Página Inicial / Notícias / Seminário Nacional da Pastoral do Dízimo

Seminário Nacional da Pastoral do Dízimo

Foi realizado no período 31/10 a 02/11/2015 em Aparecida/SP, o  SEMINÁRIO NACIONAL DA PASTORAL DO DÍZIMO.O Seminário foi presidido por DOM MURILO KRIEGER, Vice-Presidente da CNBB  e Arcebispo Metropolitano de Salvador/BA, assessorado por DOM SERGIO DE DEUS BORGES – Bispo Auxiliar de São Paulo, Pe. PAULO RENATO DE CAMPOS da Diocese de São José dos Campos/SP e Pe. JERONIMO GASQUES da Diocese de Presidente Prudente/SP. Compôs também a mesa, DOM CELSO ANTONIO MARCHIORI – Bispo Diocesano de Apucarana/PR, e teve como Coordenador o Pe. ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA – Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB.

O Seminário contou com a participação de 122 Agentes da Pastoral do Dízimo, vindos de todas as regiões do Brasil, compreendidos entre leigos, religiosas, diáconos e presbíteros.

Representando a Arquidiocese de Cuiabá, participaram os seguintes membros:  Pe. JULIO PAULINO – Ecônomo da nossa Arquidiocese; IRINALDO DO NASCIMENTO – Coordenador da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, JOÃO BATISTA MORAES – Coordenador Eleito para o Biênio 2016/2017,  MANOEL  TARCIZIO VILLANOVA e FRANCISCO GERALDO DA SILVA – Ex-Coordenadores Arquidiocesano da Pastoral do  Dízimo.

O Seminário foi marcado de 03 (três)  grandes momentos, sendo:
No primeiro dia a reflexão dos seguintes temas:

1.Os Fundamentos do Dízimo;
2.Dízimo – Consciência Eclesial – “Uma” experiência Pastoral
3.Os Desafios atuais da Pastoral do Dízimo

No segundo dia  foram organizados 05 grupos temáticos para aprofundamento dos seguintes aspectos da Pastoral do Dízimo:
1.Implantação (Ressaltamos aqui a participação do membro de nossa Arquidiocese, Manole Tarcizio      Villanova, que coordenou esse Grupo);
2.Organização e Funcionamento;
3.Agentes da Pastoral do Dízimo;
4.Motivação Permanente;
5.Evangelização Integral.

No terceiro e  último dia foram elaboradas as propostas, em vista da continuação do processo de reflexão iniciado na 52ª Assembleia da CNBB.

Foi elaborado durante o Seminário um expediente aos Bispos do Brasil, assinado por Dom Murilo, Dom Sergio e Dom Celso, cujo texto, dentre outros, destacamos: “….. o SEMINÁRIO revelou-se um momento importante porque permitiu a diversidade de experiências, desafios e sugestões de pessoas profundamente  comprometidas com a Pastoral do Dízimo. O resultado dos trabalho, juntado ao que foi oferecido pelos Bispos durante a Assembleia Geral deste ano, será base sobre a qual a Comissão trabalhará para preparar o texto que será apresentado na próxima Assembleia da CNBB”.

O SEMINÁRIO, tão rico em experiências,  tem como propósito, dos Bispos que subscreveram o expediente e de todos os participantes, colaborar para que a Pastoral do Dízimo se fortaleça em todo o Brasil e continue dando sua imprescindível colaboração na Evangelização.

Confira algumas fotos clique aqui

Coordenação Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo
Arquidiocese de Cuiabá

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá