Liturgia Pascal

LITURGIA PASCAL.
“Jesus não está aqui. Ressuscitou!”

1. Acolhida.
Ó Noite Santa que separa definitivamente as trevas da luz! Na aurora do primeiro dia da semana, Jesus ressuscitou transformado e luminoso. O Filho de Deus escondido na carne da Virgem Maria, agora, brilha mais que a luz do sol e entra no Reino da glória do Pai!
A todos aqueles que acompanharam os passos de Jesus nesta “Semana Santa” a certeza que a luz divina foi acesa, novamente, em nossos corações! Alegremo-nos e exultemos com Jesus Cristo ressuscitado. Aleluia!

2. Palavra de Deus
Ez 36,16-28 – Um povo escolhido, mas teimosamente pecador, atraiu sobre si o castigo de Deus: Jerusalém e seu templo foram destruídos e o povo exilado como escravo por longos 70 anos. Deus, porém, se compadeceu, lavou a alma deles com água pura e trocou-lhe o coração. Deu-lhe um coração de carne e escreveu nele a sua Lei e Mandamentos.
Rm 6,3-11 – Por sua morte e por sua ressurreição, Jesus livra-nos do pecado e nos dá um coração habitado pelo Espírito: “Somos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.
Mc 16,1-7 – As piedosas amigas de Jesus madrugaram para ungir seu corpo, mas encontraram o túmulo vazio e um anjo brilhante a dizer-lhes: “Procurais a Jesus de Nazaré? Ele não está aqui, ressuscitou!”.

3. Reflexão.
Jesus ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão Pedro, aos Apóstolos e a mais de quinhentos irmãos (alguns ainda vivos). Apareceu a Tiago e, por último, apareceu, também, a Paulo. Esta é a tradição apostólica escrita cinco ou seis anos após a morte de Jesus. Há mais de dois mil anos que os inimigos de Jesus procuram apagar sua memória, mas não conseguem! Jesus vive e voltará como Senhor, Salvador e juiz.
A História somente pode afirmar que Jesus desapareceu do túmulo, mas crer na sua ressurreição é questão de fé! Quando você crê em Jesus e procura viver de acordo com seu Evangelho, você vai senti-lo vivo e Senhor de você mesmo! Vai perceber que seu coração começa a arder como o coração dos discípulos de Emaús.
Quem passa pela experiência da fé verdadeira, é transformado e torna-se testemunha de Cristo. Ninguém mais consegue calar seu testemunho (At 4,20), ninguém mais segura uma testemunha autêntica… Nem a morte! Esta foi a história dos mártires antigos e repete-se nos mártires atuais. Hoje temos cristãos que são literalmente destroçados, queimados e crucificados por causa de sua fé em Jesus Cristo! E você é capaz de sofrer por Ele, você consegue entregar-lhe sua vida? Disse São Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas é Cristo que vive em mim!” (Gl 2,20) Cristo vive em você?
Jesus ressuscitou (levantou-se, despertou) não na carne que recebeu da Virgem Maria, mas levantou-se para uma vida superior, invisível a nossos olhos mortais, vida divina! Seu corpo agora é divinizado e não mais está sujeito às leis físicas. Pode ser “visto” e mesmo “tocado” por aqueles que têm fé. Quem não crê, não vê! (Mc 16,14).
“Porque a fé que vocês têm é muito mais preciosa que o ouro (…). Vocês não viram Jesus, mas o amam; não o vêm, mas vocês creem nele e exultam de alegria gloriosa que não se pode explicar!” (1Pd 1,7b-8).
Alegremo-nos e sejamos fortes, porque Jesus Cristo está vivo!
Ele é o Senhor para a glória de Deus Pai! (Fl 2,11).

Frei Carlos Zagonel
http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3091

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …