Página Inicial / Animação Litúrgica / 11º Domingo do Tempo Comum

11º Domingo do Tempo Comum

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM  –  LANÇAR E VIVENCIAR A SEMENTE DO REINO
É DEVER DE TODO CRISTÃO
 14 de junho de 2015
Cor Litúrgica: Verde
Animador – Caros irmãos, Cristo sempre procurou revelar as verdades do Reino de forma bem simples e compreensível para todas as pessoas, a fim de que os humildes pudessem acolher a proposta divina sem reservas. Fiquemos de pé e iniciemos com alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – Alegres vamos à casa do Pai e na alegria cantar seu louvor! Em sua casa, somos felizes, participamos da ceia do amor./ 1. A alegria nos vem do Senhor, seu amor nos conduz pela mão. Ele é luz que ilumina o seu povo, com segurança lhe dá a salvação./ 2. O Senhor nos concede os seus bens, nos convida à sua mesa sentar e partilha conosco o seu Pão, somos irmãos ao redor deste altar./ 3. Voltarei sempre à casa do Pai, do meu Deus cantarei o louvor. Só será bem feliz uma vida que busque a Deus como fonte de amor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Confessemos os nossos pecados. TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: Oremos: (Pausa) – Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro de vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. 
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, a Palavra de Deus é a boa semente que, ao ser acolhida em nossas almas, produz frutos de santidade em nossas vidas. Com atenção, escutemos o que o Senhor tem a nos falar.
6. 1ª LEITURA (Ez 17, 22-24) – Leitura da Profecia de Ezequiel
22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço.” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 91/92)
REFR.: COMO É BOM AGRADECERMOS AO SENHOR! (BIS) / 1. Como é bom agradecermos ao Senhor / e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! / Anunciar pela manhã vossa bondade / e o vosso amor fiel, a noite inteira. / 2. O justo crescerá como a palmeira, / florirá igual ao cedro que há no Líbano; / na casa do Senhor estão plantados,/ nos átrios do meu Deus florescerão. / 3. Mesmo no tempo da velhice darão frutos, / cheios de seiva e de folhas verdejantes; / e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus, / meu Rochedo; não existe nele o mal”!
8. 2ª LEITURA (2 Cor 5, 6-10) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 4, 26-34) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam com-preender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, rezemos a Deus, nosso Pai, pedindo que Ele nos ouça em nossas necessidades. Digamos juntos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, com alegria e fé sempre renovadas, conduza a comunidade cristã na construção do Reino de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelo Arcebispo Emérito de Brasília, Cardeal José Freire Falcão, que, nesta semana, está comemorando 66 anos de sua Ordenação Sacerdotal e 48 anos de Sagração Episcopal, para que continue nos ensinando, por meio da oração e do silêncio, a servir ao Reino de Deus sem reservas, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que a semente da santidade, que nos foi dada pelo Batismo, seja sempre mais regada pela oração, adubada pelos sacramentos, podada pela penitência e aquecida pelo sol da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Pelos catequistas de nossa comunidade, para que nunca se cansem de semear a Palavra de Deus no coração dos jovens e dos adultos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
Preces espontâneas
P.: Atendei, Pai Santo, as preces do Vosso povo e dai-nos colocar em prática a Boa Nova de Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. A mesa santa que preparamos, mãos que se elevam a Ti, Ó Senhor. O pão e o vinho, frutos da Terra, duro trabalho, carinho e amor./ REFR.: Ô,Ô,Ô, RECEBE, SENHOR! Ô,Ô, RECEBE, SENHOR!/ 2. Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa, a nossa dor vem, Senhor, transformar!/ 3. A vida nova, nova família, que celebramos aqui tem lugar. Tua bondade vem com fartura é só saber, reunir, partilhar!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que pelo pão e o vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI: Cristo, penhor da Páscoa eterna – MR (p. 433)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: missão do Teu povo escolhido! Senhor, vem livrar-nos do mal!/ REFR.: VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR, SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO, E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO UNINDO TEU POVO A CAMINHO!/ 2. Falar do Teu filho às nações, vivendo como Ele viveu: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é Teu!/ 3. Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!/ 4. Erguer os que estão humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres: missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossas forças redobre!/ 5. Buscar a verdade, a justiça, nas trevas brilhar como a luz: missão do Teu povo escolhido, Senhor nossos passos conduz!/ 6. Andar os caminhos do mundo, plantando Teu Reino de paz: missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossos passos refaz!/ 7. Fazer deste mundo um só povo, fraterno, a serviço da vida: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem nutrir nossa lida!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: Oremos: (Pausa) Ó Deus, esta comunhão da Eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A Palavra de Deus hoje nos incentiva à fé na ação de Deus na história, a descobrir as manifestações de sua presença entre nós e depositar nossa confiança em Jesus que lançou a semente do Reino. Na 1ª leitura, o profeta Ezequiel, nos chama a acreditar em Deus, pois Ele é aquele que “levanta a árvore caída” e tem o poder de fazer “florescer a árvore seca”. Do sepulcro, onde reinava soberana a morte, Ele fez surgir a vida. Na 2ª leitura, o apóstolo Paulo, movido pela confiança e pela fé, fala das contas que cada um terá de prestar a Deus, segundo o que tiver feito de bom ou de mau, enquanto estava no corpo. No Evangelho, Jesus mostra que o Reino de Deus não é algo já feito e pronto. O crescimento do Reino é um mistério semelhante ao germinar da semente. Seu processo é lento, mas progressivo. Não faz barulho, permanece escondido, cresce por si mesmo e produz frutos, transformando a vida das pessoas. A semente do Reino lançada pelo anúncio de Jesus pode parecer uma realidade pequena e insignificante, mas está destinado a atingir todos os cantos do mundo, comparado à semente de mostarda, a menor de todas, mas que torna-se a maior das hortaliças. O projeto de salvação que Deus tem para a humanidade revela-se no anúncio feito por Jesus, Nas suas palavras, nos seus gestos. Ele propôs um caminho novo, lançou a semente da transformação em nossos corações. Cabe a cada cristão, acolher a semente do Reino, deixar espaço para o Espírito Santo agir e anunciar a Boa-Nova, pois ao evangelizador cabe apenas a tarefa de semear o Reino de Deus na vida e no coração das pessoas, de maneira gratuita, sem cobranças e sem exigir resultados imediatos. Para os apressados e os que querem tudo pronto, essa parábola é uma alerta. E quanto as comunidades que estão sufocadas pela burocracia e estruturas estreitas, a semente do Reino pode não crescer. Jesus de Nazaré e seu projeto são sementes de mostarda: pequenas mas fecundas. Importa, pois que o ser humano seja a terra boa. Ele é o novo ramo de cedro; é a árvore frondosa, nascida da pequena semente enviada por Deus e fecundada no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo, onde todos podem se abrigar, principalmente os pobres e marginalizados. Acreditamos que as pequenas experiências da comunidade, dos trabalhadores, dos jovens, dos idosos e das crianças são sementes do Reino? Em nossas comunidades, onde precisamos semear a semente do Reino para que o Projeto de Deus se realize?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: 2Cor 6, 1-10; Sl 97 (98); Mt 5, 38-42
Ter.: 2Cor 8, 1-9; Sl 145(146); Mt 5,43-48
Qua.: 2Cor 9, 6-11; Sl 111 (112); Mt 6, 1-6.16-18
Qui.: 2 Cor 11,1-11; Sl 110 (11!); Mt 6, 7-15
Sex.: S. Romualdo Ab, MFac. 2 Cor 11,18.21b-30; Sl 33 (34); Mt 6, 19-23
Sab.: 2 Cor 12, 1-10; Sl 33 (34); Mt 6, 24-34.
3ª SEMANA DO SALTÉRIO
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …