Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 26º Domingo Comum

Liturgia 26º Domingo Comum

LITURGIA – 26º DOMINGO COMUM – 27.09.2015
“Senhor, manda que eles se calem!”

1.Acolhida
Irmãos e irmãs, Deus nos convoca para o “Banquete de Jesus”, onde seremos alimentados com seu Corpo, e purificados com  seu  Sangue. Não estamos na igreja para um momento de oração, mas para participar de um banquete especial. A Eucaristia é alimento e remédio para o viajante cansado e, muitas vezes, ferido! E nós somos esse viajante cansado, ferido e necessitado de pão e de remédio!

2.Palavra de Deus.
Nm 11,25-29 – O trabalho de Moisés na condução do Povo de Deus era cansativo e estressante. Parte do Povo estava insatisfeito; por isso, Deus derramou um pouco do espírito de Moisés sobre a cabeça dos 72 anciãos para que profetizassem com Ele. Partilhou o poder e a responsabilidade na condução do Povo de Deus.
Tg 5,1-6 – A riqueza, principalmente, mal adquirida vai apodrecer e não salva a vida dos ricos poderosos e injustos. O fogo divino vai devorar suas carnes. Engordaram seu coração nos prazeres carnais, mas vão para o açougue! (Sl 49).

3.Reflexão.
Deus é a bondade infinita e quem poderá limitá-lo, proibi-lo em seu bem-querer?  E todos aqueles que são de Deus, devem alegrar-se com os dons livremente distribuídos por nosso Deus. Moisés repreendeu seu fiel servo Josué, e Jesus repreendeu seu amigo, João, dizendo-lhe: “Não proibais (…), pois quem não é contra nós é a nosso favor (…) mas quem é contra nós faz o mal e dispersa!” (Lc 11,23).
Muitas igrejas falam de Jesus, inclusive, por interesses materiais! Mas São Paulo, em seu tempo, dizia não se importar com quem anunciasse Jesus mesmo com interesses nada elogiáveis. Jesus precisa ser anunciado, até por interesse financeiro! O Espírito Santo é quem trabalha o coração do ser humano revelando-lhe o verdadeiro rosto de Jesus, o Salvador único e verdadeiro.
Jesus fala da maldade do escândalo, e quem escandalizasse uma criança seria melhor que antes se suicidasse! Mas, de quais escândalos Jesus estaria falando para nós, hoje? O escândalo de quem abusa de uma criança, com certeza; mas há, também, o escândalo dos pais e dos adultos cujo comportamento não facilita o crescimento na fé e na vivência cristã para a juventude de nosso tempo. Não imaginemos que a nossa vida nos pertence e que não temos nada que ver com o irmão – maior ou menor – que vive ao meu lado!
A Carta de Tiago já foi considerada como um documento falso ou “carta de palha”. Ela incomoda a consciência dos maus (e a nossa) sempre que tratamos mal ou exploramos os pobres. Os ladrões e corruptos do Brasil, com certeza, desconhecem a “Carta de Tiago”, mas a riqueza não os livra da morte e nem os preserva do fogo, se não se arrependerem e se não devolverem o dinheiro roubado! Eles são assassinos porque matam os pobres privando-os de pão, de saúde, de segurança e de instrução.
Jesus não tirou a vida do povo, mas deu sua vida para o povo!
Frei Carlos Zagonel.

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …