Cristo entre nós, temos certeza que o Reino chegou. Tudo de novo renasce de Deus e o povo sente que tudo mudou.
Este é o Reino chegando, aurora nascendo e a fonte jorrando, Jesus está vivo no meio de nós.
2 – Jesus convoca e reúne no amor, faz enxergar o que o povo não vê, revela ao pobre seu grande valor, garante a vida a todo o que crê.
3 – O povo simples encontra em Jesus, uma resposta que vem confirmar, o que é de Deus, o que é bom, o que é luz, e um tempo novo que vai começar.
Presidente – Reunidos pela Trindade Santa para celebrarmos os Santos Mistérios, façamos o sinal de nossa fé, cantando.
1 – Em nome do Pai que nos criou, e do Filho que nos salvou e do Espírito Santo que nos une com amor. (bis)
2 – Amém, amém, amém, amém, amém, amém, amém, amém, amém, para todo e sempre amém. (bis)
Presidente – O Senhor que encaminha os nossos corações para viver no amor e na presença de Cristo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
3. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A força do reinado de Jesus está no perdão que salva e no amor que liberta. Abramos nosso coração ao arrependimento e imploremos a misericórdia de Deus pelas nossas faltas para com o próximo. (pausa) Peçamos perdão, cantando.
Solo: Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de nós!
Ass.: Senhor, tende piedade de nós!
Solo: Ó Cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de nós!
Ass.: Cristo, tende piedade de nós!
Solo: Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de nós!
Ass.: Senhor, tende piedade de nós!
Presidente – Deus de amor, perdoe os nossos pecados na vossa imensa bondade e nos conduza a uma vida em plenitude. Amém.
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Demos glória a Deus por todos os benefícios que d’Ele recebemos e pela dedicação de todos os leigos(as) de nossa comunidade.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. (bis) Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)

4. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, concedei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo a vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
5. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Leigos(as) realizam este momento de forma bem criativa. O Lecionário ladeado com velas.
Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
1 – Cristo me chama, Ele é Pastor. Sabe meu nome, fala Senhor.
2 – Sei que a resposta vem do meu ser, quero seguir-Te para viver.
6. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL (34, 11-12.15-17)
7. SALMO RESPONSORIAL (22)
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
– Pelos prados e campinas verdejantes Ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
– Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
– Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
8. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (15, 20-26.28)
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o Reino que vem, seja bendito; ao que vem e a seu Reino, o louvor!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (25, 31-46)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus uno e trino que nos deu Jesus Cristo, Rei do Universo.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Cheios de confiança, elevemos ao Deus da vida os pedidos de nossa comunidade.
– Senhor, concedei ao Papa Francisco sabedoria para administrar Vossa Igreja no mundo. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todos os leigos(as) da nossa comunidade para que continuem firmes na missão, mesmo nas dificuldades. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a paróquia Cristo Rei, em Sooretama, despertai a vivência do amor, da partilha, da justiça, e da paz nas comunidades,
para que o vosso Reino se faça presente nessa porção do Vosso povo. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei, Senhor, os pedidos de nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O critério do julgamento para a participação na glória de Cristo e receber a herança do Reino, é o amor aos irmãos. Apresentemos ao altar do Senhor todas as ações que nós, leigos e leigas, realizamos ao longo deste ano, na esperança de contribuir para a edificação do Reino de Deus.
Membros das Pastorais Sociais, pessoas e entidades que prestam serviço aos pobres e necessitados, apresentam-se diante do altar do Senhor com símbolos, camisetas ou cartazes. Ex.: Pastoral da Criança, Carcerária, Misericórdia, Saúde, Cáritas, Anjos de Resgate, Centro de Acolhida, Vicentinos, e os Projetos Sociais existentes, enquanto se canta.
1 – Por Deus chamado e escolhido, livre, sou comprometido com a construção de seu Reino entre nós.
Seguirei o meu Senhor, vivendo o Evangelho do amor.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver celebração da Palavra)
1 – Vou te oferecer a vida e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, coisas que me fazem crer.
2 – Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo que errei são coisas que me fazem crer.
(onde houver celebração Eucarística)
1 – Venho, Senhor, oferecer com esse vinho e esse pão tudo o que existe em meu ser, tudo o que há em meu coração.
2 – Vejo agora em Teu altar, essa oferta de amor, quero também te consagrar toda a minha vida, Senhor!
3 – E quando este pão for levantado e junto com o vinho consagrado, também as minhas mãos a Ti levantarei… Entoarei louvores ao meu Rei!
PAI NOSSO
Presidente – Unidos como família de irmãos e irmãs em Cristo Rei do Universo, rezemos ao Pai a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
 CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Jesus, o pão da vida, nasceu pra ser um Rei, mas veio pequenino, sujeito a uma lei. Convive com os pobres, se torna nosso igual e ensina os valores de um reino ideal:
Na festa da partilha, Jesus, és nosso pão, presença que anuncia a mesa dos irmãos! Se houver acesso igual aos bens do nosso chão, “justiça e paz”, na terra, então, “se abraçarão!”
2 – Não vim pra ser servido; eu vim pra lhes servir. E dou o pão dos fortes a quem quer me seguir. Lavei os pés de todos, e sou o seu Senhor, quem tem autoridade, se faça servidor!
3 – Pra colaboradores, Jesus não escolheu os grandes e doutores que o mando corrompeu. Mas pobres, que a verdade do Reino fascinou, lhes deu autoridade, e neles confiou.
4 – E diante de Pilatos, Jesus vai afirmar: o Reino da verdade, eu vim testemunhar. Se tens autoridade, foi Deus que concedeu, não vás fazer mau uso de um dom que não é teu!
20. ORAÇÃO
Presidente – Alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos, ó Deus, que, gloriando-nos em obedecer na terra aos mandamentos de Cristo, Rei do Universo, possamos viver com Ele eternamente no Reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
– No próximo domingo, a Igreja inicia o novo Ano Litúrgico.
Neste momento, pode-se fazer uma homenagem aos leigos(as) da comunidade.
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus de toda consolação disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. Amém.
– Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor. Amém.
– E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegar felizes à vida eterna. Amém.
– A bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Glorificai com vossas vidas o Senhor Rei do Universo. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – O Senhor é Rei, o Senhor é meu Pastor e Rei. (bis)
2 – O Senhor está no céu, o Senhor está no mar, na extensão do infinito. (bis)
3 – Está no céu, está no mar, na extensão do infinito. (bis)
4 – Quando eu vacilar, eu não temerei, pois o Senhor está comigo. (bis)
PARTILHA DA PALAVRA
Foi no exílio que o profeta Ezequiel exerceu seu profetismo. Longe de sua terra, sem o Templo, o povo ia perdendo a fé. A esses exilados, Ezequiel anunciou a esperança: “Deus não nos abandonou nem nos esqueceu. Ele será nosso Salvador e Libertador”. Para expressar isso, o profeta recorreu à imagem do pastor. “O próprio Senhor virá e será Pastor de seu povo”. O pastor não abandona o rebanho na hora do perigo. Mas há também uma advertência ao rebanho. Esse Pastor será juiz das ovelhas: vigiará a ovelha gorda e forte e fará justiça entre elas, a fim de que o direito das mais fracas permaneça diante das mais fortes. São Paulo vive em Corinto uma situação semelhante à de Ezequiel no exílio. Ele anunciou o reinado universal de Deus. Não só as pessoas, mas todas as coisas serão renovadas em Cristo, para que Deus seja tudo em todos. O último ensinamento do Evangelho de Mateus é sobre o juízo final. Jesus, como juiz, cumpre a profecia de Ezequiel, ao separar “ovelhas e cabritos”. Usa o critério do amor aos irmãos. A participação no Reino de Cristo passa pelo amor misericordioso ao irmão menor que sofre. O problema é que nós fazemos de Jesus um rei poderoso no céu, para não identificá-lo com os pequenos na terra. Parece que, com Deus, preferimos ter uma relação de servos, não de amigos e irmãos. “Nesse Reino Deus não é o Senhor, mas o Pai misericordioso. Nesse Reino não há servidores, mas apenas filhos de Deus, livres. Nesse Reino não se pergunta pela obediência e submissão, mas sim pelo amor e livre participação.” Qual a imagem que temos de Jesus quando o festejamos como Cristo Rei? Uma das maiores traições da história é transformar Jesus, que reinou do alto da cruz, em um rei deste mundo. Jesus é um rei diferente – sua coroa é de espinhos e seu trono, o madeiro. O Reino de Jesus não é deste mundo! Em nome do Rei que é Jesus, pode-se morrer, mas nunca matar. No Reino de Jesus, a luta é contra o mal, contra a opressão e a injustiça, contra a morte. Não contra pessoas! Matando não se vence a morte. A diferença entre o reinado de Cristo e o dos outros reis é a diferença entre o amor e o poder. No Novo Testamento, um homem ou mulher de Deus é alguém que alimenta o faminto, que veste o nu… que ama. Tudo isso porque Deus é amor e onde existe amor, Deus aí está. Não há diferença entre o Cristo dos Evangelhos e o Cristo do juízo. O Evangelho de hoje é para todos os que não são cristãos; ou, então, para todos aqueles que, mesmo não professando nenhuma fé, também são verdadeiros cristãos. Não é o que cremos ou deixamos de crer, não é o que dizemos ou deixamos de dizer, não é o que rezamos ou deixamos de rezar, não é o que temos ou deixamos de ter… nada disso nos colocará à direita ou à esquerda de Jesus, mas somente o amor exercido para com aqueles que necessitam de nós.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Ap 14,1-3.4b-5; Sl 23; Lc 21,1-4
3ª feira: Ap 14,14-19; Sl 95; Lc 21,5-11
4ª feira: Ap 15,1-4; Sl 97; Lc 21,12-19
5ª feira: Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a; Sl 99; Lc 21,20-28
6ª feira: Ap 20,1-4.11-21,2; Sl 83; Lc 21,29-33
Sábado: Ap 22,1-7; Sl 94; Lc 21,34-36
Domingo: Is 63,16b-17.19b;64,2b-7; Sl 79; 1Cor 1,3-9; Mc 13,33-37

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …