Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Meditações pontuais sobre o “rosto da misericórdia”

Meditações pontuais sobre o “rosto da misericórdia”

Meditações pontuais sobre o “rosto da misericórdia” (misericordiae vultus)- Papa Francisco.
1-Jesus, a misericórdia encarnada: Jesus cristo rosto da misericórdia do Pai. Ele era movido pela misericórdia (Lc 7,15; 15,1s..Mc 5,19). Jesus nos ensina: “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).Toda a linguagem do evangelho é uma linguagem de misericórdia, bondade e perdão às pessoas.
2-A Misericórdia na Bíblia: Na Bíblia a Misericórdia é  Ideia-chave para indicar o agir de Deus para conosco. Binômio frequente no AT: “Deus Paciente e misericordioso”(Salmo 136). A contemplação do mistério da misericórdia é condição para nossa salvação. Pois, é o caminho que une Deus e o homem.
3-Misericórdia na história: Misericórdia  de Deus não é uma ideia abstrata, mas uma realidade concreta e histórica. As intervenções divinas, ao longo da historia da salvação, revelam o amor misericordioso de Deus.
4-Identidade da Igreja: Toda a ação da Igreja se fundamenta na misericórdia, o mais admirável atributo do Criador e do redentor. Por quanto, a Igreja  é depositária e dispensadora da misericórdia aos homens. A credibilidade da Igreja passa pelo amor misericordioso e compassivo. É tempo de assumir o anuncio jubiloso do perdão.

5-Obras de misericórdia: Refletir, no ano santo, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual, recomendadas vivamente pela Santa Igreja,  buscando sua aplicabilidade na vida pessoal e comunitária.
6-Confissões: A confissão é sinal e instrumento do primado da misericórdia de Deus. O sacerdote é distribuidor do perdão de Deus (LC 15..). É canal  da graça e da misericórdia do Senhor. Por isso, neste ano santo, O pároco e vigários paroquiais,  busquem o reavivamento  das celebrações penitenciais e as confissões nas comunidades.
7-Missionários da misericórdia: Na quaresma do ano santo serão enviados os  MISSIONÁRIOS DA MISERICÓRDIA: sacerdotes autorizados a perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica. Realizar os mutirões de confissões, insistindo para que os  fiéis se aproximem do “ trono da  graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça”(Hb 4,16). Os sacerdotes interessados, com apresentação do bispo, deverão se inscrever para esta missão.
8-Jesus e o pecador: Jesus combateu o pecado, mas nunca rejeitou qualquer pecador (bandidos,  grupos criminosos, exploradores dos pobres, corruptos etc..). Deus quer a salvação de todos.  Antes, porém, se apresentarão ao tribunal de Deus.
9-Justiça e misericórdia: duas dimensões de uma mesma realidade: a plenitude do amor. Justiça dar ao outro o que  é dele, o que lhe pertence por direito. Misericórdia: dar ao outro do que é “meu”(doação de si). Portanto, a misericórdia supõe e supera a justiça.
10-Indulgência: Manifestação da misericórdia divina. A Igreja, na sua santidade, é mediadora da indulgência do Pai, liberta os filhos do resíduo das consequências do pecado.
“ A Igreja vive uma vida autêntica quando professa e proclama a misericórdia, o mais admirável atributo do criador e do Redentor, e quando aproxima os homens das fontes da misericórdia do salvador, das quais ela é depositária e dispensadora. Esta realidade distingue essencialmente a Igreja de todas as demais instituições em favor do homem”(Dives em misericórdia, n.13 –S. João Paulo II)
Pe Deusdédit Monge – Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …