Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 27º Domingo Comum

Liturgia 27º Domingo Comum

LITURGIA – 27º DOMINGO COMUM
“O Senhor te abençoe de Sião,cada dia de tua vida!”
1.Acolhida.
Bendito seja Deus que nos criou à sua imagem e semelhança; Ele nos fez homem e mulher e destinados a viver uma comunhão de amor e de vida. Deus é Amor e fonte de nossa vida. Ele se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. O ser humano revela sua imagem e semelhança com Deus quando ama e quando vive em comunhão de vida.

2.Palavra de Deus.
Gn 2,18-24 – O poder e a inteligência não são suficientes para ser feliz; somente o amor nos torna feliz e, principalmente, quando for um amor de comunhão. Homem e mulher, lado a lado, construindo um mundo cheio de harmonia e de luz.
Hb 2,9-11 – Deus criou o homem e a mulher, tendo diante de si a imagem do “Verbo Encarnado”, modelo de toda a criação. Ele tomou a forma e a vida da criatura humana, fez-se irmão do ser humano para salvá-lo.
Mc 10,2-16 – Moisés, em sua Lei, permitiu o divórcio, mediante “certidão de divórcio” em favor da mulher e para a defesa da mulher. Sem esta certidão ela se tornava prostituta, indefesa e sujeita a toda sorte de violência. E Jesus restabelece a Lei de Deus em toda sua integridade!

3.Reflexão.
Vivendo num mundo que procura banalizar e destruir a vida familiar e que endeusa o sexo como valor absoluto, é bom recordar a Palavra de Deus, ao menos para iluminar o caminho de todos quantos acreditam nele e acreditam em seu “Projeto de Família” enquanto “célula-mãe” da sociedade humana.
Deus não nos criou homens e mulheres, feitos à sua imagem e semelhança não apenas como indivíduos, mas como família, cópia da Família divina: Mistério da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
O pecado do individualismo já se manifestou no “drama do jardim”, onde o homem acusa a mulher e a mulher descarrega a culpa sobre a serpente e Deus termina castigando a todos. O amor salva, mas o individualismo egoísta destrói toda a possibilidade de ser humano ser feliz e realizar-se plenamente!
Não se destrói a família apenas com o divórcio, mas, de maneira especial, com a falta de amor e de respeito mútuo entre marido e mulher. A falta de amor destrói a imagem e semelhança divinas tanto nos indivíduos quanto nos casais. Deus fez a família para felicidade do ser humano; vivamos felizes reconstruindo a família de acordo com o modelo original: Imagem e semelhança do Deus uno e trino.
Jesus nos salvou pelo sofrimento; quem sabe, a família não seja redimida pelo sofrimento das famílias que desejam ser fiéis ao Projeto de Deus!

Bom é o Senhor para quem confia nele para aquele que o procura! (Lm 3,25)

Frei Carlos Zagonel.
Fonte : http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3412

Um dogma cuiabano