Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Campanha da Fraternidade 2015

Campanha da Fraternidade 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2015
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,  promoverá a 51ª Campanha da fraternidade, iniciada em 1964.  É uma  Campanha nacional,  lançada na Quarta-feira de Cinzas.  Na arquidiocese de Cuiabá, o lançamento será no dia 17 de Fevereiro (Terça-feira),  no 29º  VINDE E VEDE. O tema é “Igreja e Sociedade”, e o lema, “Eu vim para servir (cf. Mc 10,45). O tema quer discutir a presença e a relação da Igreja com a sociedade. Assim diz o objetivo geral: “aprofundar, à luz do evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico vaticano II, como serviço ao povo brasileiro,  para a edificação do Reino de Deus”. Os cristãos são presenças vivas do evangelho na sociedade, da qual fazem parte. A Igreja reconhece a laicidade do Estado. Mas denuncia o laicismo, ou seja, a forte tendência, hoje, de exclusão das Igrejas da esfera publica, das discussões e decisões politicas.  Estado laico não é Estado ateu! Pois o Estado depende da sociedade que é formada de cidadãos e cidadãs que creem e com direito sagrado de exteriorizar a  fé em todos os ambientes.

A Igreja, como organismo social, tem muito a oferecer, através da ética social cristã ou doutrina social,  para construção da cultura da paz na sociedade e na superação das injustiças sociais. A história da sociedade brasileira traz as marcas dos relevantes serviços prestados pela  Igreja, sobretudo no campo a educação. Tais como  creches,  escolas católicas, universidades,  hospitais, cooperativas e pastorais sociais etc.  Por tanto, a Igreja pretende, com a campanha da fraternidade, apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina social, como elementos autenticamente humanizantes para  a sociedade. O lema: “Eu vim para servir” nos recorda todo o sentido da nossa vida neste mundo. Somos servidores!  A grandeza da pessoa humana não está no dinheiro, no poder, no sucesso, no prestígio,  mas na  capacidade de amar e servir às pessoas. Tornamo-nos pessoas melhores e mais felizes, na medida em que servimos os irmãos! A campanha da fraternidade é realizada durante a quaresma, que é tempo de preparação espiritual para a santa páscoa. Esta preparação  é inspirada no evangelho: oração,  jejum e  esmola. Estes exercícios quaresmais  ajudarão a nossa santificação. A quaresma nos lembra a necessidade da conversão permanente, pois  somos imperfeitos. Precisamos intensificar a busca de Deus. Só o encontro pessoal com Deus, expressão suprema de bondade e amor, pode saciar a sede do coração humano. Assim, devemos aprender a descobrir o Deus do amor como o fim verdadeiro da existência humana, abandonando-nos livremente em suas mãos. Parafraseando S. Agostinho que entendeu a ansiedade e inquietude humana, assim  disse: “Fizeste-nos, Senhor, para ti e nosso coração está inquieto até que descanse em ti”. Em fim, a Campanha da fraternidade é uma atividade evangelizadora global e ampla, desenvolvida no tempo da quaresma, para ajudar os cristãos a se tornarem mais fervorosos de espírito e às pessoas de boa vontade a se tornarem  mais solidárias e fraternas com seus semelhantes. Esta é a verdadeira penitência que Deus quer e espera de nós em preparação para da  páscoa.

Pe Deusdedit M.de Almeida é sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá
Pároco da Paróquia Coração  Imaculado de Maria(Cuiabá)
Vigário geral da Arquidiocese

Um dogma cuiabano