Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 2º Domingo Comum

Liturgia – 2º Domingo Comum

LITURGIA – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM –  18 de Janeiro de 2015
“Fala, Senhor, teu servo escuta!”
1. Acolhida.
Irmãos e irmãs, vamos celebrar, hoje, a Eucaristia, convidados pelo próprio Deus. Somos chamados como discípulos de Jesus – primeiro – para ouvir a sua Palavra e – depois – para anuncia-lo como nosso Salvador e Deus. Jesus é o Senhor e nós somos seus discípulos.
Como é que Deus chama? O profeta Samuel foi chamado de noite; os Apóstolos, numa manhã de sol, e você, meu irmão, onde foi encontrado pelo Senhor? Qual é a “História de seu chamado? Como foi que você se tornou discípulo/a de Jesus”? Ou pensa que Deus não chamou você?
.
2. Palavra de Deus.
1Sm 3,3-10.19 – Samuel, consagrado a Deus desde jovem, dormia nas dependências do templo e Deus o chamou durante a noite para conferir-lhe a missão da profecia em Israel. Ele teve dificuldade para reconhecer a voz de Deus, mas disse: “Fala, que teu servo escuta!”.
1Co 6,13-15.17-20 – Paulo corrige e orienta os cristãos de Corinto a respeitar o próprio corpo, como templo vivo e santo de Deus; não se pode profanar o templo de Deus com a imoralidade sexual. Nosso corpo é santo e é templo vivo do Espírito Santo!
Jo 1,35-42 – Jesus inicia sua missão escolhendo os primeiros discípulos e colaboradores. Eram homens simples, sedentos da verdade! Jesus lhes disse: “A quem procurais”? (…), vinde e vede! Convidou-os a passar um dia com Ele. Foi o suficiente: tornaram-se discípulos missionários de Jesus.
3. Reflexão.
Os primeiros discípulos de Jesus eram gente pobre, profissionais da pesca, mas sedentos de Deus: foram primeiro a João Batista que os encaminhou para Jesus – “Eis o Cordeiro de Deus! E Jesus, vendo que o estavam seguindo, perguntou-lhes: “O que estais procurando”?” – “Mestre, onde moras”? Os discípulos não estavam a procura de uma nova doutrina, mas de uma pessoa e a pessoa é conhecida pela convivência. Os discípulos conviveram com Jesus por apenas um dia e se apaixonaram! Tornaram-se discípulos missionários dele! Quem não convive com Jesus, não o conhece!
É preciso conviver com Jesus, imitá-lo para apaixonar-se por Ele e ser um discípulo missionário; você não se converte lendo um livro sobre Jesus; mas, com certeza, a conversão vem da convivência e da imitação. Você já se apaixonou por Ele? Ele é para você tão necessário como o ar que respira? Os primeiros cristãos se identificavam, apenas, como cristãos – “Sou discípulo de Cristo!”.
O discípulo de Jesus é um seguidor de Jesus!  Não é um falador de Jesus, um louvador de Jesus! Minha paixão por Jesus é o esforço cotidiano por imitá-lo e dar testemunho, primeiro, por minha própria vida, dizia o Bem-aventurado Charles de Foucauld. Pretender amar a Jesus sem imitá-lo é perigoso, pois, andaríamos por um caminho errado!
 Os apaixonados por Jesus são capazes de morrer por Ele, como morreram os mártires.
Os apaixonados por Jesus conservam seu corpo limpo de drogas, de álcool e de imoralidades sexuais (fornicação, infidelidade)! Eles sabem que são templos vivos do Espírito Santo e seus corpos são membros do próprio Senhor Jesus Cristo.
“Fomos comprados por um alto preço!”.
Fote: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=2937

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …