Liturgia Domingo de Ramos

LITURGIA – DOMINGO DE RAMOS – 29.03.2015

“Bendito és Tu que vens com tanto amor!”
1. Acolhida.
Hoje, iniciamos a “Celebração da Semana Santa”. Entremos na procissão, na companhia das crianças inocentes, aclamando Jesus, nosso Salvador. Mas, irmãos e irmãs, não assistimos a uma encenação, como quem assiste impassível, a um filme! É uma celebração na qual estamos, realmente, envolvidos. Somos atores e autores!
Tentemos penetrar no coração de Jesus e vivenciar seus sentimentos de fidelidade ao Pai e de amor e de compaixão por nós!

2. Palavra de Deus.
Is 50, 4-7 – O profeta Isaías descreveu, na figura do “servo sofredor”, os sofrimentos suportados por Jesus na sua Paixão e Morte na Cruz. Fidelidade e obediência de Jesus, humilhação e violência contra Jesus, mas Ele permanece firme e impassível sofrendo por nós.
Fl 2,6-11 – Em Jesus Cristo, o Verbo de Deus desceu até o fundo do poço da iniquidade humana, mas Deus Pai o exaltou até a gloria divina arrastando com Ele a Humanidade inteira. Ele é o Senhor e nós somos os filhos de Deus adotivos e resgatados por sua humilhação!
Mc 15,1-39 – Contemplemos o silêncio de Jesus! Ele tinha sabedoria para defender-se, mas ficou em silêncio! Que significa para nós o silêncio de Jesus? Ele tinha poder para descer da cruz e fulminar seus inimigos, mas ficou impotente e humilhado na Cruz! Que significa para nós a impotência de Jesus?

3. Reflexão.
Algumas Comunidades realizam na Semana Santa a “Encenação da Paixão de Jesus” e a TV exibe “Filmes da Paixão de Jesus”. São iniciativas elogiáveis, pois a imagem grava melhor a mensagem em nossa mente! Mas a “Semana Santa” não é uma “encenação”, uma “peça teatral”, e nós não somos meros assistentes. Nós somos atores e autores do que apresentamos no palco ou na avenida!  Na vida cotidiana, nós o aclamamos, nós o condenamos e, muitas vezes, nós cuspimos em seu rosto e Ele fica em silêncio e não desvia seu rosto de nossas cusparadas!
Iniciamos a “Semana Santa” para acompanhar a Jesus na demonstração de seu infinito amor misericordioso por nós. Ele nos arranca do mundo das trevas (do pecado) e nos transfere para a família divina. Torna-nos “participantes da natureza divina”.  Deixamos de ser trevas e nos tornamos luz no Senhor. Vamos acompanhar Jesus na sua Paixão para verificar qual foi o preço de nossa redenção! O Pai nos adquiriu ao preço do Sangue de seu Filho querido, Jesus Cristo!
Mexemos com um mistério insondável de amor de nosso Deus que nos salvar pela dor e pela morte de seu Filho querido! Dá para entender? Não dá! O amor de Deus é loucura para nós, egoístas inveterados! A “sabedoria do mundo” é o egoísmo humano!
E não esqueçamos que Jesus carregou os nossos pecados e, hoje, glorioso e ressuscitado, continua sofrendo na carne dos pobres, dos pequenos e dos excluídos do mundo dos poderosos. A Paixão de Jesus continua na paixão dos sofredores e vítimas da injustiça humana. A paixão de Jesus continua na dor física ou espiritual que você suporta com paciência e em parceria com Jesus Cristo!
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste!”
Frei Carlos Zagonel

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …