Página Inicial / Animação Litúrgica / 21º Domingo do Tempo Comum

21º Domingo do Tempo Comum

NA LIBERDADE E NA ALEGRIA SERVIR AO DEUS VERDADEIRO
Dia da Vocação Leiga
Ano B – XXV – Nº 1528 – 21º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 23/08/2015
VIGÉSIMO PRIMEIRO DO TEMPO COMUM
MÊS VOCACIONAL – VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E OS SERVIÇOS NA COMUNIDADE DIA NACIONAL DO CATEQUISTA Cor Litúrgica: Verde
Anim.:Irmãos amados, neste Domingo deste mês vocacional, nós somos convidados a refletir sobre a vocação para os ministérios e os serviços na comunidade. Na Liturgia de hoje, peçamos a Cristo que nos ajude a sermos fiéis na fé e na obediência a Ele. Mesmo que o mundo e a sociedade atual sejam contrários ao nosso Redentor, permaneçamos firmes na justiça com a plena certeza de que somente em Cristo nós somos realmente felizes. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração. RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA -REFR.: SENHOR, SE TU ME CHAMAS, EU QUERO TE OUVIR. SE QUERES QUE EU TE SIGA, RESPONDO: EIS-ME AQUI./ 1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê, Senhor, aqui estou./ 2. Nos passos do teu Filho toda igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê, Senhor, estou aqui./ 3. Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê, Senhor, estou aqui.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
 3. ATO PENITENCIAL -P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR -Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.:Optar por Jesus Cristo não foi uma fácil tarefa ontem, e continua não sendo hoje. Ele nos convida ao discipulado, mas nos deixa claro que o caminho é exigente. Ouçamos com amor as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Js 24,1-2a.15-17.18b) – Leitura do Livro de Josué. Naqueles dias, 1Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2aEntão Josué falou a todo o povo: 15”Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18bPortanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 33/34) – REFR.:PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR! / 1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor,/ que ouçam os humildes e se alegrem. / 2. O Senhor pousa seus olhos sobre os justos/ e seu ouvido está atento ao seu chamado;/ mas ele volta sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança. / 3. Clamam os justos e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta./ Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ 4. Muitos males se abatem sobre os justos,/ mas o Senhor de todos eles os liberta./ Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege,/ e nenhum deles haverá de se quebrar./ A malícia do iníquo leva à morte,/ e quem odeia o justo é castigado./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera. 8. 2ª LEITURA (Ef5, 21-32) – Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. Irmãos: 21Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros.22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo6, 60-69) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ- Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL -P.: Irmãos caríssimos, elevemos a Deus as nossas preces pelas necessidades da Igreja e do mundo inteiro, dizendo: Senhor, atendei a nossa prece! TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que renove a cada dia sua opção e sua fidelidade a Cristo, fortalecendo-se à luz da Boa Nova da salvação, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Pelas autoridades governamentais, para que governem com discernimento e justiça, buscando sempre o bem comum dos cidadãos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Por todos os cristãos leigos, para que possam se conscientizar de sua missão na Igreja e busquem a santificação diária por meio do testemunho dado em meio à sociedade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós, para que possamos redescobrir a importância da Palavra de Deus como fonte inspiradora para a vivência da caridade e para o anúncio da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE! (Preces Espontâneas) P.: Ó Pai, escutai as nossas preces e dai-nos crer cada vez mais na presença do Vosso Filho. Pelo mesmo Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Os grãos que formam a espiga se unem pra serem pão; os homens que são Igreja, se unem pela oblação. / REFR.:DIANTE DO ALTAR, SENHOR, ENTENDO MINHA VOCAÇÃO: DEVO SACRIFICAR A VIDA POR MEU IRMÃO. / 2. O grão caído na terra só vive se vai morrer; é dando que se recebe, morrendo se vai viver. / 3.O vinho e o pão ofertamos, são nossa resposta de amor. Pedimos humildemente: “aceita-nos, ó Senhor.” 15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que pelo sacrifício da cruz, oferecido uma só vez, conquistastes para vós um povo, concedei à vossa Igreja a paz e a unidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS VI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DA COMUNHÃO
1. Há um barco esquecido na praia. Já não leva ninguém a pescar. É o barco de André e de Pedro. Que partiram pra não mais voltar. Quantas vezes partiram seguros,enfrentando os perigos do mar. Era chuva, era noite, era escuro, mas os dois precisavam pescar./ 2. De repente, aparece Jesus. Pouco a pouco se acende uma luz. É preciso pescar diferente, que o povo já sente que o tempo chegou; e partiram sem mesmo pensar nos perigos de profetizar. Há um barco esquecido na praia (3X). / 3. Há um barco esquecido na praia, já não leva ninguém a pescar. É o barco de João e Tiago, que partiram pra não mais voltar.Quantas vezes em tempos sombrios, enfrentando os perigos do mar, barco e rede voltavam vazios, mas os dois precisavam pescar. / 4. Quantos barcos deixados na praia. Entre eles o meu deve estar. Era o barco dos sonhos que eu tinha, mas eu nunca deixei de sonhar. Quantas vezes enfrentei o perigo no meu barco de sonho a singrar. Jesus Cristo remava comigo. Eu no leme, Jesus a remar. / 5. De repente me envolve uma luz e eu entrego o meu leme a Jesus. É preciso pescar diferente que o povo já sente que o tempo chegou. E partimos pra onde ele quis. Tenho cruzes, mas vivo feliz. Há um barco esquecido na praia (3X).
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, fazei agir plenamente em nós o sacramento do vosso amor, e transformai-nos de tal modo pela vossa graça, que em tudo possamos agradar-vos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua Palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo. Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundem a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dócil aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós. (Papa Bento XVI).
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Na primeira leitura Josué organiza a assembleia de Siquém e questiona o povo sobre qual deus quer servir. E o povo decide servir ao Deus da vida, aderindo com liberdade e alegria, abandonando os ídolos que geram a morte. Quando o povo e suas lideranças forem capazes de discernir e escolher entre o Deus que promove a vida e os ídolos que provocam e geram a morte, então é que teremos a vida e os bens da criação partilhados entre todos. Paulo exemplifica como viver a proposta de Jesus na família, no testemunho do casal cristão, no amor e no respeito mútuo. Estabelece uma mesma relação de compromisso no amor, entre Cristo e a Igreja. Assim, aqueles que decidem segui-Lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele. No Evangelho, vemos que após os sinais realizados, o anúncio e as propostas de Jesus, alguns discípulos o abandonam, porque acham duras suas palavras e exigentes suas propostas. Quando os discípulos são questionados por Jesus, Pedro fala pelo grupo, que decide acompanhá-lo: “A quem iremos, Senhor. Tu tens palavras de vida eterna. Seguir Jesus impõe condições que nem todos aceitam. Servir o Senhor da vida é penoso e exigente, e podemos sucumbir à tentação de “ir embora” e largar o seguimento. Nós, também, ouvindo o Evangelho e meditando sobre a mensagem de Cristo, experimentamos, às vezes, um grande entusiasmo e outras vezes vimos as nossas esperanças sendo desfeitas. Jesus não veio para satisfazer nossa vontade, mas para pedir um compromisso: segui-Lo e viver Sua proposta. A sociedade em que vivemos, tem sempre sugestões atraentes para nos fazer desistir de acompanhar a proposta do Senhor, na defesa da vida, no seguimento dos valores éticos, na promoção de uma cultura de paz, mas se queremos ser discípulos missionários, mesmo que haja dificuldades, precisamos nos fortalecer na própria comunidade, como fez Pedro, ficando unido a Jesus. Quais são os ídolos que geram a morte de nosso povo? O que significa servir ao Deus verdadeiro na sociedade, hoje? Como leigos (as) estamos servindo verdadeiramente ao Senhor, na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: São Bartolomeu, Festa.Ap 21, 9b-14; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab.17-18 (R/. cf. 12a); Jo 1, 45-51
Ter.:S. Luís Rei da França,MFac.; S. José de CalasanzPresb,MFac. 1Ts 2, 1-8; Sl 138 (139), 1-3. 4-6 (R/. 1); Mt 23, 23-26
Qua.:1Ts 2,9-13; Sl 138(139),7-8.9-10.11-12ab (R/. 1a); Mt 23,27-32
Qui.:Sta Mônica, memória. 1Ts 3, 7-13; Sl 89 (90), 3-4. 12-13. 14 e 17 (R/. 14); Mt 24, 42-51
Sex.:Sto Agostinho BDr, memória; 1Ts 4, 1-8; Sl 96 (97), 1 .2b. 5-6. 10. 11-12 (R/. 12a); Mt 25, 1-13
Sab.: Martírio de S. João Batista, memória.Jr 1, 17-19; Sl 70 (71), 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15ab e 17 (R/. 15a); Mc 6, 17-29 Primeira Semana do Saltério Vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …