Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 21º Domingo Comum

Liturgia 21º Domingo Comum

LITURGIA – 21º DOMINGO COMUM
“Eu e minha família serviremos ao Senhor”!

1.Acolhida.
Em cada Eucaristia que celebramos, Jesus nos provoca para uma escolha: viver com Ele ou seguir nossos caprichos! Não basta cumprir um dever moral por medo do pecado! Isto seria uma atitude de escravo; pelo contrário, Jesus nos diz: “Provai e vede quão suave é o Senhor!”.

2.Palavra de Deus.
Js 24,1-2.15-18 – Josué reúne o Povo de Israel em assembléia e propõe-lhe uma escolha: Servir a Javé, que os libertou do Egito, ou servir aos deuses pagãos de seus pais. Este mesmo desafio, Jesus o faz para nós no dia de hoje!
Ef 5,21-32 – A escolha por Jesus Cristo  tem conseqüências, tanto na vida pessoal quanto na vida familiar e pública: desafio de ser um indivíduo santo, uma família santa e uma comunidade santa!
Jo 6,0-69 – Jesus fecha a questão na discussão com os judeus: crer nEle ou afastar-se dEle! Não se pode ficar com Cristo e com o pecado! O povo julgou duras as Palavras de Cristo e se afastou dEle! E Jesus repete sua proposta aos Apóstolos: “Vós também quereis ir?”.

3.Reflexão.
Josué, antes de iniciar a “Guerra da Conquista da Palestina”, reuniu o povo numa assembléia e lhe propôs uma definição: “Servir a Javé ou aos deuses pagãos?”. Escolhei, hoje, a quem desejais servir! Porque eu e minha família serviremos ao Senhor! Este mesmo desafio nos é proposto no dia de hoje: Servir a Cristo ou aos ídolos do mundo moderno! A vida é uma luta contínua, precisamos escolher de que lado queremos lutar!
Paulo mostra as conseqüências da escolha por Cristo na família e na comunidade. Não podemos servir a dois senhores: Servir a Cristo e ao mundo moderno! Não podemos ser “santos” na igreja e pagãos na vida individual e social. Devemos honrar nossa escolha e não brincar com Deus! Brincar com Deus é perigoso! (Gl 6,7). O Povo de Israel devia tirar de seu meio os deuses estrangeiros (Js 24,23). Quais seriam os ídolos que nos mantemos escondidos em nosso coração? Nosso Deus é um deus ciumento: Não aceita conviver com o pecado e os ídolos modernos em nosso coração!
A proposta de Jesus era (é), de fato, estranha, mas crer em Jesus significa aceitar sua Palavra mesmo que ela não caiba em nossa cabeça racional e pequena!
Jesus não recua em sua proposta; o povo recuou, afastou-se, pois, queria comer pão material e Cristo oferecia seu Corpo e seu Sangue como alimento, remédio e garantia de salvação eterna! Fiquemos em silêncio, por uns instantes, e façamos nossa a resposta de Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tu tens Palavras de vida eterna! (…) e nós cremos que Tu és o Santo de Deus!” Permaneçamos ainda uns instantes em silêncio e façamos nossa escolha! Nós queremos seguir a Jesus ou dar-lhe as costas e procurar outro caminho para nossa vida?
Escolher os caminhos de Jesus é decisão pessoal, mas precisamos do amparo da graça divina: Sem ela permaneceremos em nosso orgulho e incapazes de nos converter!
“Ninguém pode vir a mim  a não ser que lhe seja concedido pelo meu Pai”

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3340

Um dogma cuiabano