Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 24º Domingo Comum

Liturgia 24º Domingo Comum

LITURGIA – 24º DOMINGO COMUM – 13.09.2015

“Daí paz àqueles que esperam em vós!”

1.Acolhida.
Celebrar a Eucaristia é aceitar o convite de Jesus para celebrar o mistério de sua morte e de sua ressurreição. Aceitar o convite significa segui-lo, todos os dias, carregando a cruz de nossas obrigações. Quem carrega a cruz com Jesus, com certeza, chegará à luz da ressurreição!

2.Palavra de Deus.
Is 50,5-9 – Quem é o servo de Javé, anunciado pelo profeta Isaías?  Isaías antecipa e descreve o comportamento de Jesus, o Messias salvador, enviado por Deus Pai. Ele ouve a Deus, sofre por lhe ser fiel e obediente e o preço de seu sofrimento é a garantia de nossa salvação.

Tg 2,14-18 – Crer em Deus implica num compromisso de realizar com obras o seu Plano de Salvação. Fé é fundamental, mas a prática de boas obras é uma exigência essencial para a fé ser verdadeira e não ser simples enganação!

Mc 8,27-35 – Jesus precisa purificar a fé em seus discípulos. Ele é o Filho de Deus vivo obediente ao Pai até a morte na cruz. Somos salvos por seu sofrimento, e discípulo é aquele que o segue diariamente, carregando a própria cruz.

3.Reflexão.
O Evangelho de Marcos tem dois momentos distintos e importantes. Na primeira parte revela quem é Jesus, Ele é o Messias, Filho de Deus vivo. Na segunda parte, descreve que tipo de Messias é Jesus!  Messias de ouvidos atentos, obediente e fiel e de rosto impassível perante o sofrimento! É por seu sofrimento e por suas chagas é que nós seremos salvos! Não é um general militar, nem um grande profeta e nem um grande cantor. Sua vitória é a obediência e sua recompensa será a ressurreição! (1ª Leitura).

O caminho do Messias não é o da vitória militar ou do sucesso eleitoral. O caminho do Messias é o caminho da cruz e da humilhação! É o caminho da ressurreição, mas passando pela morte! O caminho de vitórias e de grandes movimentos… Com certeza não é o caminho de Jesus! “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga!” O nosso caminho é o caminho do seguimento fiel a Jesus!

O caminho de Jesus não termina na morte, mas na ressurreição; o cristão não sofre porque gosta de sofrer! Ele sofre com serenidade porque sabe que vai ressuscitar! Quem sofre porque é discípulo de Jesus, porque prega o Evangelho sem medo dos poderosos, criminosos ou não, sabe que vai salvar sua vida. Ele enxerga longe!

Desconfiemos das pregações vitoriosas, da fé que distribui carros do ano, que cura enfermidades sem mexer com a alma e com o prazer do pecado! Esta não é a teologia de Jesus! Pedro tentou convencer Jesus a fugir do sofrimento e recebeu o solene título de satanás! Sua missão não era a de corrigir a Jesus, mas ser discípulo que ande atrás dele, sem a pretensão de desviá-lo da Cruz!

As propostas, até bem intencionadas do mundo político, econômico, social e mesmo religioso… Já desiludiram o homem moderno. Morreram as utopias, não sobram esperanças e parece que esperamos pelo pior. Como os antigos romanos, o mundo moderno nos aconselha coroarmo-nos de rosas porque amanhã vamos morrer. É triste demais morrer sem esperança de uma vida melhor!

Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3374

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …