Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 5º Domingo da Quaresma

Liturgia 5º Domingo da Quaresma

LITURGIA – 5º DOMINGO DA QUARESMA – 22/Março/2015

“Criai em mim um coração que seja puro e silencioso”!
1. Acolhida.
O Senhor convoca-nos para esta celebração e nos acolhe com misericórdia. Recria em nós a sua “imagem e semelhança”! Ele quer reescrever em nosso coração a sua “Nova Aliança”! Por isso, façamos silêncio, pois a voz de Deus ressoa melhor num coração silencioso. É no silêncio que Ele instrui nosso coração, concede-nos seu perdão e sua intimidade!

2. Palavra de Deus.
Jr 31,31-34 – A Nova Aliança, prometida pelo profeta Jeremias e realizada por Jesus, está gravada no íntimo do coração humano; não mais em papel ou em tábuas de pedra, como antigamente! Todos podem conhecê-la. Por isso, Deus revela sua misericórdia independentemente de religião, raça ou cor!
 Hb 5,7-9 – Jesus conheceu a “obediência a Deus” (ob audire/entia = ouvir alguém) no sofrimento. O Pai não libertou Jesus da morte na cruz, mas deu-lhe a vida gloriosa de ressuscitado: da paixão à glória, eis o caminho de Deus!
Jo 12,20-33 – Os fariseus e os mestres da Lei tramavam a morte de Jesus, mas os “gregos tementes a Deus” procuram conhece-lo, buscam a salvação! E Jesus revela o seu segredo: a vida, que está na semente, só se revela na morte do grão = “O grão de trigo se multiplica quando morre sepultado na terra”!

3. Reflexão.
A Palavra de Deus ressoa num coração silencioso! É no íntimo do ser humano que Deus se revela e é neste encontro com Deus que nós mesmos decidimos nossa sorte eterna (GS 12). O mundo, especialmente, moderno rouba o espaço de Deus, reservado no coração humano e cria uma “zoada” ensurdecedora. Somos uma geração de surdos e desconhecemos o melhor de nosso Deus: seu amor misericordioso!
Os gregos, de quem fala o evangelho, eram “pagãos tementes a Deus” à procura de um sentido para as suas vidas: o mundo politeísta do Império romano não os satisfazia mais! Estavam à procura do Deus verdadeiro e, por isso, pediram para ver Jesus! Quantos gregos há em nosso meio, que procuram ver Jesus mesmo não pertencendo à Igreja católica! Recordemo-nos que Deus escreveu a “Nova Aliança” no coração humano, independentemente, da Religião ou da Igreja, da raça ou da cor!
Jesus percebeu, no íntimo de seu coração, que “a sua hora havia chegado”; por isso, entregou-se para que o Pai fosse glorificado: “Pai, glorifica o teu nome”!
Pela morte de Jesus, “o chefe deste mundo vai ser expulso e eu Jesus, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”! É pela morte de Jesus que nós fomos salvos. A Cruz de Jesus é a moeda de nossa redenção!
É pelo sofrimento, suportado com paciência, que – também nós – aprendemos o que seja obedecer a Deus e colaboramos com o preço da redenção do mundo!
"Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho!”
Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3057

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …