Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma

ARREPENDEI-VOS E MUDAI DE VIDA, POIS O SENHOR É BONDOSO E COMPASSIVO
 28 de fevereiro de 2016
TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO
A.: Meus irmãos, a Quaresma nos apresenta a oportunidade de revalorizar o sacramento da Reconciliação, pois somos pecadores e, por isso, necessitamos da misericórdia do Senhor. Iniciemos a Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. (Pausa) P.: Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Cristo, que quisestes ser levantado da terra, para atrair-nos a vós, tende piedade de nós.TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos submeteis ao julgamento da vossa cruz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos amados: as leituras de hoje nos ajudam a descobrir o rosto misericordioso do Pai. Ouçamos com atenção a Palavra que nos salva.
5. 1ª LEITURA (Ex3, 1-8ª. 13-15) – Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver porque a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou do meio da sarça, dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “ Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abrão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 7E o Senhor lhe disse: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor, por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos. 8aDesci para libertá-los das mãos dos egípcios, e fazê-los sair daquele país para uma terra boa e espaçosa, uma terra onde corre leite e mel”. 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’”. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ O que lhes devo responder?”14Deus disse a Moisés: “ Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel. ‘Eu sou’ enviou-me a vós”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração”. Palavra do Senhor.TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 102/103) – R.:O SENHOR É BONDOSO E COMPASSIVO. / 1.Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!/ 2. Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão./ 3. O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Quanto os céus por sobre a terra se elevam tanto é grande o seu amor aos que o temem.
7. 2ª LEITURA (1 Cor 10, 1-6.10-12) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
1Irmãos, não quero que ignoreis o seguinte: os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; 2todos foram batizados em Moisés, sob a nuvem e pelo mar; 3e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4e todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato, bebiam de um rochedo espiritual que os acompanhava – e esse rochedo era Cristo -. 5No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto. 6Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto. 10Não murmureis como alguns deles murmuraram, e, por isso, foram mortos pelo anjo exterminador. 12Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: GLÓRIA E LOUVOR A VÓS, Ó CRISTO. / 1. Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o Reino dos céus está perto.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 13, 1-9) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Caríssimos irmãos, dirijamos a Deus as nossas súplicas no esforço contínuo de conversão e, confiando em Sua misericórdia, digamos juntos: Escutai-nos, Senhor!
TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue demonstrando ao mundo inúmeros sinais de amor, de perdão e de reconciliação, superando divisões e buscando a unidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR!
2) Pelos dirigentes de todas as nações, para que, conscientes de suas responsabilidades, atuem sempre com honradez, integridade e amor à Verdade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR!
3) Pelos que estão em situação de pecado, para que jamais se esqueçam de que Cristo é um Deus misericordioso, e O busquem, com renovados bons propósitos, no Sacramento da Confissão, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que reconheçamos com humildade nossas culpas e busquemos o perdão de Deus por meio do Sacramento da Reconciliação, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI-NOS, SENHOR!
(Preces Espontâneas)
P: Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, que nos chamais todos ao arrependimento e à salvação, atendei-nos por Cristo Jesus, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.CEL.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus de bondade, concedei-nos por este sacrifício que, pedindo perdão de nossos pecados, saibamos perdoar a nossos semelhantes. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II– MR (p. 478) -Prefácio da Quaresma II – MR (p. 415)– Quaresma, tempo de conversão
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, tendo recebido o penhor do vosso mistério celeste, e já saciados na terra com o pão do céu, nós vos pedimos a graça de manifestar em nossa vida o que o sacramento realizou em nós.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2.Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.
Preparando a Partilha da Palavra
As leituras deste Terceiro Domingo da Quaresma estão marcadas por imagens fortes e muito significativas e, por isso mesmo, ganharão muito se forem aprofundadas. Na primeira leitura, tirada do Livro do Êxodo, o Senhor, antes de se declarar Aquele que é, que era e que será, não para si mesmo, mas sempre para o outro, deixa-se entrever em um arbusto que arde como o fogo, mas não se consome; na segunda leitura, tirada da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, ele se refere à pedra da qual jorrou água suficiente para matar a sede de todo um povo sequioso; no Evangelho, Jesus lembra uma figueira estéril há três anos, que, todavia, merece do viticultor uma oportunidade a mais para se resgatar. O que sugerem para nós, nesta quaresma, o arbusto incandescente, a pedra de onde jorra água abundante e a figueira estéril? Uma das grandes tentações da modernidade é o ateísmo, ou seja, uma crença às avessas de que Deus não existe e que tudo é fruto da necessidade ou do acaso. A respeito dessa tentação, vale lembrar o que o Concílio Vaticano II diz a respeito do ateísmo moderno, ou seja, que esse ateísmo é, muitas vezes, fruto do próprio testemunho dos cristãos que acreditam em um Deus que não é o Deus de Jesus Cristo, mas um Deus mercadológico, mágico ou infantil. A figueira, juntamente com os vinhedos e os trigais, era um dos ícones de Israel, uma árvore generosa e saborosa, que produzia frutos quase o ano todo. O que fazer então com uma figueira estéril? Por que não abatê-la e tirar proveito do precioso espaço mal ocupado com alguma árvore diferente e mais produtiva? Era o que pensava o dono da vinha onde a figueira estéril estava plantada, mas o vinhateiro que se afeiçoara à pobre figueira pensava diferente, ele queria para a figueira até então infecunda uma oportunidade a mais. Com um pouco mais de cuidado ela bem que poderia produzir mais frutos! A parábola contada por Jesus vai na mesma direção. A figueira era símbolo do povo eleito, um povo rebelde, mas que, mesmo assim, merecia mais uma oportunidade. O tempo estava se esgotando, mas para a misericórdia de Deus é sempre tempo de conversão. Esta é a lição da parábola da figueira estéril. O que vale para a figueira vale também para nós. Conversão é convite à vida. Mais do que anúncio de ameaças, é proclamação de uma boa nova. Jesus apela à conversão, anunciando a proximidade do Pai amoroso e misericordioso. E nós, como estamos nos preparando para a Páscoa? Estamos aproveitando para nos converter, diante da oportunidade que o Pai nos dá?
LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira:2Rs 5,1-15a; Sl 41(42),2.3; Sl 42(43),3.4 (R/. 41[42], 3); Lc 4,24-30
3ª-feira: Dn3,25.34-43; Sl 24(25),4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R/. 6a); Mt 18,21-35
4ª-feira: Dt4,1.5-9; Sl 147(147B),12-13. 15-16. 19-20 (R/. 12a); Mt 5,17-19
5ª-feira: Jr 7,23-28; Sl94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8); Lc 11,14-23
6ª-feira: CmFac de S. Casimiro.Os 14,2-10; Sl 80 (81),6c-8a.8bc-9.10-11ab.14.17 (R/. cf. 11.9a); Mc 12,28b-34
Sábado: Os 6,1-6; Sl 50 (51),3-4.18-19. 20-21ab (R/. cf. Os 6, 6); Lc 18,9-14
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …