Página Inicial / Notícias / 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

Estão abertas as inscrições para o 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Marcado para 18 a 22 de agosto, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte (MG), o evento terá como tema os 50 anos da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a sagrada liturgia. Na ocasião, serão debatidos os avanços e as perspectivas do documento com vistas ao crescimento do cuidado e da qualidade nos espaços celebrativos.
A formação tornará possível o aprofundamento dos temas relacionados à arquitetura, liturgia e arte, além de auxiliar na difusão do interesse e da aplicação de conhecimentos em projetos, adaptações e construções de espaços de celebrações.

De acordo com o assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Marcelo Molinero, é necessário um “retorno ao eixo da fé, Jesus Cristo, pelo Mistério Pascal, que determina a forma de pensar e organizar o espaço celebrativo”. A formação vai ao encontro da realidade da sociedade contemporânea em que há a experiência da “perda do sagrado”. Muitas pessoas envolvidas na organização do espaço litúrgico acreditam que tudo é permitido nos locais de culto litúrgico, segundo Molinero. “Estes espaços, em sua maioria, não são reveladores do Mistério, simbólicos, simples e inculturados, portanto, inadequados à liturgia”, afirma.
Profissionais de arquitetura, engenharia e artes, estudantes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos podem participar da formação. Também fazem parte do público-alvo do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Encontro
O conferencista principal do 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra será o padre Francisco Taborda. O evento ainda contará com Mesa Redonda, Oficina de Restauro e visitas a igrejas de Belo Horizonte e Sabará (MG). Estará aberto à participação de estudantes de Teologia e Arquitetura da universidade.
Para realizar as inscrições e obter informações sobre valores e hospedagem, acesse a página do Sistema de Inscrição em Eventos da CNBB.
A organização do encontro também disponibilizou uma página no Facebook para contato com os participantes.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …