Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo da Quaresma

2º Domingo da Quaresma

“EIS MEU FILHO MUITO AMADO, ESCUTAI-O, TODOS VÓS!” (Lc 9,35)

 21 de fevereiro de 2016
SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO
A.: Irmãos e irmãs,nós somos convidados a subir à montanha com Cristo e a realizar a experiência de Sua glória com a certeza de que a Sua misericórdia é um raio de luz que nos alcança. Fiquemos de pé, e com renovada alegria, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Senhor, que na água e no espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito, para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Meus irmãos, o itinerário espiritual da Quaresma é um tempo propício para a escuta da Palavra de Deus. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
5. 1ª LEITURA (Gn 15, 5-12.17-18) – Leitura do Livro do Gênesis
Naqueles dias, 5o Senhor conduziu Abrão para fora e disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. 6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma frente à outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 26/27)
REFR.: O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO. / 1. O Senhor é minha luz e salvação; / De quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei? / 2. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! / Meu coração fala convosco confiante, / é vossa face que eu procuro. / 3. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio! / Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, / meu Deus e Salvador! / 4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. / Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor!
7. 2ª LEITURA (Fl 3, 17 – 4,1) – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
17Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: Há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o Deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1Assim, meus irmãos, a quem quero o bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: LOUVOR A VÓS, O CRISTO, REI DA ETERNA GLÓRIA/ Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós!
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc9, 28b-36) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 28b Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu a montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam conversando com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, roguemos a Deus, nosso Pai, que nos chama a renovar a aliança de filhos em Cristo Jesus, dizendo: Ouvi, Senhor, a nossa prece!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre sinal da misericórdia do Pai, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, pelos bispos auxiliares e por todo o clero, para que continuem iluminando com a Luz da Palavra todas as pessoas que se sentem perdidas na noite da dor, da angústia e do vazio, rezemos ao Senhor.

TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
3) Pelos nossos governantes, para que não esqueçam a dimensão de serviço para com o povo e estejam abertos aos seus apelos, construindo uma pátria mais justa e fraterna, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
4) Por todos os membros desta assembleia, para que descubram em Cristo a luz para suas vidas, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus eterno e misericordioso, ouvi nossos pedidos e dai-nos a graça de não nos escandalizarmos da Cruz do Vosso Filho, que é Deus conosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – – R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.P.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que estas oferendas lavem os nossos pecados e nos santifiquem inteiramente para celebrarmos a Páscoa.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III– MR (p. 482)- Prefácio: A transfiguração do Senhor – MR (p. 188)
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Nós comungamos, Senhor Deus, no mistério da vossa glória, e nos empenhamos em render-vos graças, porque nos concedeis, ainda na terra, participar das coisas do céu.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL- MR (p. 521).
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2. Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.

Preparando a Partilha da Palavra
O Evangelho de hoje nos apresenta um dos momentos mais importantes da vida de Jesus. Trata-se da iluminação que ele recebeu sobre a realização de sua missão, que não se concretizará por meio do sucesso e do triunfo, mas sim por meio da humilhação e da derrota. A tentativa de Jesus, de fazer com que seus discípulos aceitassem este projeto do Pai termina em fracasso. Só depois de sua morte eles começaram a entender que só por intermédio do caminho da cruz será possível conquistar a vida. A transfiguração de Cristo nos revela que o caminho da glória passa pela cruz. Diante da Palavra de Deus, temos que tomar uma atitude. A transfiguração do Senhor na caminhada quaresmal nos conclama, como discípulos missionários, a contemplar nos rostos sofridos de nossos irmãos, o rosto de Cristo que nos chama a servi-lo neles; “Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo” (DAp) . A segunda leitura dá continuidade a este ensinamento do Evangelho e convida a enfrentar a morte, junto com Cristo. É um convite a discernir as verdadeiras e falsas lideranças das comunidades cristãs. Trata-se, naturalmente, de fazer morrer dentro de nós o egoísmo, a intolerância, a autossuficiência, tornando-nos parceiros inseparáveis de Cristo e construtores de uma nova sociedade. Isso dá esperança e firmeza à caminhada. A primeira leitura apresenta a figura de Abraão, como o homem que confiou em Deus e que, por causa desta sua fé, recebeu a promessa de uma terra e de uma numerosa descendência. Também os cristãos, que tiverem a coragem de confiar em Deus, poderão, sim, aos olhos dos homens, dar a impressão de fracassados, mas em verdade terão a vida eterna. Tornamo-nos aliados de Cristo quando lutamos por uma sociedade diferente, em que todos tenham acesso aos bens da vida prometida por Deus, como também os bens da natureza.

LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira: Cátedra de São Pedro* Ap, festa. 1Pd 5,1-4; Sl 22(23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R/. 1); Mt 16,13-19
3ª-feira:Is1,10.16-20; Sl 49(50),8-9. 16bc-17. 21.23 (R/. 23b); Mt 23,1-2
4ª-feira: Jr 18,18-20; Sl30(31),5-6. 14. 15-16 (R/. 17b); Mt 20,17-28
5ª-feira: Jr 17,5-10; Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R/.Sl 39 [40],5a); Lc 16,19-31
6ª-feira: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28; Sl 104(105),16-17.18-19. 20-21 (R/. 5a); Mt 21,33-43.45-46
Sábado: Mq 7,14-15.18-20; Sl102(103),1-2. 3-4. 9-10.11-12(R/. 8a); Lc 15,1-3.11-32
Segunda Semana do Saltério

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …