Página Inicial / Animação Litúrgica / 26º Domingo do Tempo Comum

26º Domingo do Tempo Comum

26º Domingo do Tempo Comum 

TODAS AS PESSOAS QUE PROMOVEM O BEM COMUM FAZEM A VONTADE DE DEUS
DIA NACIONAL DA BÍBLIA Cor litúrgica: Verde  27 de Setembro de 2015
Anim.: Meus irmãos, neste Dia Nacional da Bíblia, nós estamos unidos ao Cristo que nos convida à conversão. Na fonte da Palavra, devemos buscar sustento para caminhar, como irmãos, ao encontro dos bens que Deus nos reserva. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
CANTO DE ENTRADA –
1. REFR.: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS-AMOR, DE UM DEUS IRMÃO / É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO / 1. Jesus Cristo é a palavra. Pura imagem de Deus Pai / Ele é vida e verdade. A suprema caridade / 2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor / Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor / 3. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos / João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé / 4. Vinde a nós, ó Santo Espírito, vinde nos iluminar /A palavra que nos salva nós queremos conservar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA 2 Anim.: Meus irmãos, inspirados pelo Espírito Santo, nós percebemos que a Palavra de Deus é a luz que ilumina as nossas vidas. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Nm 11, 25-29) – Leitura do Livro dos Números. Naqueles dias 25O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. 26Dois homens , porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. 37Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. 28Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” 29Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 18/19)

REFR.: A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA,/ ALEGRIA AO CORAÇÃO. / 1. A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma./ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes. / 2. É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos,/ e justos, igualmente. / 3. E vosso servo instruído por elas,/ se empenha em guardá-las./ Mas quem pode perceber suas faltas?/ Perdoai as que não vejo!/ 4. E preservai o vosso servo do orgulho:/ não domine sobre mim!/ E assim puro, eu serei preservado/ dos delitos mais perversos.                                                          8. 2ª LEITURA (Tg 5, 1-6) – Leitura da Carta de São Tiago. 1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.                  9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Vossa palavra é verdade,/ orienta e dá vigor;/ na verdade santifica/ vosso povo, ó Senhor!                 10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 9, 38-43.45.47-48) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor. 41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu 3 olho de leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.                           

11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P: Irmãos e irmãs, atentos aos apelos de Deus Pai e movidos pela ação do Espírito Santo, oremos pela Igreja, pelos homens e por todo o mundo, dizendo, com toda a confiança: Atendei-nos, Senhor! TODOS: ATENDEI-NOS, SENHOR!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, à luz do Espírito Santo, anuncie o Evangelho da salvação a todos os povos, rezemos ao Senhor.

TODOS: ATENDEI-NOS, SENHOR!
2) Pelos governantes de todos os povos, para que saibam utilizar a autoridade e o poder a serviço do bem comum, da justiça e da dignidade dos cidadãos, rezemos ao Senhor.

TODOS: ATENDEI-NOS, SENHOR!
3) Por todos aqueles que são indiferentes à Palavra de Deus, ou que estão longe da comunidade, para que, com o exemplo e a coerência dos cristãos, possam voltar ao convívio da Igreja, retomando a participação na vida de Cristo, rezemos ao Senhor.

TODOS: ATENDEI-NOS, SENHOR!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que tenhamos disposição de ler diariamente a Palavra da verdade e do amor e de anunciar Cristo em todos os ambientes sociais, rezemos ao Senhor.

TODOS: ATENDEI-NOS, SENHOR! (Preces Espontâneas) P.: Senhor, nosso Deus, dai a cada homem um coração que se deixe conduzir pelo Espírito, e que acolha, com alegria, a Boa Nova anunciada pelo Vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: SENHOR COM JÚBILO, TUDO VOS DOU. ABENÇOAI NOSSA OFERTA SENHOR. 1- Louvai o Senhor dos altos céus, louvai-O desde o excelso firmamento; os anjos do Senhor entoem hinos e cantem os exércitos de Deus!/ 2- Aclamem-no os astros refulgentes; o sol e a lua brilham no Senhor, 4 por que sua Palavra onipotente criou a imensidão do universo!/ 3- Os peixes dos profundos oceanos proclamam toda glória do Senhor, os pássaros, as feras e rebanhos, pra sempre glorifiquem o Senhor! / 4- Os príncipes e reis de todo o mundo, não cessem de louvar o Criador. O nome do Senhor é grandioso, cristãos, louvai contentes vosso Deus!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus de misericórdia, que esta oferenda vos seja agradável e possa abrir para nós a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV – MR (p. 488).
18. RITO DA COMUNHÃO 6
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: O PÃO DA VIDA, A COMUNHÃO,/ NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS./ E NOS ENSINA A ABRIR AS MÃOS/ PARA PARTIR, REPARTIR O PÃO. / 1. Lá no deserto a multidão/ com fome segue o Bom Pastor./ Com sede busca a Nova Palavra:/ Jesus tem pena e reparte o pão. / 2. Na Páscoa Nova da Nova Lei,/quando amou-nos até o fim,/partiu o pão e disse:/ "Isto é meu corpo por vós doado:/ Tomai, Comei"./ 3. Se neste pão, nesta comunhão,/ Jesus por nós, dá a própria vida,/ vamos também repartir os dons,/ doar a vida por nosso irmão./ 4. Onde houver fome, reparte o pão/ e tuas trevas hão de ser luz;/ encontrarás Cristo no irmão,/ serás bendito do Eterno Pai.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que a comunhão nesta Eucaristia renove a nossa vida para que, participando da paixão de Cristo neste mistério, e anunciando a sua morte, sejamos herdeiros da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Partilha da Palavra
Já no Antigo Testamento, a missão profética não estava restrita àqueles homens que foram à tenda. Estava também nos dois, que ficaram no acampamento. Diante dos ciúmes de Josué, disse Moisés: “Oxalá que todo o povo de Deus profetizasse e o Senhor infundisse a todos o seu espírito”. Com Jesus e os discípulos dá-se algo semelhante. João denuncia alguém que não os seguia por expulsar demônios em nome de Jesus. Ele alerta: “Não o impeçais, pois não há ninguém que faça um milagre em meu nome e logo depois possa falar mal de mim. Com efeito, quem não é contra nós, está a nosso favor”. Profetizar é fundamentalmente manifestar a bondade de Deus e assim revelá-lo e apontar para ele. Profetizar é libertar o ser humano em todo o sentido. Por isso, o dom de profetizar manifesta-se também no serviço ao marginalizado, dando um copo d’água a quem tem sede, no acolhimento aos considerados sem importância como eram e são as crianças. Profetizar consiste ainda em não colocar a própria segurança em si mesmo, mas nas realidades do Reino. O espírito de profecia levará também os ricos a não colocarem sua segurança nos bens temporais. Perceberão a necessidade de dar o justo salário aos trabalhadores. (cf. 2ª leit.) Esta missão de fazer o bem não está restrita aos seguidores próximos de Jesus Cristo. Como Jesus, o Espírito Santo continua inovando nos tempos da Igreja. O Espírito age além das estruturas eclesiásticas e dos ministérios ordenados. O Espírito suscita profetas e profetisas quando menos se espera. Multiplicam-se agentes de Pastoral. Não devemos esquecer que no Batismo e na Crisma todos os cristãos foram ungidos para profetizarem. Mas, sempre de novo, surgem na Igreja profetas para renovar as estruturas e dar vida a elas e agir além das estruturas. Pensemos num João XXIII, com o Concílio Vaticano II, numa Madre Teresa de Calcutá, nos que arriscam sua vida pela defesa da justiça e dos direitos humanos.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Venceslau Mt, M Fac, S. Lourenço Ruiz e Comps, Mts, M Fac. Zc 8, 1-8; Sl 101 (102); Lc 9, 46-50 Ter.: S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael Arcanjos, Festa. Dn 7, 9-10.13-14 ou Ap 12, 7-12a; Sl 137 (138); Jo 1, 47-51 Qua.: S. Jerônimo, Presb Dr, memória. Ne 2, 1-8; Sl 136 (137); Lc 9, 57-62 Qui.: Sta Teresinha do Menino Jesus VgDra, memória. Ne 8, 1-4a.5-6.7b-12; Sl 18 (19); Lc 10, 1-12 Sex.: Santos Anjos da Guarda, memória. Ex 23, 20-23; Sl 90 (91); Mt 18, 1-5.10 Sáb.: Bvs. André de Soreval, Ambrósio Francisco Ferro Presbs. e Comps. Mts. Memória. Br 4, 5-12.27-29; Sl 68 (69); Lc 10, 17-24
Segunda Semana do Saltério
Vigésimo Sexto Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …