Sexta-feira da Paixão

Hoje o tema será a Sexta-feira da Paixão. Nesse dia em que não se celebra missa, tem-se a adoração à Santa Cruz. Tradicionalmente, durante a adoração cantam-se os chamados "impropérios". A palavra "improperia" quer dizer repreensões, reprimendas. É Jesus quem exorta os homens pela falta de amor.
A parte mais importante é o chamado Trisagion, ou seja, a tripla invocação de Deus: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal". Esta antífona é por muitos conhecida, pois faz parte do terço da Divina Misericórdia, de Santa Faustina Kowalska, porém, ela é muito mais antiga. Provavelmente remonta à antiguidade da Igreja, quiçá, à Era Apostólica.
O Trisagion, interessante frisar, está ligado à Paixão de Cristo desde o início. Existe uma tradição da Igreja Copta (da Etiópia), que afirma ter sido este hino composto por Nicodemos, o qual juntamente com José de Arimateia, enterrou o Senhor (conf. Jo 19,39) e, assim, nesse momento, olhando para o corpo de Jesus Cristo, ele teria dito "Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tende piedade de nós".

Esta tripla invocação é a resposta do povo aos impropérios, mas o que eles são? Os "improperium" estão presentes na liturgia desde o nono século e consistem no mistério do povo judeu que rejeitou o Cristo. A Igreja, com isso, não está condenando o povo judeu, pelo contrário, ela diz que a humanidade toda rejeitou Jesus. E, então, Ele pergunta: "Popule meus, quid feci tibi? Responde mihi." (Povo meu, que te fiz Eu, em que te contristei? Responda-me). É o Cristo que reclama. "Eu te dei o amor e recebi de volta o desamor", este é o mistério que se celebra na Sexta-feira Santa.
Da mesma forma que os impropérios são uma anamnese do caminho percorrido pelo povo eleito, toda a humanidade é convidada a fazer também a anamnese da própria vida, ou seja, a fazer a recordação da própria existência, vendo o quanto Deus cuidou de cada um desde a mais tenra idade.
O conteúdo dos "impropérios" leva à reflexão. Propicia o vislumbre da própria ingratidão para com Deus. Se o católico tem como centro da vida a ação de graças. A Sexta-feira Santa é o dia em que não se celebra a Eucaristia – ação de graças, por excelência – porque é o dia da ingratidão. Deus mostra de maneira inequívoca, pelas reprimendas, como a humanidade é ingrata. E, o que se pode responder diante disso? Pode-se confessar a fé, pode-se reconhecer que Deus é Santo, Deus é Forte, Deus é Imortal, enquanto cada um nada mais é do que pecador, fraco e mortal.

Lamentações do Senhor
Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi. Quia eduxi te de terra Aegypti: parasti Crucem Salvatori tuo.
Agios o Theos. Sanctus Deus.Agios ischyros. Sanctus fortis.
Agios athanatos eleison imas.
Sanctus immortalis, miserere nobis. 
Quia eduxi te per desertum quadraginta annis: et manna cibavi te, et introduxi te in terram satis bonam: parasti crucem Salvatori tuo.
Quid ultra debui facere tibi, et non feci? Ego quidem plantavi te vineam meam speciosissimam: et tu facta es mihi nimis amara; aceto namque sitim meam potasti, et lancea perforasti latus Salvatori tuo.
Ego propter te flagellavi Aegyptum cum primogenitis suis; et tu me flagellatum tradidisti. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego eduxi te de Aegypto, demerso Pharaone in mare rubrum; et tu me tradidìsti principibus Sacerdotum. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego ante te aperui mare, et tu aperuisti lancea latus meum. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego ante te praeivi in columna nubis: et tu me duxisti ad praetorium Pilati. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego te pavi manna per desertum; et tu me caecidisti alapis, et flagellis. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego te potavi aqua salutis de petra; et tu me potasti felle, et aceto. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego propter te Chananaeorum Reges percussi: et tu percussisti arundine caput meum. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego dedi tibi sceptrum regale; et tu dedisti capiti med spineam coronam. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
Ego te exaltavi magna virtute; et tu me suspendisti in patibulo Crucis. Popule meus, quid feci tibi? aut in quo constristavi te? responde mihi.
1. Povo meu, que te fiz eu?  Dize em que te contristei!
 Que mais podia ter feito,  em que foi que eu te faltei?
Deus Santo, Deus forte, Deus imortal,Tende piedade de nós! 

2. Eu te fiz sair do Egito,
 Com maná te alimentei.
 Preparei-te bela terra:
 Tu, a cruz para o teu Rei!

3. Bela vinha eu te plantara,
 Tu plantaste a lança em mim;
 Aguas doces eu te dava,
 Foste amargo até o fim!

4. Flagelei por ti o Egito,
 Primogênitos matei;
 Tu, porém, me flagelaste,
 Entregaste o próprio Rei!

5. Eu te fiz sair do Egito,
 afoguei o Faraó;
 aos teus sumos sacerdotes
 entregaste-me sem dó!

6. Eu te abri o mar Vermelho,
 tu me abriste o coração;
 a Pilatos me levaste,
 eu levei-te pela mão.

7. Pus maná no teu deserto
 teu ódio me flagelou;
 fiz da pedra correr água,
 o teu fel me saturou!

8. Cananeus por ti batera,
 bateu-me uma cana à toa;
 dei-te cetro e realeza,
 tu, de espinhos a coroa!

9. Só na cruz tu me exaltaste,
 quando em tudo te exaltei;
 por que à morte me entregaste?
 Em que foi que eu te faltei?

https://padrepauloricardo.org/aulas/sexta-feira-da-paixao-improperium

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …