Página Inicial / Animação Litúrgica / 12º Domingo do Tempo Comum

12º Domingo do Tempo Comum

Décimo Segundo Domingo do Tempo Comum
O REINO DE DEUS ACONTECE APESAR DAS TEMPESTADES DA VIDA.
21 de junho de 2015 
 
Cor Litúrgica: Verde
JORNADA DO DÍZIMO
Animador: Irmãos amados, a Liturgia nos revela que o Cristo é o Senhor que fortalece a fé dos discípulos. Nesta celebração, nós queremos rezar, de um modo especial, por todos os que atuam no serviço pastoral do dízimo e por nossos dizimistas. Pelo exemplo de generosidade na partilha, eles nos ensinam que o dízimo é expressão de compromisso com Deus e com o próximo. É por meio do compromisso com o dízimo que a Igreja pode viver e sustentar sua missão pastoral, social e evangelizadora. Fiquemos de pé e iniciemos com alegria a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – Alegres vamos à casa do Pai e na alegria cantar seu louvor! Em sua casa, somos felizes, participamos da ceia do amor./ 1. A alegria nos vem do Senhor, seu amor nos conduz pela mão. Ele é luz que ilumina o seu povo, com segurança lhe dá a salvação./ 2. O Senhor nos concede os seus bens, nos convida à sua mesa sentar e partilha conosco o seu Pão, somos irmãos ao redor deste altar./ 3. Voltarei sempre à casa do Pai, do meu Deus cantarei o louvor. Só será bem feliz uma vida que busque a Deus como fonte de amor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Caros irmãos, Jesus Cristo é o Deus presente em nosso meio, e a quem somos chamados a aderir, a confiar, a obedecer incondicionalmente. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Jó 38,1.8-11) – Leitura do Livro de Jó.
1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 8 “Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: ‘Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?’” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 106/107)
REFR.: DAI GRAÇAS AO SENHOR, / PORQUE ELE É BOM, / PORQUE ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA./ 1. Os que sulcam o alto mar em seus navios, para ir comerciar nas grandes águas, testemunharam os prodígios do Senhor e as suas maravilhas no alto mar./ 2. Ele ordenou, e levantou-se o furacão, arremessando grandes ondas para o alto; aos céus subiam e desciam aos abismos, seus corações desfaleciam de pavor./ 3. Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Transformou a tempestade em bonança e as ondas do oceano se calaram./ 4. Alegraram-se ao ver o mar tranquilo, e ao porto desejado os conduziu. Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens!
8. 2ª LEITURA (2 Cor 5,14-17) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (BIS) / Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou, é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 4,35-41) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – CREIO em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos, apresentemos nossas súplicas ao Senhor, confiando que Ele nos escuta também nos momentos de tempestade, dizendo:
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que conserve a confiança em Cristo principalmente nas tribulações e não se deixe dominar pelas modernas perseguições do mundo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos dirigentes de todas as nações, para que exerçam suas funções com justiça e compreensão, e assim promovam a concórdia e a paz entre todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todos os nossos dizimistas, para que possam sempre, por meio de sua fiel contribuição do dízimo e da oferta generosa, manifestar a Deus a sua gratidão por todos os benefícios recebidos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Pelos que atuam no serviço pastoral do dízimo em nossas Paróquias, para que obtenham sempre de Deus a certeza de que a sua opção pelo dízimo é uma fonte de força evangelizadora para toda a Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que o nosso dízimo seja sempre mais uma expressão da fé cristã e do compromisso missionário com a Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Acolhei, ó Deus, os nossos pedidos para que possamos oferecer-vos um coração que Vos agrade. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. A mesa santa que preparamos, mãos que se elevam a Ti, Ó Senhor. O pão e o vinho, frutos da Terra, duro trabalho, carinho e amor./ REFR.: Ô,Ô,Ô, RECEBE, SENHOR! Ô,Ô, RECEBE, SENHOR!/ 2. Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa, a nossa dor vem, Senhor, transformar!/ 3. A vida nova, nova família, que celebramos aqui tem lugar. Tua bondade vem com fartura é só saber, reunir, partilhar!
15. CEL.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor, e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV – MR (p. 488) –

18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: missão do Teu povo escolhido! Senhor, vem livrar-nos do mal!/ REFR.: VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR, SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO, E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO UNINDO TEU POVO A CAMINHO!/ 2. Falar do Teu filho às nações, vivendo como Ele viveu: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é Teu!/ 3. Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!/ 4. Erguer os que estão humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres: missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossas forças redobre!/ 5. Buscar a verdade, a justiça, nas trevas brilhar como a luz: missão do Teu povo escolhido, Senhor nossos passos conduz!/ 6. Andar os caminhos do mundo, plantando Teu Reino de paz: missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossos passos refaz!/ 7. Fazer deste mundo um só povo, fraterno, a serviço da vida: missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem nutrir nossa lida!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO DOS DIZIMISTAS
Recebei, Senhor, o meu dízimo. Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho é porque Vós me destes. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A pergunta fundamental do Evangelho de Marcos é: Quem é Jesus? Conhecê-Lo requer um processo de aprofundar-se em seu mistério, ouvindo sua Palavra e contemplando a sua ação. No livro de Jó “O Senhor respondeu-lhe do meio da tempestade.” Como em outras situações referidas na Bíblia, Deus manifesta-se aos homens em meio à tempestade, ou seja, ele nos fala nos momentos mais difíceis, dos grandes desafios que nos levam, muitas vezes, a fraquejar na fé e na esperança. É aí que Deus mostra seu poder e sua fidelidade. O Salmo é ação de graças. Com tempestade em alto-mar, Deus manifesta suas maravilhas de dois modos: através da tempestade e depois acalmando-a, transformando-a em brisa leve. Na Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo expressa um forte ensinamento: “Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” Paulo faz um chamamento para que abracemos uma vida nova em Cristo, pois se “alguém está em Cristo, é uma criatura nova.” Jesus veio anunciar um mundo novo, divino reino de amor, paz e justiça. Somos chamados a sermos seus discípulos missionários. O Evangelho nos apresenta um teste pessoal e comunitário da fé e da coragem de quem segue Jesus na hora dos conflitos. É toda a comunidade que se encontra em alto-mar, batida pelo furacão. A palavra e ação de Jesus enfrentam os poderes adversos (mar, diabo, doença, morte…) e manifestam o Reino de Deus. A prática de Cristo provoca duas reações: a fé que faz compreender o mistério revelado e a rejeição de quem não aceita as consequências do Seu seguimento. Jesus é alguém a quem precisamos aderir plenamente, como condição única para realizar a travessia, a mudança de uma margem à outra, a verdadeira conversão. Só quem adere plenamente poderá reconhecê-Lo como Filho de Deus. Assumir seu projeto muda nosso modo de agir, nos faz passar para a outra margem. Passamos a considerar as pessoas e fatos à luz da vida nova que Cristo trouxe a fim de fazer novas coisas. Como nossas comunidades estão se comportando diante das impetuosas tempestades do dia a dia? Como está a nossa fé?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Paulino de Nola B; Ss João Fisher B e Tomás Moro, Mts. MFac. Gn 12, 1-9; Sl 32 (33); Mt 7, 1-5
Ter.: Gn 13, 2.5-18; Sl 14 (15); Mt 7, 6.12-14
Qua.: Natividade de São João Batista Is 49, 1-6; Sl 138 (139); At 13, 22-26; Lc 1, 57-66.80
Qui.: Gn 16, 1-12.15-16; Sl 105(106); Mt 7, 21-29
Sex.: Gn 17, 1.9-10.15-22; Sl 127 (128); Mt 8, 1-4
Sáb.: S. Cirilo de Alexandria BDr, MFac. Dt 7, 6-11; Sl 102 (103); 1Jo, 4, 7-16; Mt 11, 25-30
Quarta Semana do Saltério
Décimo Segundo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …