Página Inicial / Animação Litúrgica / 32º Domingo do Tempo Comum

32º Domingo do Tempo Comum

NOSSA VIDA DEVE SER UMA OFERTA GENEROSA
A DEUS E AOS IRMÃOS
 08 de novembro de 2015
TRIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde
Animação: Irmãos e irmãs, por meio da fidelidade, nas pequenas e grandes coisas do dia a dia, nós podemos testemunhar a nossa fé e confiança em Deus. Com alegria, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: COM A IGREJA SUBIREMOS AO ALTAR DO SENHOR. / 1. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus./ 2. Entre nós e o Pai santo está Jesus, nosso irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união. / 3. Céus e terra estarão na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da cruz.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Caros irmãos, com a plena consciência de que a Palavra de Deus fortalece a nossa vivência da fé, preparemo-nos para ouvir com amor as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (1Rs 17,10-16) – Leitura do Primeiro Livro do Reis.
Naqueles dias, 10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”. 11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão”. 12Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”. 13Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho, e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”.15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16 A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 145/146) – REFR.: BENDIZE, MINH’ALMA,/ BENDIZE AO SENHOR. / 1. O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos./ 2. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro./ 3. Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!
8. 2ª LEITURA (Hb 9,24-28) – Leitura da Carta aos Hebreus.
24Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 12, 38-44) – mais longo – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, com a certeza de que a graça de Deus nunca se esgota, peçamos-Lhe pela Igreja e por todas as necessidades do mundo, dizendo, humildemente: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre a casa dos pobres, dos abandonados, dos oprimidos e que a eles seja anunciado o Evangelho da salvação, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Por todos os cristãos leigos que atuam na política e na administração da justiça, para que sejam promotores da caridade e de medidas que favoreçam a superação das desigualdades sociais, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Por aqueles que lutam contra a miséria e as injustiças sociais, por aqueles que tomam iniciativas contra a fome e por aqueles que se abrem à verdadeira caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos vivenciar a coragem da generosidade e da justiça ao serviço do bem e da paz, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Deus de amor, ouvi as nossas preces e concedei-nos a graça do despojamento, para que nunca nos falte a graça da Vossa providência. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, O PÃO DA ALEGRIA DESCIDO DO CÉU! /1. Nós somos caminheiros que marcham para os céus. Jesus é o caminho que nos conduz a Deus. / 2. Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade é só Jesus. /3. Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz. Tem vida só quem segue os passos de Jesus./ 4. Jesus, verdade e vida, caminho que conduz a igreja peregrina, que marcha para a luz.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum III: A salvação dos homens, pelo homem – MR (p. 430)
 
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o Pão que dá vida com amor-comunhão./ REFR.: VINDE, Ó IRMÃOS, ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR. A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR (BIS)/ 2. Partimos o único pão, no altar-refeição, ó mistério de amor. Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor./ 3. No longo caminho que temos, o Pão que comemos nos sustentará. É Cristo o Pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar./ 4. Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar./ 5. Queremos servir a Igreja, na plena certeza de nossa missão, vivendo na Eucaristia, o Pão da alegria e da libertação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: Pausa: Fortificados por este alimento sagrado, nós vos damos graças, ó Deus, e imploramos a vossa clemência: fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Na primeira leitura, o profeta Elias, escapando da perseguição e da fome, refugia-se em Sarepta, pequeno povoado da Fenícia, região de Jesabel. É aí, nesta região pagã, que Deus vem em socorro de Elias, por intermédio de uma viúva pobre e pagã, contrastando com a rainha poderosa. A viúva ia comer o que restava de comida para ela e o filho. A seca serve, então, para mostrar que o Deus de Israel é o verdadeiro doador da chuva. Único e supremo Senhor da natureza. A viúva confiou no Deus do profeta. Repartiu o pouco que tinha, e seu gesto não ficou sem resposta. Ser discípulo significa seguir os passos do Mestre. Participar de tudo o que Ele diz e faz. Em Jerusalém, no meio da tensão entre Jesus e as autoridades, os discípulos vivem o conflito que a adesão a Jesus traz. Agora, concretamente verão o que significa “seguir Jesus e carregar a sua cruz”. Chamando a atenção para o gesto da viúva, Jesus ensina aos discípulos onde eles devem procurar a manifestação da vontade de Deus: nos pobres e na partilha. Os discípulos ontem, nós hoje, somos convidados a dar tudo o que somos e temos. Onde há partilha, não existe concentração, desigualdade e exploração. Jesus nos ensina a ser pobres com os pobres e a lutar contra a miséria e contra tudo o que fere a dignidade humana. Não podemos repetir a atitude de “doutores da Lei” e, muito menos, cruzar os braços, sem agir. Lembrando as conclusões da Conferência de Puebla, temos que enfrentar o “desafio de ajudar a pessoa humana a passar de situações menos humanas a situações mais humanas. As profundas diferenças sociais, a extrema pobreza e a violação dos direitos humanos (…) são desafios lançados à evangelização. Nossa missão de levar Deus até as pessoas e as pessoas até Deus implica também em construirmos, no meio delas, uma sociedade mais fraterna…” (nº 90). Vale ainda lembrar as palavras de São Tiago: “Religião pura e irrepreensível aos olhos de Deus Pai, consiste em cuidar de órfãos e viúvas em suas necessidades e em não deixar-se contaminar pelo mundo”.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma), festa. Ez 47,1-2.8-9.12 ou 1 Cor 3,9c-11.16-17. Sl 45 (46), 2-3.5-6.8-9 (R/. 5). Jo 2,13-22.
Ter.: S. Leão Magno PpDr, memória. Sb 2, 23 – 3, 9. Sl 33 (34), 2-3. 16-17. 18-19 (R/. 2a). Lc 17, 7-10
Qua.: S. Martinho de Tours B, memória. Sb 6, 1-11. Sl 81 (82), 3-4. 6-7 (R/. 8a). Lc 17, 11-19
Qui.: S. Josafá BMt, memória. Sb 7, 22 – 8, 1; Sl 118 (119), 89. 90. 91. 130. 135.175 (R/. 89a); Lc 17, 20-25
Sex.: Sb 13, 1-9; Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 2a); Lc 17, 26-37
Sáb.: Sb 18, 14-16; 19, 6-9; Sl 104 (105), 2-3. 36-37.42-43 (R/. 5a); Lc 18, 1-8 6
Quarta Semana do Saltério
Trigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …