Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia Batismo do Senhor

Liturgia Batismo do Senhor

LITURGIA – BATISMO DE JESUS 10.01.2016

“ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO!”
1.Acolhida.
Celebramos o Batismo de Jesus, Filho querido do Pai celeste. Recordemos o nosso batismo: lá, igualmente, a voz do Pai proclama que, também, nós somos seus filhos queridos, e o Espírito Santo desce, igualmente, sobre nós ungindo-nos para a missão cristã no mundo. Pedir ou receber o Batismo cristão significa comprometer-se como missionário de Jesus. Todo batizado é “discípulo missionário” de Jesus Cristo!

2.Palavra de Deus.
Is 42,1-4.6-7 – O profeta Isaías fala do “Servo de Javé”, imagem profética do Messias prometido: ele anuncia a vinda do Reino de Deus, Reino de justiça, de luz divina e de misericórdia em favor dos pobres, dos aflitos, dos machucados e dos prisioneiros!
At 10, 34-38 – O Apóstolo Pedro garante que Deus não exclui a ninguém de sua proposta de amor misericordioso. Jesus, ungido pelo Espírito Santo, anuncia a paz e a misericórdia em favor de todas as pessoas de boa vontade.
Lc 3,15-16.21-22 – O Povo tinha sede das coisas de Deus e acreditava que João Batista fosse o ungido de Deus. Mas, ele indicou Jesus como o verdadeiro ungido e portador do “Batismo no Espírito Santo e no fogo”. No Batismo, o Espírito Santo revela a identidade e a missão de Jesus Cristo: “Ele é o Filho querido de Deus e o Salvador de toda a humanidade!”.

3.Reflexão.
João Batista administra um “Batismo de Conversão”, preparando os caminhos para o Messias. Batiza com água, mas Jesus irá batizar no Espírito Santo e no fogo: É o Espírito Santo que nos faz renascer, agora, como filhos adotivos de Deus, e o fogo nos purifica queimando todos os nossos pecados!
Jesus, “em tudo semelhante a nós, menos no pecado”, quis ser batizado porque carregou sobe si todos os nossos pecados. Ele se fez pecado por nós e pagou o preço de nosso resgate! (2Co 5,21), Ele quis receber o Batismo de João Batista, para cumprir toda a justiça (Mt 3,15), pois, de fato, “era pecador, esmagado por nossos pecados!” Entrou na água para lavar e purificar nossa vida.
“O Batismo de Jesus ilumina nosso batismo, uma vez que, sobre todo batizado, Deus Pai proclama: Este, também, é meu filho querido”.  Por isso, deveríamos preparar e celebrar o batismo de nossos filhos, como sendo o maior evento de sua vida: “Nascemos como filho de Deus e o somos de fato!” (1jo 3,1-3). O batismo não é uma inscrição na Igreja Católica; é um verdadeiro nascimento – “Vocês precisam renascer do alto, da água e do Espírito Santo” (Jo 3,1-3).
As nossas celebrações batismais, na maioria das vezes, revelam nossa ignorância religiosa e escondem o grande milagre de Deus: nossos filhos nascem para Deus, nascem como verdadeiros filhos de Deus! Nós privilegiamos a festa, a lembrança, as fotos e a comemoração. Festa pagã, nada cristã! Sobre o batizado, o céu se abre e a voz do Pai se faz ouvir: “Este é meu filho querido!”
Sobre cada batizado, o Pai diz aos pais e padrinhos: cuidem bem deste meu filho e faça dele um discípulo missionário de Jesus Cristo, meu Filho querido!

“Eu vi e dei testemunho de que este é o Filho de Deus!”

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3620

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …