Página Inicial / Animação Litúrgica / 25º Domingo do Tempo Comum

25º Domingo do Tempo Comum

SE ALGUÉM QUISER SER O PRIMEIRO,
QUE SEJA AQUELE QUE SERVE A TODOS
 25º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 20/09/2015
Cor litúrgica: Verde Anim.: Meus irmãos, Cristo nos convida a trilhar um caminho de transformação, que nos leva a abandonar a sabedoria do mundo e a abraçar a sabedoria da Cruz. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA .: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS-AMOR, DE UM DEUS IRMÃO / É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO / 1. Jesus Cristo é a palavra. Pura imagem de Deus Pai / Ele é vida e verdade. A suprema caridade / 2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor / Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor / 3. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos / João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé / 4. Vinde a nós, ó Santo Espírito, vinde nos iluminar /A palavra que nos salva nós queremos conservar. .
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (Pausa). Tende compaixão de nós, Senhor. TODOS: PORQUE SOMOS PECADORES. P.: Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia. TODOS: E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. CEL.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim: Irmãos, a sabedoria divina deve sempre se manifestar na vida do discípulo missionário de Jesus por meio do acolhimento, da caridade e do serviço. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Sb 2,12.17-20) – Leitura do Livro da Sabedoria. 2 Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 53/54) REFR.: É O SENHOR QUEM SUSTENTA A MINHA VIDA!/ 1. Por vosso nome, salvai-me, Senhor;/ e dai-me a vossa justiça!/ Ó meu Deus, atendei minha prece/ e escutai as palavras que eu digo!/ 2. Pois contra mim orgulhosos se insurgem,/ e violentos perseguem-me a vida:/ não há lugar para Deus aos seus olhos./ Quem me protege e me ampara,/ é meu Deus;/ é o Senhor quem sustenta minha vida!/ 3. Quero ofertar-vos o meu sacrifício/ de coração e com muita alegria;/ quero louvar, ó Senhor, vosso nome,/ quero cantar vosso nome que é bom!
8. 2ª LEITURA (Tg 3, 16-4,3) – Leitura da Carta de São Tiago. Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 9, 30-37) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma desta crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ –
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos e irmãs, tendo escutado a Palavra de Deus, façamos nossos pedidos ao Pai, na certeza de que Ele nos atenderá. Digamos juntos: Escutai, Senhor, a oração do Vosso povo! TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A ORAÇÃO DO VOSSO POVO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que seus apelos em favor do bem comum, da concórdia e da paz sejam acolhidos pelos governantes das nações, rezemos ao Senhor.

TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A ORAÇÃO DO VOSSO POVO!
2) Pelo oitavo Encontro Mundial das Famílias, que será realizado, nesta semana, na Filadélfia, nos Estados Unidos, para que seja um forte momento de testemunho do Evangelho da família, anunciando que, em Cristo, a família é plenamente feliz, rezemos ao Senhor.

TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A ORAÇÃO DO VOSSO POVO!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que Deus perdoe as nossas fraquezas, dissipe os nossos temores e aumente a nossa coragem no serviço do testemunho da fé, rezemos ao Senhor.

TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A ORAÇÃO DO VOSSO POVO!
4) Por nossas crianças, para que possam ter seus direitos assegurados e cresçam num ambiente digno e saudável, rezemos ao Senhor.

TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A ORAÇÃO DO VOSSO POVO! (Preces Espontâneas) P.: Ó Pai, com humildade colocamos nossos pedidos e com fé esperamos alcançá-los. Por Cristo Nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS –
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM. 4
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) –
18. RITO DA COMUNHÃO 5
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: O PÃO DA VIDA, A COMUNHÃO,/ NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS./ E NOS ENSINA A ABRIR AS MÃOS/ PARA PARTIR, REPARTIR O PÃO. / 1. Lá no deserto a multidão/ com fome segue o Bom Pastor./ Com sede busca a Nova Palavra:/ Jesus tem pena e reparte o pão. / 2. Na Páscoa Nova da Nova Lei,/quando amou-nos até o fim,/partiu o pão e disse:/ "Isto é meu corpo por vós doado:/ Tomai, Comei"./ 3. Se neste pão, nesta comunhão,/ Jesus por nós, dá a própria vida,/ vamos também repartir os dons,/ doar a vida por nosso irmão./ 4. Onde houver fome, reparte o pão/ e tuas trevas hão de ser luz;/ encontrarás Cristo no irmão,/ serás bendito do Eterno Pai.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL
Partilha da Palavra
A Palavra de Deus neste domingo nos convida a refletir: COMPETIÇÃO OU SERVIÇO? Todos nós conhecemos pessoas demasiadamente ansiosas por serem notadas, elogiadas, valorizadas. Muitas vezes nós mesmos nos vemos nessa situação, especialmente quando estamos inseguros, duvidando de nossa própria capacidade e valor. Acontece até com os filhos em casa: quem já não viu crianças vigiando o que o pai e a mãe fazem para um irmão, com aquela inquietação que aparece quando o ciúme se instala? São Tiago alerta a comunidade: diz que do ciúme e da competição brotam muitos vícios. Não é difícil imaginar o que estaria acontecendo: briguinhas por poder, disputas por prestígio… Vemos isso hoje em muitos grupos: nas comunidades religiosas, nas famílias, nos locais de trabalho, na política. O grave é que as disputas azedam o ambiente e, na comunidade cristã, espantam quem vem chegando, e prejudicam a credibilidade da mensagem. Afinal, os cristãos são chamados a serem sinal de fraternidade e serviço em um mundo competitivo e violento. Como vão ser sinal se eles mesmos estiverem contaminados com discórdias, disputas e ciúmes na própria tarefa de evangelizar? O Evangelho nos mostra que nem aqueles que estavam mais perto de Jesus escapavam do desejo de sobressair, de competir dentro da própria missão. Jesus aponta um caminho diametralmente oposto: quem quiser ser o primeiro, fique contente em ser o último e em servir gratuitamente a todos. Jesus quer que seus seguidores compreendam o ministério como serviço, não como posto de honra acima da comunidade. A própria autoridade, na Igreja, deve ser vivida como um trabalho do qual a comunidade precisa e não como um posto ao qual a comunidade deve homenagens. O ministro não é maior, nem mais santo, nem mais próximo de Deus que os fiéis só por ser ministro; ele tem uma função diferente, da qual a comunidade precisa. Somos todos irmãos, que precisam orar uns pelos outros, porque todos têm tarefas importantes na evangelização, assim como todos têm fraquezas que precisam ser vencidas com a ajuda da graça. Para servir a Deus servimos uns aos outros, na concórdia e na paz. Mas Jesus indica um meio especial de estar a seu serviço: ele põe um menino no meio dos discípulos e diz que quem o recebe está recebendo o próprio Jesus e o Pai que o enviou. Destinatários privilegiados do serviço são, portanto, os pequenos, os que não têm como se defender, os que não podem retribuir materialmente. Não os servimos porque são necessariamente melhores, mas porque precisam mais. O serviço deve ser prestado naquela humilde alegria de saber que estamos ainda devendo muito ao Senhor por tudo que de graça recebemos do seu amor generoso. Só entende a oferta salvadora de Jesus na cruz quem compreende a lógica do serviço prestado gratuitamente por amor. Jesus quer que o ministério de todos os batizados, seja um serviço gratuito e não de privilégios.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: São Mateus , Ap. Festa. Ef 4, 1-7.11-13; Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 5a); Mt 9, 9-13
Ter.: Esd 6, 7-8.12b.14-20; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 (R/. 1); Lc 8, 19-21
Qua.: S. Pio de Pietrelcina Presb., memória. Esd 9, 5-9; Cânt.: Tb 13, 2. 3-4a. 4bcd. 5. 8 (R/. 2a); Lc 9, 1-6
Qui.: Ag 1, 1-8; Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b (R/. 4a); Lc 9, 7-9
Sex.: Ag 1, 15b – 2, 9; Sl 42 (43), 1. 2. 3. 4 (R/. cf. 5bc); Lc 9, 18-22
Sab.: Ss. Cosme e Damião Mts, MFac. Zc 2,5-9.14-15a; Cânt.: Jr 31,10.11-12ab.13 (R/.10d); Lc 9,43b-45
Primeira Semana do Saltério
Vigésimo Quinto Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …