Página Inicial / Notícias / Pe João Neto, recebe título de Mestre em Teologia Pastoral

Pe João Neto, recebe título de Mestre em Teologia Pastoral

Na Università Pontificia Salesiana (UPS), em Roma, o Pe João Neto, recebeu o título de Mestre em Teologia Pastoral. Ele defendeu com grande êxito seu trabalho de mestrado intitulado ‘A Pastoral e a Animação Bíblica em âmbito paroquial. Uma proposta para a Arquidiocese de Cuiabá’.

Padre João Neto,sdb é Salesiano e foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó pertencente a Arquidiocese de Cuiabá.

Com este título Pe João Neto propõem-se a verificar qual o espaço que a Arquidiocese de Cuiabá concede a Bíblia em sua ação pastoral para assim propor aos fiéis um caminho pastoral que os conduzam ao encontro com o Verbo de Deus mediante a Sagrada Escritura: compreendendo-a, rezando-a e vivendo-a. Assim ela se torna caminho de comunhão com Jesus Cristo e com os seus, guiando processos de conversão pessoal e pastoral, e sendo modelo missionário e conteúdo da missão. Considera-se a situação vital dos destinatários (paroquianos) para que o exercício das atividades da Pastoral Bíblica e da Animação Bíblica da Pastoral seja eficaz.

A escolha do título evidencia a importância de conjugar dois modos que não se opõem, mas que afrontam o tema bíblico na ação pastoral da Igreja. Um é a Pastoral Bíblica que é a responsável por promover a Bíblia por meio de retiros, cursos, palestras e outros meios. O outro é a Animação Bíblica da Pastoral que por sua vez fomenta a centralidade efetiva da Sagrada Escritura nas atividades pastorais.
De modo que com este trabalho pode ser uma dúplice contribuição:
Primeiramente as reflexões servirão para uma conscientização arquidiocesana referente a importância de começar a trilhar o caminho da Animação Bíblica. Uma mudança de mentalidade começa-se a formar a medida que se entende melhor a importância da centralidade da Palavra de Deus na vida e missão de cada fiel e consequentemente de cada pastoral. A pastoral bíblica não pode ser uma pastoral entre os tantos serviços apostólicos que a Igreja oferece, mas é chamada a ser a alma de cada pastoral que nutre de vitalidade salvifica a atividade de evangelização da Igreja.

Como segundo ponto este trabalho é para a Arquidiocese um recurso importante que poderá auxiliá-la na implementação de uma Comissão capaz de motivar as paróquias para que assumam a Animação Bíblica para qualificarem a formação bíblica dos fiéis. Deste modo, busca-se satisfazer os três aspectos pedidos pelo documento de Aparecida na formação bíblica: Escola de interpretação da Palavra, Oração com a Palavra, Proclamação da Palavra.
Assim a Arquidiocese de Cuiabá terá a Animação Bíblica da Pastoral como a maior expressão da Pastoral Bíblica, tendo um papel fundamental no encontro experiencial entre o fiel e Jesus Cristo, por meio da Sagrada Escritura. Coloca-se no centro da ação pastoral a centralidade da Palavra de Deus que revela o rosto de Jesus Cristo.

Confira algumas fotos, clique aqui

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …