Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 3º Domingo da Páscoa

Liturgia 3º Domingo da Páscoa

LITURGIA – 3º DOMINGO DA PÁSCOA – 19.04.2015

“Vós o rejeitastes… vós o matastes, mas Deus o ressuscitou e disso nós somos testemunhas!”

1. Acolhida
Deus nos convoca para celebrar a Eucaristia e Jesus nos confia a missão de dar testemunho de sua Ressurreição a todos os povos: “Vós sereis testemunhas de tudo isso!” E o Apóstolo Pedro, deixando de lado o medo, com muita coragem diz: “Vós o matastes, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas!”.
A Ressurreição do Senhor não é um fato antigo! Ele ressuscitou nesta Páscoa e nós – os discípulos de hoje, somos constituídos testemunhas vivas desta vitória de Jesus.

2. Palavra de Deus.
At 3,13-15.17-19 – O povo pensava que a morte de Jesus era problema dos sacerdotes e Mestres da Lei; mas Pedro, apontando seu dedo de pescador, disse: “Vos o renegastes… vós o matastes; por isso, arrependei-vos e convertei-vos para serdes perdoados!”.
1Jo 2,1-5 – Para ser salvo é necessário crer na Ressurreição de Jesus e observar seus mandamentos! Quem afirma que ama a Deus mas não observa seus mandamentos é falso.
Lc 24,35-48 – Jesus ressuscitou, mas seu corpo, agora, é glorioso e espiritual; por isso, Jesus precisou insistir com seus discípulos, mostrou-lhes as mãos e os pés perfurados … Come um pedaço de peixe assado. Abriu-lhes a inteligência para entender as Escrituras e dar testemunho de sua Ressurreição.

3. Reflexão.
A Ressurreição de Jesus é um artigo de fé, ou seja: precisamos da luz do Espírito Santo para crer nela e para testemunhá-la. Jesus precisou iluminar a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras e dar testemunho de sua Ressurreição. Falar da Ressurreição corporal de Jesus para o povo de cultura grega significava ser um ignorante, bobo. Mas os Apóstolos falam de Jesus ressuscitado com toda a clareza e coragem: “Nós somos testemunhas de tudo isso!”.
A fé é um dom do Espírito Santo, e os Apóstolos sentem-se iluminados e fortalecidos com sua presença e cumprir missão recebida: “Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem!” (At 5,32).
Existe um testemunho oficial, próprio da hierarquia (bispos e sacerdotes), mas existe, também, um testemunho que o Espírito Santo suscita no coração dos leigos batizados. Diz o Concílio: “Cada leigo deve ser diante do mundo uma testemunha da ressurreição e da vida de Jesus!” (LG 38).
A Sagrada Escritura fala do sofrimento e da ressurreição do Messias, mas, para entender esta promessa, precisamos da luz do Espírito Santo. Jesus precisa abrir e iluminar para entender a Palavra de Deus. Aliás, Jesus havia prometido o Espírito Santo para recordar e entender seus ensinamentos. (Jo 14,26;16,13-14) .
“Vós sereis testemunhas de tudo isso!”
Frei Carlos Zagonel.
http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3103

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …