Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 6º Domingo Comum

Liturgia – 6º Domingo Comum

LITURGIA – 6º DOMINGO COMUM – 15.02.2015.

“Senhor, se queres tens o poder de curar-me!”

1.Acolhida
O poder de Jesus é grande, mas a sua misericórdia e ternura em favor dos pobres é, ainda, maior! “Ele tocou com ternura o leproso e disse: Eu quero, fica curado! (…) e a doença desapareceu no mesmo instante!”.
O poder de curar leprosos era um sinal identificador do Messias, mas a ternura de “quem não quebra a cana rachada e não apaga a tocha ainda fumegante” era outro sinal ainda mais revelador. A bondade e a ternura são virtudes contagiantes! Elas conquistam novos discípulos na Igreja de Jesus!

2.Palavra de Deus.
2Re 5,9-14 – A lepra era uma doença horrorosa e incurável, mas o profeta Eliseu curou pelo poder de Deus, a um general sírio, inimigo do povo de Israel. Foi suficiente acreditar nas palavras do profeta e mergulhar sete vezes nas águas do rio Jordão para ficar curado!
1Co 10,31-11,1 – O Apóstolo Paulo aconselha à Comunidade de Corinto a viver com dignidade sua vocação cristã imitando o exemplo que ele mesmo dava a todos. A Igreja cresce em número e qualidade pelo contagio do bom exemplo!
Mc 1,40-45 – O leproso criou coragem, saiu de seu esconderijo e, prostrado diante de Jesus, pediu a cura de sua horrível e incurável doença. E Jesus estende-lhe a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.

3.Reflexão.
A Lei de Moisés, por razões de higiene pública, isolava os leprosos! Até aqui, nada de errado! Mas, demonizar o leproso, acusando-o de pecador e que devia ser evitado com desprezo não estava certo e nem era vontade de Deus! Mesmo que fosse pecador, não podia ser julgado tal por ninguém e muito menos por Lei atribuída a Deus!
Doenças horríveis, hoje, são lepra, a AIDS e a droga… Mas, quem somos nós, os sarados, para julgar a quem quer que seja? Imitando Jesus, devemos, pelo contrário, estender nossa mão e ter compaixão para com eles. Jesus não condena. Ele cura, como bom samaritano, o homem caído à beira da estrada, estende compassivo, sua mão e limpa a carne apodrecida do leproso! Imitemos a Jesus e façamos o bem sem julgar!
Jesus cura o corpo, mas primeiro purifica o coração arrependido. Nós todos somos leprosos marcados pelo pecado e precisamos criar coragem e prostrar-nos na presença de Jesus e gritar-lhe: “SE queres, tens o poder de curar-me”.  Jesus mandou o curado apresentar-se ao sacerdote e cumprir o prescrito na Lei de Moisés. Traduzindo a ordem de Jesus para nós, os doentes espirituais, significa procurar o sacerdote e confessar os próprios pecados para sermos purificados pelo Sangue de Jesus.
O mundo moderno não acredita mais no pecado; gasta dinheiro com medicação, procura psicólogos para um arranjo existencial… Quando, (na maioria das vezes), bastaria dobrar o joelho, humildemente, reconhecer a própria culpa e confessá-la a Deus mediante o ministério da Igreja! A Psicologia e a medicina nada podem fazer para apagar o pecado; somente o Sangue de Jesus Cristo pode apagar nossos pecados… E esta missão foi dada aos Apóstolos (Jo 20,21-23).
“Recebam o Espírito Santo, se perdoarem os pecados… serão perdoados”.

Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=2999

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …