Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 23º Domingo Comum

Liturgia 23º Domingo Comum

LITURGIA – 23º DOMINGO COMUM -06.09.2015

“Criai ânimo, não tenhais medo!”

1.Acolhida.
Deus mesmo é quem nos convida e acolhe nesta celebração da Eucaristia! Ele nos acolhe para salvar-nos dos males físicos e, principalmente, para dar-nos a garantia da vida eterna. Mas, não adianta curar o corpo se o espírito continua no pecado! Jesus morre na cruz para dar-nos a vida eterna de filhos adotivos do Pai celestial

2.Palavra de Deus.
Is 35, 3-4 – O Povo de Deus, vivendo na escravidão na Babilônia, sofria no corpo e na alma: mal alimentado, sofria todo tipo de doenças e limitações físicas: coxos, cegos, surdos e mudos! Deus mesmo vai libertá-los, do exílio e das enfermidades!

Tg 2,1-5 – A repreensão e condenação do Apóstolo Tiago continua atual: Deus não se agrada com a discriminação entre ricos e pobres, tão escandalosa em nosso tempo, inclusive, na Igreja!

Mc 7,31-37 – Jesus cura um surdo-mudo em terras pagãs! Todos engrandeceram a Jesus dizendo: “Ele fez bem todas as coisas: Aos mudos faz falar e aos surdos faz ouvir!”.

3.Reflexão.
O Evangelista, Marcos, faz do seu Evangelho (Boa Nova) uma catequese revelando, aos poucos, a identidade de Jesus. Os fatos e os ensinamentos, citados pelo Evangelista, estão repletos de símbolos que precisam ser compreendidos e assimilados pelos ouvintes. A identidade de Jesus vai sendo construída aos poucos!

Havia muitos surdos-mudos nas terras do Povo de Israel; por que Jesus foi curar um surdo-mudo em terras pagãs de Tiro e Sidônia? Certamente, Ele veio salvar o mundo inteiro e não apenas o povo judeu!  E, hoje, a Boa Nova do Amor e da Misericórdia de Deus revela-se, também, fora da Igreja Católica!  Revela-se entre os crentes e, também, entre aqueles que nem sequer conhecem a Jesus! Ele é o Salvador de todos!

Os milagres de Jesus curam as enfermidades corporais, mas, ao mesmo tempo, mexem com o coração do agraciado que descobre a sua divindade e a vida superior do Reino de Deus! Jesus cura as enfermidades corporais e reintegram os curados na Comunidade. Dá-lhes a vida em plenitude no corpo e no espírito!

Jesus não é um doador de carros e nem o avalista de uma vida sem sofrimentos! Ele veio anunciar que todos somos amados por seu Pai e destinados à vida eterna. Não somos adeptos da “Teologia da Prosperidade”, do céu na terra! Jesus mesmo disse: “Esta é a vida eterna, que conheçam a Ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, Aquele que enviaste!” (Jo 17,3).

Mesmo em terras pagãs, o povo cantava as maravilhas de Deus que enviou Jesus como Salvador! Hoje, Jesus continua sendo glorificado como Salvador fora dos limites da Igreja Católica! Bendito seja Deus por esta maravilha e nós, os católicos, não fiquemos murmurando por causa das maravilhas operadas por Jesus no coração do povo, que, aparentemente, não o conhece! Cantemos seus louvores em alta voz!

“Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas
mas terá a luz da vida!”

Frei Carlos Zagonel.

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3364