Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Quaresma

4º Domingo da Quaresma

O PERDÃO, OFERECIDO SEM HUMILHAR,
TEM SABOR DE FESTA.

 6 de março de 2016 –
QUARTO DOMINGO DA QUARESMA – “LAETARE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO ou RÓSEO
A.: Irmãos, na vivência deste Ano da Misericórdia, nós devemos reconhecer que Deus é um Pai bondoso, que acolhe no abraço de Seu amor todos os filhos que voltam para Ele com ânimo arrependido, para cobri-los com as vestes da salvação e restituí-los à dignidade real de filhos de Deus. Iniciemos com alegria a Santa missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos amados: o perdão de Deus é expressão da Sua ternura de Pai. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
5. 1ª LEITURA (Js5, 9a. 10-12) – Leitura do Livro de Josué.
Naqueles dias, 9ao Senhor disse a Josué: “Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito”. 10Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó. 11No dia seguinte à Páscoa comeram dos produtos da terra, pães sem fermento e grãos tostados nesse mesmo dia. 12O maná cessou de cair no dia seguinte, quando comeram dos produtos da terra. Os israelitas não mais tiveram o maná. Naquele ano comeram dos frutos da terra de Canaã. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL (Do Salmo 33/34)
R.:PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR! /1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!/ 2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou. / 3. Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.
7. 2ª LEITURA (2 Cor 5, 17-21) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 17Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. 18E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. 20Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: LOUVOR E GLÓRIA A VÓS, SENHOR JESUS. / 1. Vou levantar-me e vou a meu Pai e lhe direi: Meu Pai, eu pequei contra o céu e contra ti.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 15, 1-3.11-32)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19ja não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos amados, apresentemos ao nosso Deus, rico em misericórdia, as nossas súplicas, na certeza de Seu amor para conosco. Digamos juntos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo nosso Arcebispo Dom Sergio da Rocha, pelos nossos Bispos auxiliares e pelos sacerdotes de nossa Arquidiocese, para que sejam os primeiros dispensadores da misericórdia divina, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelas autoridades do Poder Público, para que promovam a defesa dos cidadãos e dos seus direitos e zelem pela melhoria das condições de vida dos mais pobres, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todos os fiéis, para que, participando do sacramento da Reconciliação, se preparem para celebrar a Páscoa, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos imitar o gesto do Pai misericordioso, perdoando e acolhendo o irmão que nos ofendeu, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor nosso Deus, que abraçais os filhos que regressam e para eles preparais uma grande festa, fazei que todos os fiéis que Vos suplicam experimentem o Vosso perdão libertador. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.P.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer pela redenção do mundo os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. SOBRE A RECONCILIAÇÃO I – MR (p. 866) –
Prefácio da Quaresma I – Sentido espiritual da Quaresma – MR (p.414).
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2. Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.

Partilha da Palavra
Na liturgia de hoje ouvimos a mais sublime de todas as parábolas do Evangelho: a parábola do filho pródigo, que poderia ser bem mais intitulada por parábola do Pai misericordioso. Afinal de contas o filho mais novo não é o protagonista da narrativa e, sim, a bondade sem igual do pai. O povo de Israel não chegou à terra da liberdade sozinho, não se salvou por suas próprias forças, mas foi conduzido por Deus. Também o filho mais novo, de quem nos fala a parábola, não chegou à casa do Pai sozinho, mas foi conduzido pelo amor gratuito e sem limites do Pai. O apóstolo Paulo diz que quem está com Cristo é nova criatura, o que era velho se foi. Quem se converte e quer corrigir algum erro torna-se pessoa nova. É ato de sabedoria, e o perdão oferecido sem humilhar, tem sabor de festa. Deus é como aquele pai que, misericordioso e cheio de amor, fica feliz e faz festa quando vê o filho que sabe reconhecer o erro e tem coragem de voltar. O filho mais velho, que ficou magoado, representa os que se julgam “irrepreensíveis” (quem não merece sensura) por praticar os mandamentos (fariseus, mestres da lei). O filho mais novo são os marginalizados, os pecadores, os cobradores de impostos e os pagãos convertidos. O Evangelho de hoje mostra que Deus não quer julgar o pecador, quer simplesmente apertá-lo nos braços. Não importa o passado, e sim o futuro: o abraço acolhedor e amoroso do Pai para nós. Esta parábola nos lança um desafio: agir do jeito que Deus age. Por isso nos sentimos questionados: qual a imagem de Deus que eu vivo? A dos fariseus e dos mestres da lei, fiscal e vingativo ou é a do Deus de Jesus Cristo, misericordioso, que perdoa e faz festa quando o filho volta? Podemos nos sentir alegres e felizes por saber que Deus nos acolhe como filhos e filhas e nos perdoa, sempre que reconhecemos nossas faltas e voltamos a viver sua proposta de amor.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.:CmFac de Sta.Perpétua* e Sta.Felicidade*, Mts.Is 65, 17-21; Sl 29 (30), 2 e 4. 5-6.11.12a e 13b (R/. 2a); Jo 4, 43-54
Ter.:CmFac. deSão João de Deus, Rlg. Ez 47, 1-9.12; Sl 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8); Jo 5, 1-16
Qua.:CmFac. deSta. Francisca Romana, Rlg.Is 49, 8-15; Sl 144 (145), 8-9.13cd-14.17-18 (R/. 8a); Jo 5, 17-30
Qui.:Ex 32, 7-14; Sl 105 (106), 19- 20.21-22. 23 (R/. 4a); Jo 5, 31-47
Sex.: Sb 2, 1a.12-22; Sl 33 (34), 17-18. 19-20.21.23 (R/. 19a); Jo 7, 1-2.10.25-30
Sáb.: Jr 11, 18-20; Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R/. 2a); Jo 7, 40-53
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …