Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 4º Domingo Comum

Liturgia 4º Domingo Comum

LITURGIA – 4º DOMINGO COMUM – 01.02.2015

“Não fecheis o coração,ouvi, hoje, a voz de Deus!”

1.Acolhida.
O Povo de Israel teve medo da voz forte de Deus, ouvida lá no Monte Horeb; pediu que um profeta lhe falasse em seu nome! Jesus é o Profeta enviado para revelar-nos a Palavra de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus Pai para nós! Ouçamos, hoje, com atenção, a sua Palavra que será proclamada nesta celebração.

2.Palavra de Deus.
Dt 18,15-20 – O Povo de Israel, apavorado com a manifestação de Deus no Monte Horeb, pediu que um profeta falasse em seu nome. “Está bem, disse Deus. Farei surgir um profeta e porei em sua boca as minhas palavras!”.
1Co 7.32-35 – Nesta leitura, o Apóstolo Paulo, continua a catequese a respeito do casamento e da virgindade. Ouçamos, com atenção, o seu ensinamento.
Mc 1,21-28 – Jesus é o Profeta prometido e enviado por Deus; prega um ensinamento novo, fala com autoridade e poder: “ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem!” O povo, vendo tudo isso, ficava espantado!

3.Reflexão.
Jesus é o Profeta, pedido pelo Povo de Israel, enviado pelo Pai para revelar-nos sua Palavra e seu Plano de Salvação. Devemos escutá-lo, pois, o próprio Deus nos pedirá contas se não o fizermos! Em Jesus, Deus se fez um de nós, revestido de nossa fragilidade (menos o pecado), mas cheio de ternura e de fidelidade. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Mas como vai a nossa escuta? Sua Palavra é revelada em cada celebração da Palavra e da Eucaristia. Ela está presente, também, na Bíblia escrita, mas como escutamos a Palavra de Deus na celebração e quanto tempo dedicamos, diariamente, à leitura e à meditação da Palavra de Deus?
Jesus o Profeta enviado pelo Pai, frequentava e pregava nas sinagogas; hoje, Ele continua ensinando na Celebração da Palavra e da Eucaristia. Ele, com certeza, é fiel ao Pai, mas a profecia de Jesus é estendida aos sacerdotes e aos discípulos de Jesus – todos podemos e devemos ser anunciadores da Palavra de Deus. Devemos dar-nos conta que somos, igualmente, profetas e Povo de Deus, atentos e estudiosos da Palavra de Deus! Deus vai pedir-nos conta da Palavra que Ele nos confia em cada celebração dominical. O Apóstolo Paulo nos recomenda que a Palavra de Deus habite em nosso coração com riqueza e abundância (Cl 3.16).
Os tempos mudam e os costumes também, mas a Palavra de Deus permanece para sempre! (1Pd 1,24). Paulo, na 2ª leitura, fala aos coríntios, acostumados a frequentar a prostituição sagrada; mas, agora, convertidos, devem conservar seu corpo casto, quer sejam casados, solteiros ou consagrados. Todos devem guardar a liberdade pessoal de casar ou não casar, mas ele deseja leva-los pelo melhor caminho, o caminho da castidade. Num tempo em que o sexo é liberado (brinquedo legítimo!) e o Governo vacina as meninas de 11/12 anos para imuniza-las contra HPV… falar de castidade é ridículo! Mas a vida real e as consequências desta liberdade abusiva são a melhor apologia dos ensinamentos evangélicos: “O que desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto  do Senhor, sem outras preocupações!”.
Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …