Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 1º Domingo da Quaresma

Liturgia 1º Domingo da Quaresma

LITURGIA – 1º DOMINGO DA QUARESMA – 22.02.2015

“Convertei-vos e crede no Evangelho!”
1. Acolhida.
Irmãos e irmãs, iniciamos o “Tempo da Quaresma” com o apelo de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. O profeta Isaias exclamava anunciando a chegada do Messias: “Consolai, consolai o meu povo!”; mas, Jesus inicia sua vida pública convocando para a penitência como condição de fazer parte no Reino de Deus! Quaresma é uma chamada para a penitência!
Terminado o “Tempo do Carnaval”, a liturgia da Igreja convida-nos ao silêncio, à oração e à “revolução mental”, ou seja: deixar um tempo propício para pensar seriamente na proposta de Deus, pois, o mundo quer o prazer a qualquer preço, mas Deus nos propõe o caminho da salvação e da vida eterna: “A figura deste mundo passa, mas a eternidade está chegando!”.

2. Palavra de Deus.
Gn 9,8-15 – A promessa da misericórdia divina – manifestada no simbolismo do arco-íris – Deus a realiza em Jesus Cristo. Ele é nossa esperança e salvação e quer usar de misericórdia conosco; por isso, deixemos os caminhos do pecado e voltemos para os caminhos do Senhor!
1Pd 3,18-22 – A “arca do dilúvio” é um simbolismo do Batismo que purifica nossa vida do pecado e não das impurezas corporais! Precisamos limpar o coração e não, apenas, o nosso corpo!
Mc 1,12-15 – Depois de jejuar e rezar no deserto, Jesus vence as tentações de satanás e nos chama à conversão – mudar a maneira de pensar e de agir – para acolher o Reino de Deus que Ele nos trouxe e anuncia. Não fiquemos inventando “carnavais”, aceitemos o desafio da conversão e, então sim, seremos salvos!

3. Reflexão.
O Tempo da Quaresma, no Brasil, é “Tempo da Campanha da Fraternidade – Igreja e Sociedade – Iluminada pelo Lema: ”Eu vim para servir"!  Com certeza, não é uma campanha destinada, apenas, a recolher fundos para alguma obra social da Igreja! É proposta de evangelização e de conversão! Qual é a missão do cristão na sociedade atual?. “O tempo está abreviado”, e, por isso, não adiemos a nossa conversão a Jesus! Há uma parte na vida da Igreja que cabe a nós realiza-la.
Quaresma é tempo de deserto, de penitência e de muita oração; do contrário, nós sucumbiremos, vencidos pelas tentações de satanás. O mundo de todos os tempos afirma que satanás não existe, mas a situação do mundo atual é a prova mais concreta de sua existência e de sua colheita abundante na seara do mundo atual! O diabo não é invenção de padres! É o espírito do mal que se opõe a Deus e procura a morte da criatura humana! É a serpente antiga que continua enganando e causando a morte!
Quaresma é tempo de conversão, ou seja: Tempo de revolução mental, inversão de movimento, reviravolta! Deixamos de pensar carnalmente e seguimos o Espírito Santo do Senhor Jesus. Chega de carnaval e pensemos em nosso destino superior e eterno! Pensemos no amor infinito e incondicional de Jesus que morreu por nós!
Por isso, “voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Quem sabe se Ele mudará de parecer e voltará para trás, deixando após si uma bênção… (…) o Senhor é justo, nós é que devemos corar de vergonha e renunciar aos pensamentos perversos de nosso coração” (Jl 2,12 e Br 2,6).
“Verdade e amor são os caminhos do Senhor!”

Frei Carlos Zagonel

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …