Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – 5ª Feira Santa

LITURGIA – 5ª Feira Santa

LITURGIA – 5ª Feira Santa – 02.04.2015

“Isto é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue! Fazei isto em memória de mim!”

1.Acolhida.
Hoje celebramos a Instituição da Eucaristia. Com razão, devemos perguntar-nos: “Que significa este rito”! Recordamos o gesto de Jesus que nos oferece seu Corpo e seu Sangue, na realidade do pão e do vinho consagrados. Não nos alimentamos com pão (maná), mas com o Corpo e o Sangue do próprio Jesus. Tudo isso é “Mistério da Fé” e expressão de seu amor infinito por nós.O evento realizado por Cristo na 5ª Feira Santa, hoje, ele se torna presente no sacramento que celebramos. A História de Jesus, acontecida ontem no Cenáculo em Jerusalém, hoje se realiza no sacramento que a Igreja celebra na Liturgia.

2.Palavra de Deus.
Ex 12,1-14 – A Páscoa é festa antiga, celebrada pelos judeus recordando sua libertação do Egito. É memória: recorda o fato da libertação, e é profecia da Eucaristia que realiza nossa libertação do pecado e nos torna mais semelhantes a Deus.

1Co 11,23-26 – A Igreja não inventou a missa e muito menos a Eucaristia. Os Evangelhos e o Apóstolo Paulo são unânimes na afirmação: “Nós a recebemos do Senhor”! Seria ousadia grande demais atribuir à Igreja a invenção do “Mistério da Eucaristia”!

Jo 13,1-15 – Jesus lava os pés dos discípulos: ensino e exemplo de humildade e serviço. A Eucaristia não é prêmio para os bons cristãos, mas é remédio e força para os fracos e lição de humildade e de serviço para todos os discípulos do Senhor.

3.Reflexão.
Os antigos mestres na Igreja desdobravam a Páscoa em três momentos: A “Páscoa cotidiana” – Eucaristia (missa) diária; a “Páscoa Semanal” – a Eucaristia (missa) dominical, e a “Solenidade Pascal” – vivida por toda a Igreja universal na Festividade anual. A Liturgia da Quaresma e da Semana Sant foi organizada ao longo do tempo partindo sempre da celebração do Mistério Pascal (morte e Ressurreição) de Jesus. A célebre “Missa do Galo”, iniciada antes da meia noite e concluída ao clarear do dia, separava a noite da tristeza (morte de Jesus) e a manhã da alegria (Ressurreição de Jesus). Passagem da noite para o dia!

Na Páscoa judaica – Cordeiro Pascal – o Povo de Israel sai da escravidão para a liberdade da Terra Prometida. Na Páscoa de Jesus nós saímos de uma vida de trevas e de pecado para uma vida de luz e de redimidos pelo Sangue de Jesus e nos tornamos filhos adotivos do Pai celestial.

Jesus diz: “Tomai e comei… Tomai e bebei". Entregou-nos sua vida até a morte dolorosa e humilhante na cruz! Enquanto membros do Corpo de Cristo – “Somos a Igreja de Jesus” – devemos ter a coragem de repetir para nossos irmãos: “Tomai e comei… Tomai e bebei minha vida, meu tempo, meu serviço, meus talentos e capacidades. Coloco tudo à disposição de meus irmãos! Jesus nos deu o exemplo para nós fazermos a mesma coisa, especialmente, com os mais fragilizados da vida!

“Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu sua vida por nós!
Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos!”

Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …